Getafe, Espanha, 20 de dezembro de 2024 – O governo espanhol assinou um contrato com a NATO Eurofighter and Tornado Management Agency (NETMA), sediada em Munique, Alemanha, para a aquisição de 25 aeronaves Eurofighter. Conhecido como programa Halcon II, o pedido cobrirá a entrega de 21 aeronaves Eurofighter de última geração de assento único e quatro de assento duplo para substituir parte da frota de F-18 operada pela Força Aérea e Espacial Espanhola.
O acordo, que segue um contrato anterior assinado em 2022 para um lote de 20 jatos de caça, verá a frota espanhola de Eurofighter crescer para 115 aeronaves. Com a primeira entrega prevista para 2030, essas novas aeronaves irão: impulsionar as capacidades e operações do poder aéreo da Espanha; reforçar sua posição de destaque no coração da OTAN e garantir a pegada industrial do programa.
“O Eurofighter é o jato de caça mais avançado e bem-sucedido da produção europeia e é a espinha dorsal da superioridade aérea europeia. É também um símbolo de cooperação industrial entre nações e empresas, um exemplo de como a Europa pode trabalhar em nosso atual contexto de defesa.
Somos gratos pela confiança do governo espanhol em nosso Eurofighter e na Airbus Defence and Space. Este pedido não é apenas um importante sinal de demanda e defesa, mas também garante a cadeia de suprimentos na Espanha e em toda a Europa”, disse Mike Schoellhorn, CEO da Airbus Defence and Space.
Todos os Eurofighters espanhóis são montados, testados e entregues na unidade da Airbus Getafe (Madri-Espanha) e sua pegada industrial se traduz em mais de 16.000 empregos diretos e indiretos somente na Espanha. As principais empresas nacionais de defesa e tecnologia estão envolvidas no processo de fabricação.A aquisição foi aprovada pelo Conselho de Ministros da Espanha em setembro de 2023 e inclui a aeronave, os motores e os serviços de suporte necessários.
A saga Halcon
Projetado para substituir a frota de F-18 do país, o programa Halcon significa uma atualização significativa das capacidades do poder aéreo da Espanha: um total de 45 (20+25) jatos Eurofighter encomendados desde 2022, equipados com aviônicos avançados, radar de varredura eletrônica (E-Scan), sistemas de armas aprimorados capazes de operar Brimstone III e Full Meteor, novos sensores e conectividade aprimorada. Eles se juntarão à atual frota de 70 aeronaves da Força Aérea Espanhola a partir de 2026.
Em serviço na Espanha desde 2003, a força aérea do país opera o Eurofighter nas bases aéreas de Morón (11ª Ala), perto de Sevilha, e Los Llanos (14ª Ala), Albacete. Gando (46ª Ala), nas Ilhas Canárias, em breve se tornará a próxima base operacional.
No total, o programa Eurofighter garante mais de 100.000 empregos na Europa, que serão impulsionados por aeronaves de última geração, bem como no futuro, por avanços tecnológicos dentro do desenvolvimento do Eurofighter.
Até o momento, mais de 700 Eurofighters foram encomendados por oito nações.
TRADUÇÃO E ADAPTAÇÃO: DAN