Por Roberto Valadares Caiafa
Originalmente contratado pela Força Aérea da Índia (Indian Air Force) e em desenvolvimento conjunto com o Defence Research and Development Organisation (DRDO), o ERJ-145 AEW&C daquela força foi clicado nesta segunda feira, antes das 17:00 horas, pelo fotógrafo aeronáutico Robert Dahler, que gentilmente autorizou a divulgação da imagem, nas cercanias da Base Aérea de Campo Grande, em Mato Grosso do Sul.
A aeronave indiana apresenta bastantes diferenças em relação a versão brasileira como montantes do radar de novo desenho com maior resistência, sistemas de autodefesa (flares/chaff, interferidores/rwr) bastante avançado e uma completa rede de antenas para atender uma moderna suíte de comunicaçãoes, elint/comint e outro sistemas desenvolvidos pelo DRDO. A aeronave também apresenta lança IFR (in flight refueling) montada sobre o teto do nariz e deslocada para a direita.
Com o prefixo do fabricante PT-ZNA, é razoável super que uma ampla bateria de testes de voo devem estar sendo realizados naquela região.
FONTE: T&D
O “NETRA” versão ERJ-145 AEW/C indiano sob especificação “DRDO” no padrão IOC, matricula “KW3556” está configurado com 2 radares SLARS, 1 primário e 1 secundário, sistemas C4A, SATCOM, GPS, EW, todos de origens indiana. Antes dele , a india já possuia 3 plataformas de AEW/C maiores, os IL-76 MD-90 russos equpados com sistemas israelenses ELW-2090 e entegues entre 2009 e 2011. É provável que os israelenses e indianos tenham desenvolvido em parceria os novos sistemas embarcados do “NETRA” e claro, só seriam instalados na India. Pose ser que alguns desses sistemas tenham sido instalados no Brasil pela divisão AEL gaúcha da ELBIT systems, mas somente ativados e operacionais na India.
Achei esta notícia bem estranha uma vez que o ERJ-145 AEW&C indiano usa o jato da Embraer como mera plataforma. O primeiro exemplar saiu direto de SP para ter sua mobília eletrônica instalada na India pela DARDO…
Achava até que o segundo exemplar já teria seguido para o comprador…
Se for realmente a segunda aeronave com sistemas dummys (sem os definitivos) que espécies de testes estará fazendo?
E é altamente improvável que os indianos tenham retornado com a primeira aeronave ou mandado os equipamentos definitivos deles para instalá-los no brasil…
MUITO estranho…
Com certeza não é a 1ª aeronave. Esta já foi faz tempo e se tivesse voltado ( muito improvável), jamais teria que ter prefixo nacional. Existem muitos testes os quais não se necessita necessariamente, que os sistemas finais indianos estejam instalados na aeronave. O certo é que ela está voando por aqui ainda.
Em outras palavras, existe a chance de não ser indiano???