A ESG Elektroniksystem und Logistik recebeu um contrato do Bundeswehr (BAAINBw). O contrato é para a entrega de três sistemas de aeronaves autônomas (UAS) para as corvetas K130 da Marinha alemã.
Os sistemas estão sendo adquiridos como parte do projeto de ‘Reconhecimento e Identificação na Área de Operação Marítima (AImEG)’.
A plataforma, que é conhecida como Sea Falcon, fornecerá às corvetas K130 reconhecimento de imagem e capacidade de identificação no ambiente operacional marítimo.
Cada sistema de drones compreende dois UAVs Sea Falcon (Skeldar V-200), uma estação de controle de solo equipada na corveta de onde a aeronave será controlada, bem como os equipamentos necessários com ferramentas e peças sobressalentes.
O Sea Falcon é baseado no tipo Skeldar V-200 do fabricante sueco UMS Skeldar. Com peso máximo de decolagem de 235kg, tem autonomia de até cinco horas. O Sea Falcon é capaz de voar a uma velocidade máxima de 75knots e tem uma carga útil de 40kg.
O projeto AImEG terá a duração de quatro anos. Consiste em uma fase piloto e uma fase de produção em série. A fase piloto envolve o processo de desenvolvimento e certificação e verá o UAS se adaptar às necessidades das Forças Armadas alemãs.
Também inclui a entrega e integração de um UAS no navio, o treinamento do pessoal das Forças Armadas Alemãs e outros serviços logísticos.
A fase de produção em série verá o fornecimento dos dois UASs restantes. Um deles será integrado a uma corveta, enquanto o outro será usado para treinamento em terra.
A ESG disse que o serviço geral será fornecido em estreita cooperação com os parceiros industriais da empresa UMS Skeldar, NVL BV e CUONICS.
TRADUÇÃO E ADAPTAÇÃO: DAN