No dia 19 de maio de 2020, o 1º Esquadrão de Helicópteros de Instrução (HI-1) materializou a histórica marca de 200.000 Horas de Voo alcançadas, sobrevoando a Região dos Lagos em voo de formatura.
O Esquadrão, com 58 anos de história, é responsável pela formação prática dos pilotos da Aviação Naval e grande parte destas horas foram destinadas à nobre arte da Instrução de Voo.
O Comandante da Força Aeronaval, CAlte Rohwer, em companhia do Comandante do Esquadrão HI-1, CF Marcelo Góes, liderou a Esquadrilha “Garça Cinza”, composta por quatro aeronaves do modelo Bell 206B Jet Ranger III (IH-6B) atingindo o feito em pleno voo por volta das 10h15 no fuso local.
Após o voo, houve o descerramento de uma placa, representando a importância da marca para o HI-1 e também para toda a Aviação Naval, uma vez que o Esquadrão é o “berço” da aviação em asas rotativas da Marinha do Brasil.
Como preparativo para a realização deste voo, seguindo os protocolos estabelecidos para a prevenção de contaminação das tripulações envolvidas, em função da pandemia mundial do COVID-19, além do uso de máscaras, todas as aeronaves foram esterilizadas pelos militares componentes da Unidade de Descontaminação Volante da Esquadra de São Pedro da Aldeia (UDVE-SPA).
Apesar da particular situação vivida, o Esquadrão HI-1 continua cumprindo sua missão de realizar a parte prática do Curso de Aperfeiçoamento em Aviação para Oficiais (CAAVO), visando a formação de mais uma turma de Aviadores Navais, bem como mantém a realização dos voos de adestramento, buscando manter a máxima prontidão operativa da Unidade Aérea, possibilitando ainda que as aeronaves IH-6B, eventualmente, sejam empregadas em tarefas de Emprego Geral, mediante demanda específica do Comando da Força Aeronaval.
NOTA DO EDITOR: Bravo Zulu HI-1!
Boa tarde amigo Guilherme voce sabe se o MD vai trocar tres caracal por 15 novos helicopteros esquilo
para o HI ?
Souto,
O que há no MD são trativas para reduzir um (1) H225M por Força (total 3).
A quantidade de H125 que caberia à MB ainda não foi definida e, se vier a ocorrer, não será somente para o HI-1, pois o Esquadrão não tem demanda para tudo isso de helicópteros.
Se esse estudo se concretizar, prioritariamente o HU-1 vai receber a maior parte dessas aeronaves.
Abs,