No dia 22 de abril de 2020, o 1º Esquadrão de Helicópteros Anti-Submarino (HS-1) realizou o primeiro voo com Óculos de Visão Noturna (OVN) sobre o mar. O voo foi dividido em duas etapas, esclarecimento de alvos de superfície e Operação Netuno, quando o voo acontece a baixa altura sobre o mar.
O voo, de São Pedro da Aldeia até a Ilha Rasa, marcou o início da segunda fase da preparação dos pilotos do HS-1 para o pouso noturno com OVN, a bordo do PHM Atlântico (A 140), ampliando os limites operacionais e a efetividade das missões.
O emprego do OVN trará um incremento nas operações embarcadas permitindo ao piloto realizar decolagens e pousos operativos com maior segurança, e à tripulação, durante as operações de busca e salvamento, localizar com mais facilidade náufragos ou embarcações em perigo.
Em voos de esclarecimento, significará um incremento na capacidade de identificação de navios inimigos e submarinos na cota periscópica.
FONTE e FOTOS: MB
Tem video Wiltgen ?
Infelizmente ainda não tenho, vou ver o que consigo…
Com respeito a todos esquadrões de helicópteros da Marinha do Brasil, mas a história do HS1 é apaixonante, desde as primeiras aeronaves antissubmarinas SH34J, transferidas da FAB para a Marinha por decreto no ano de 1965, os Guerreiros como são conhecidos por toda a Esquadra da Marinha vem riscando os livros de história da Aviação Naval onde demostra sua alta capacidade de resiliência e principalmente coragem de enfrentar o desconhecido, os novos meios, os novos sistemas e mais que tudo os desafios das novas tecnologias de Salvaguarda da Vida no Mar, da Guerra antissubmarinas e da defesa das riquezas de nosso País na imensidão da Amazônia Azul!!!
Primeiro? É isso mesmo?