No dia 10 de janeiro de 2020, o 1º Esquadrão de Helicópteros de Esclarecimento e Ataque (HA-1), recebeu a terceira aeronave modernizada AH-11B WildLynx.
O N-4005 iniciará as fases de montagem e aceitação, para depois ser incorporado ao Setor Operativo.
A chegada de mais uma aeronave permite que o HA-1 dê prosseguimento ao processo de transição de pilotos para o novo modelo, que teve início em fevereiro de 2019, quando ocorreram os primeiros voos de tripulações brasileiras com as duas aeronaves recebidas, o N-4001 e o N-4004, no Brasil.
A aeronave AH-11B amplia a capacidade de esclarecimento e ataque de nossa Esquadra ao longo da Amazônia Azul, tendo em vista que a aeronave foi modernizada com novos motores CTS-800-4N, painel tipo Glass Cockpit compatível com Night Vision Goggles, novo sistema tático e de navegação, sistema de autodefesa que inclui lançadores de despistamento do inimigo, chaff e flare, além do novo equipamento de Medida de Apoio de Guerra Eletrônica e Radar Warning Receiver (MAGE-RWR).
FONTE E FOTOS: MB
Só acho que após o término da modernização das 8 aeronaves já em curso a MB vai ter que pensar e negociar com o governo a compra de Wild Lynx NOVOS adicionais não só pela futura entrada dos novos escoltas da classe Tamandaré como a maior necessidade deste tipo de aeronave decorrente da aquisição do PHM Atlântico.
Creio que com apenas 8 aeronaves, elas não serão suficientes para manter mobiliado o PHM-capitânea e todos os escoltas possíveis que podem operar esta aeronave, uma vez que dificilmente as 8 atuais aeronaves podem operar simultaneamente, sempre por limitações do material e de manutenção.
Seria interessante especular quantas novas aeronaves a MB realmente precisaria nos próximos 4 ou 5 anos para atender eficazmente a sua necessidade…
AmIgo Guilherme ainda faltam ser entregue dois AH-11B que estão na Inglaterrra?
alguma novidade sobre a entrega do UH-15B?
obrigado
abraçço.
Souto,
1)No total são 8 AH-11A modernizados para AH-11B, só foram entregues 3 “B”.
2)É esperado para o primeiro semestre a entrega do AH-15B.
Abs,