Por Solly Boussidan
Fontes próximas à Embraer confirmaram ao Todos a Bordo que a empresa se prepara para realizar nas próximas semanas o primeiro voo-teste do KC-390, a principal aeronave militar em desenvolvimento pela fabricante brasileira de que se tem conhecimento.
De acordo com a fonte, a Embraer encontra-se praticamente pronta para a realização do voo, faltando apenas “poucos ajustes técnicos e alguns acertos de política e marketing”.
O Embraer KC-390 é uma aeronave de transporte tático desenvolvida para apresentar menor custo de uso e manutenção. A aeronave é capaz de realizar diversas missões, como transporte e lançamento de cargas e tropas, reabastecimento em voo, busca e resgate, além de combate a incêndios florestais.
O KC-390 pode ser utilizado também como reabastecedora aérea, utilizando dois tanques internos removíveis –o novo equipamento é capaz de reabastecer tanto helicópteros a baixas altitudes e velocidades, quanto caças de alto desempenho.
A pilotagem da aeronave é facilitada por um sistema aviônico integrado e controle de voo do tipo fly-by-wire, que reduz a carga de trabalho dos pilotos e aumenta a eficiência de missão.
O KC-390 é capaz de transportar até 26 toneladas de carga a uma velocidade de 470 nós (870 km/h), com capacidade de operar em pistas não pavimentadas.
Segundo o projeto, o avião militar poderá transportar diversos tipos de cargas: pallets (contêineres), veículos, helicópteros, tropas (até 80 soldados equipados), paraquedistas (até 66 paraquedistas equipados, que podem saltar tanto de portas laterais como da rampa de carga) e macas para evacuação aeromédica (até 74 macas padrão OTAN).
A pilotagem da aeronave é facilitada por um sistema aviônico integrado e controle de voo do tipo fly-by-wire, que reduz a carga de trabalho dos pilotos e aumenta a eficiência de missão.
O KC-390 é capaz de transportar até 26 toneladas de carga a uma velocidade de 470 nós (870 km/h), com capacidade de operar em pistas não pavimentadas.
Segundo o projeto, o avião militar poderá transportar diversos tipos de cargas: pallets (contêineres), veículos, helicópteros, tropas (até 80 soldados equipados), paraquedistas (até 66 paraquedistas equipados, que podem saltar tanto de portas laterais como da rampa de carga) e macas para evacuação aeromédica (até 74 macas padrão OTAN).
A primeira entrega do KC-390 está prevista para o segundo semestre de 2016, com 28 encomendas da FAB e outras 32 opções de compra dos governos de Argentina, Chile, Colômbia, Portugal e República Tcheca.
Confira aqui a ficha técnica do KC-390:
Fabricante: Embraer S.A.
Envergadura: 35,05 m
Comprimento: 35,20 m
Altura: 11,84 m
Velocidade máxima de cruzeiro: 470 nós (870 km/h)
Altitude máxima: 36.000 pés (11.000 m)
Alcance (c/ 23 toneladas de carga): 1.380 milhas náuticas (2.556 km)
FONTE: Blog Todos a bordo
Tenho uma dúvida: Quantos serão produzidos por ano?
Já li em algum lugar que a linha de produção só se mantem viável comercialmente com o mínimo de seis por ano.
Demorou!! Põe esta arara azul pra voar logo e vamos produzir as nossas 28 aeronaves logo. Nada como uma Força Aérea operando com satisfação um meio para servir de propaganda positiva. Vai logo!!!!
A importância deste projeto : avião a jato para decolar de pistas de terra, para mim o único que conheço. Torcemos para dar certo!
Estou nervoso com esta estoria.
Todos aguardamos por este momento que sem dúvidas será muitíssimo importante para nós brasileiros, isso porque se esse avião der certo teremos nas mãos uma mina e ouro.
Sds.
Que imponente avião. Esta foto dele com a rampa aberta está show, parabéns!!!
Essa imagem é digital, irmãozinho.