Por Luiz Padilha
Nesta terça-feira 26/07 ocorreu na Base Aérea do Galeão (BAGL), o recebimento da nova aeronave estratégica da Força Aérea Brasileira, o KC-30 (FAB 2901). A aeronave, um Airbus A330-200, é o primeiro de dois adquiridos pela FAB, para que o 2º Esquadrão do 2º Grupo de Transporte (2º/2º GT), Esquadrão Corsário, volte a realizar reabastecimento em voo (REVO), transporte logístico e outras funções como ajuda humanitária e resgate de nacionais em outros países, algo que com o período em que passou sem ter uma aeronave com essas características, ficou impossibilitado de cumprir sua missão fim.
Com capacidade para 250 passageiros, 40.000 Kgs de carga em seus porões e uma autonomia de até 8 mil milhas náuticas, o KC-30 se torna a maior aeronave operada pela FAB.
O KC-30 (FAB 2901), voou para a Jordan Aricraft Maintenance na Jordânia, onde foi realizado o Check-C em tempo recorde, com a aeronave seguindo para Dublin na Irlanda, onde nas instalações da IAC – Aircraft Painting, recebeu a pintura com as cores da FAB.
Após receber a pintura da FAB, o KC-30 (FAB 2901) voou para os Estados Unidos para seu recebimento contratual.
A chegada ao Esquadrão Corsário (2º/2º GT)
Com a presença do Comandante da Aeronáutica, Tenente-Brigadeiro do Ar Carlos de Almeida Baptista Junior, oficiais da FAB e representantes da indústria aeronáutica, presentes a BAGL, O KC-30 (FAB 2901) foi recebido com muita festa, afinal, o Esquadrão Corsário se encontrava sem aeronave desde 2019 quando o Boeing 767 (FAB 2900), foi devolvido após o fim do contrato de leasing feito pela FAB.
A passagem baixa das aeronaves KC-390, C-130 Hércules, C-97 Brasília, C-99 e C-95 Bandeirante, dos Esquadrões 1°/1º GT, 1º/2º GT e 3º ETA, foi a entrada para a chegada da estrela da festa. O KC-30 pousou na pista 15, e fez o taxi em direção ao palanque para receber o batismo dos carros de combate a incêndio do Aeroporto Internacional do Galeão.
Durante a cerimônia, o comandante do Esquadrão Corsário, presenteou o Brigadeiro Baptista Jr com uma maquete do KC-30 que em seguida se dirigiu a aeronave para fazer o seu batismo.
O comandante da aeronáutica informou que no início de setembro, o esquadrão Corsário terá seus primeiros pilotos certificados para voar no KC-30. Atualmente, dois capitães que voavam no Grupo de Transporte Especial (GTE) da FAB, deverão ser os primeiros a obter a certificação, face os mesmos voarem aeronaves Airbus no GTE.
Os demais pilotos se encontram fazendo o curso de formação operacional na Universidade da Azul e deverão finalizar o curso até o fim do ano.
Conversão para o padrão MRTT
O contrato para a realização da conversão ao padrão MRTT, deverá ser assinado ainda este ano, e a aeronave FAB 2901 deverá seguir em 2024 para a Airbus em Getafe, na Espanha. Por ser lá o único local para essa conversão, e existir uma fila com outras aeronaves realizando serviços, a FAB está negociando um slot para poder iniciar a conversão ainda em 2024, com duração de aproximadamente 20 meses.
O segundo KC-30 (FAB 2902)
A segunda aeronave se encontra na França realizando o seu Check-C, devendo após a conclusão da revisão, seguir para a Irlanda onde receberá as cores da FAB, seguindo aos EUA antes de vir para o Brasil.
Gostaria de parabenizar o Padilha por mais essa dentre muitas coberturas já feitas. Excelente publicação, como sempre.
Obrigado por suas palavras.
Mais uma lacuna se fechando. Voltamos a ter REVO estratégico e uma anv capaz de realizar missões intercontinentais sem pernadas extras.
Se encher o tanque voa Rio X China non stop
top demais a cerimônia ! Parabéns Padilh, ótima cobertura
Ótima aquisição! Realizará, junto com a outra aeronave a ser recebida em breve, relevantes serviços ao Brasil.
Só duas correções: são 40 toneladas ou 40.000 kg, não 40.000 toneladas. É 1°/1° GT, não 2°/1° GT.
Esquadrão Corsário – 2º/2º GT
Flanker, obrigado pelas observações. A vista estava cansada ontem e não percebi. Já corrigidos os erros. Valeu!
Valeu, Padilha! Abraço.
“Com capacidade para 250 passageiros, 40.000 toneladas de carga em seus porões e uma autonomia de até 8 mil milhas náuticas, o KC-30 se torna a maior aeronave operada pela FAB.” Não seriam 40 toneladas?
Positivo. Corrigido
É 40 toneladas, o Padilha que se empolgou, muita emoção kkkkkk
Foi tanta informação ontem, onde tinha a que podia ser colocada e as que não podiam, que acabei me empolgando.