Por Guilherme Wiltgen
A Embraer liberou as primeiras imagens da instalação da porta de carga dianteira em uma aeronave E190 que está sendo convertida de passageiro para carga, ou P2F (Passenger to Freight).
A conversão para cargueiro está sendo realizada nas instalações da Embraer no Brasil e incluem, além da porta de carga dianteira principal, o sistema de movimentação de carga, reforço do piso, barreira de carga rígida (RCB, na sigla em inglês) – barreira 9G com porta de acesso, sistema de detecção de fumaça de carga (compartimento de carga do convés principal classe E), alterações no Sistema de Gestão do Ar (arrefecimento, pressurização, etc), remoção de interior e provisões para transporte de materiais perigosos.
Segundo a Embraer divulgou, combinando os compartimentos de carga inferior e superior, a carga útil estrutural máxima é de 13.150 kg para o E190F e de 14.300 kg para o E195F.
A Embraer também informou que o programa de conversão está progredindo sem problemas e dentro do cronograma.
Essa solução seria sensacional para a FAB, para transportes no nível BR. 3 aviões desses, que pudessem ter essa porta de carga e uma configuração mista (entre carga e pax), praticamente resolveriam o problema de transporte que as FA precisam hoje (considerando os valores de operação, tipo de transporte, etc – e uma demanda de não-guerra). É a solução sob medida (para um esquadrão tipo 1/2 GT).. mas com os KC-390 (que custam muito mais caro para operar, e não tem esse tanto de componente girando com os operadores comerciais) certamente será muito mais caro.
Vai dar pra levar até carros passando por esta porta hein, bacana demais!!!
Aee sim…, é o caminho…
Transformar o E195E2 em um “mini mrtt” é uma solução p pequenas forças aéreas p aeronaves leves e médias.
Agora só falta instalar uma sonda p reabastecimento em voo.
Também existe uma ansiedade p q a Embraer poça fazer um E195E2 p patrulhamento e guerra naval, e substituir os velhos p3 orion, e ainda q seja transferido está função p a marinha, visto q a marinha tem o conhecimento dos seus meios navais espalhados no Oceano e a responsabilidade das embarcações no oceano e costa brasileiro, o ministro da defesa era do Tribunal de Contas e tem o ex- general Mourão no senado q poderiam agilizar esta mudança e tarefa, é a minha opinião.
Abraco