Por Guilherme Wiltgen
Com o propósito de prover os meios aéreos integrantes do sistema de armas das Fragatas Classe Niterói, foi criado em 15 de maio de 1978, o 1º Esquadrão de Helicópteros de Esclarecimento e Ataque Anti-Submarino (HA-1), e ativado em 17 de janeiro de 1979.
O Esquadrão inicialmente contou com nove aeronaves Westland Sea Lynx Mk21, designadas na Marinha do Brasil como SAH-11.
SAH-11 Lynx N-3028
Em 1995 as cinco aeronaves Mk21, remanescentes do lote inicial, foram enviadas para o fabricante afim de serem modernizadas para a versão Super Lynx Mk21A, passando a ser designado AH-11A Super Lynx.
Em virtude da aquisição pela MB de novos navios e da flexibilidade que o Lynx demonstrou em operação, o Esquadrão recebeu, a partir de 1997, uma missão mais abrangente e teve a sua designação alterada para 1º Esquadrão de Helicópteros de Esclarecimento e Ataque (HA-1), permanecendo assim até os dias atuais.
AH-11A Super Lynx
O HA-1 executa, preferencialmente, missões de esclarecimento e ataque a alvos de superfície (ASuW) utilizando o MAS Sea Skua e ataques vetorados a alvos submarinos (ASW), com torpedos e cargas de profundidade, podendo ainda ser empregado em diversas outras missões a bordo dos meios da Esquadra.
O HA-1 iniciou uma nova fase operativa com a dotação de suas aeronaves com imageadores térmicos STAR Safire III, que proporcionou aos seus “Linces” enxergarem além do alcance, tornando sua missão esclarecedora mais eficiente e segura, mantendo a aeronave fora do alcance de armas defensivas, e com o recebimento da metralhadora FN Herstal .50, ampliou a sua capacidade de auto-defesa e de patrulha armada, sendo amplamente utilizada nas diversas Operação Líbano.
No dia 03 de julho de 2014, a Marinha do Brasil e a AgustaWestland (hoje Leonardo Helicopters) anunciaram a assinatura do contrato para uma grande atualização de meia-vida em oito helicópteros Super Lynx Mk21A. O contrato, avaliado em mais de US$ 160 milhões (€117 milhões), inclui a substituição dos atuais motores pelo LHTEC CTS800-4N, os mesmos que equipam a mais nova versão da família Lynx, o AW159 Wildcat, do sistema navegação, inclusão do Full Glass Cockpit e os aviônicos de missão. As atividades de atualização tiveram início em meados de 2015 na fábrica da Leonardo Helicopters, em Yeovil.
O novo painel Full Glass Cockpit é totalmente compatível com o uso de OVN (Óculos de Visão Noturna) e complementado por um conjunto de avançados aviônicos, que compreende um processador tático, sistema de navegação baseado em satélite, TCAS, sistema de pouso por instrumento, RWR/ESM integrados, dispensers de contramedidas (Chaff/Flare) e um novo guincho de resgate (Hoist), acionado eletricamente.
A primeira aeronave modernizada realizou seu voo inaugural em 29/09/17 e no dia 26 de março ocorreu o primeiro voo de um piloto do Esquadrão na N-4001.
AH-11B WildLynx
Em 22 de janeiro de 2019, os dois primeiros helicópteros Super Lynx modernizados, o N-4001 e N-4004, chegaram às dependências do 1º Esquadrão de Helicópteros de Esclarecimento e Ataque (HA-1), onde receberam a denominação de AH-11B. No dia 10 de janeiro de 2020, o HA-1 recebeu a terceira aeronave modernizada (N-4005) e no dia 26 de janeiro de 2021 o quarto WildLynx (N-4003). Em maio de 2023, foi recebido o quinto helicóptero modernizado, o AH-11B N-4010.
Retorno ao voo com OVN
No dia 05 de abril de 2023, o Esquadrão HA-1 realizou com sucesso o primeiro voo assistido por Óculos de Visão Noturna (OVN) no Super Lynx Mk21B N-4004,
O voo marcou o início da 1ª Fase do Programa de Qualificação dos pilotos do HA-1 nesse tipo de voo, cujo objetivo final é o emprego embarcado das aeronaves WildLynx a partir das Fragatas Classe Tamandaré.
O voo foi realizado no aeródromo Tenente Jorge Henrique Möller (SBES), com circuitos de tráfego locais e manobras de solo para ambientação dos tripulantes. Na ocasião, um piloto instrutor do 1° Esquadrão de Helicópteros Antissubmarino (HS-1) iniciou o estágio de qualificação do primeiro piloto do HA-1. Ao término desta primeira fase, esse piloto será o responsável por difundir o conhecimento aos demais pilotos do Esquadrão HA-1.
O 1° Esquadrão de Helicópteros de Esclarecimento e Ataque (HA-1) conta com quatro aeronaves AH-11B WildLynx, tendo ainda a receber mais quatro helicópteros, quando passará então a operar com o inventário final de oito aeronaves modernizadas MK-21B.
Seu atual Comandante é o Capitão de Fragata Luiz Carlos Aguirre de Souza Filho.
Invenire Hostem et Delere
Nove anos para 4 helicópteros…padrão Brasil…
O Lince,sem dúvida, é o melhor helicóptero naval e espero que a MB possa aumentar o número.
O super lynx de matrícula N 4010 não foi entregue ano passado a marinha????
O único problema é que está lenta demais.
Passados 9 (nove!) anos do início da modernização de 8 helicópteros, ainda faltam ser recebidas 4 aeronaves!! Ao redor de uma a cada 2 anos!! Nesse ritmo, vamos levar mais 9 anos para receber as outras 4…seria cômico, se não fosse trágico!!
Vale cada centavo esta modernização destes excelentes helicópteros. Sem dúvidas um dos melhores meios que a MB possui atualmente.
O superlynx N 4010 não tinha sido entregue ano passado pra o esquadrão?????