Por Guilherme Wiltgen
Uma imagem no stand da Embraer na KADEX, uma exposição de defesa realizada no início de outubro na Coreia do Sul, mostrou o E190 E2 “Special Missions”, que especula-se ser uma possível versão militar do bem sucedido jato regional civil.
Até o momento, a Embraer não fez nenhum anúncio sobre a variante “Special Missions” mas, baseado na imagem, e levando em conta que seja realmente uma versão militar, pode-se chegar a conclusão que a aeronave poderia ser empregada em missões como de Inteligência, Vigilância e Reconhecimento (ISR), Patrulha Marítima (MPA), Alerta Aéreo Antecipado (AEW), entre outras.
Há muito tempo era esperada uma versão militar da família E-Jet, principalmente uma versão MPA (Maritime Patrol Aircraft), com capacidade de ser armada com mísseis antinavio (AShM), para vigilância da Amazônia Azul, ou uma AEW&C de longo alcance.
Na imagem divulgada, não é possível identificar nada específico de missão, assim como não há cabides para armamentos ou sensores. Esses detalhes só serão revelados quando a Embraer fizer a apresentação oficial da nova versão.
Oferecer variantes militares de suas aeronaves civis não é exatamente algo novo para Embraer. Se voltarmos no tempo, o EMB-110 Bandeirante teve versões militares que estão em uso até os dias atuais na Força Aérea Brasileira (FAB), como EMB 111 Bandeirulha.
Mais recentemente, foi a vez do ERJ 145 ser militarizado e possuindo duas versões, a de AEW&C (Airborne Early Warning and Control) e a de sensoriamento remoto. A primeira também é utilizada pela Força Aérea da Índia.
Outra aeronave da Embraer que está ganhando uma versão militar é o Linage 1000, versão executiva do E190 de primeira geração.
O “Sea Sultan” é uma aeronave de patrulha marítima e de guerra antissubmarino, que está em desenvolvimento para a Marinha do Paquistão. Neste caso específico, o projeto não tem apoio da Embraer.
A família E-Jet E2 já está consolidada no mercado civil e a sua versão militar, provavelmente não será diferente.
Vai vender igual o kc 390.
Mas devem se mexer antes que alguem pegue o nicho
Na verdade esse nicho a Bombardier com a SAAB já domina, nós é que estamos entrando atrasado nele.
Tirando a Coreia do Sul, todp os países acima listados estão dando exemplo de como NÃO administrar suas economias, em aberta crise econômica, de segurança pública (imigração desenfreada e descontrole de fronteiras) e desindustrialização.
A Embraer esta com a faca e o queijo nas mãos e pode utilizar duas aeronaves suas como plataformas AEW&C , MPA e ISR. Muitos países que ainda operam o P-3 Orion em fim de carreira a começar pelo Brasil além da substituição futura dos E-99 .
Se nossos governantes tivessem a visão dos executivos da Embraer em pouco tempo seríamos uma potência
Certa vez comentei que se o Brasil fosse entregue, vazio, para países como Japão, Coreia do Sul, Israel, Suécia, em 10 anos, esses países seriam a maior potência comercial e industrial.
Não é exagero.
São países que, com muito pouco, conseguem desenvolver e produzir muito.
É incrível que em pleno, pessoas ainda insistam em uma visão de Brasil dos anos 80-90.
Está na hora de acordarem pra vida, o Brasil já é uma potência.
Falta só parte dos brasileiros darem o braço a torcer, e reconhecer.
E também parar de achar que sempre os outros países são melhores que a gente, o que é atualmente uma grande e fragorosa mentira.