São Paulo – SP, 11 de junho de 2019 – A Embraer levará à 53ª edição do Paris Air Show Internacional, na França, o primeiro avião de transporte multimissão KC-390 de produção na configuração que será operada pela Força Aérea Brasileira (FAB).
A aeronave, de número 004, participará do principal evento da indústria aeronáutica deste ano, que acontece de 17 a 23 de junho, no aeroporto de Le Bourget, onde realizará demonstrações aéreas nos dois primeiros dias da feira. Em comum acordo com a FAB, o avião retornará ao Brasil após o evento para dar início ao processo de aceitação e entrega.
“A produção da primeira aeronave que será entregue à FAB marca uma importante mudança na dinâmica da Embraer no mercado”, disse Jackson Schneider, presidente e CEO da Embraer Defesa & Segurança. “O KC-390 é um avião multimissão que tem despertado grande interesse internacional e o Paris Air Show é o evento ideal para exibir a aeronave na configuração que será operada pela FAB, comprovando sua flexibilidade, desempenho e produtividade superiores”.
“A expectativa para a entrada em serviço é enorme pelo fato da aeronave ser um marco na aviação militar, onde sua modernidade trará uma implementação e aperfeiçoamento na doutrina de emprego desse vetor multimissão, contribuindo sobremaneira para o cumprimento da missão da FAB de controlar, defender e integrar”, concluiu o Tenente-Brigadeiro do Ar Antonio Carlos Moretti Bermudez, Comandante da Aeronáutica.
O Programa KC-390 já alcançou alguns marcos importantes, como o Certificado de Tipo da Agência de Aviação Civil (ANAC), do Brasil, e a produção da primeira aeronave de série, que realizou o primeiro voo em outubro de 2018. A campanha de testes em voo atualmente acumula mais de 2.200 horas de voo.
O KC-390 da Embraer é uma aeronave de transporte tático, desenvolvida para estabelecer novos padrões na sua categoria, apresentando ao mesmo tempo o menor custo do ciclo de vida do mercado. É capaz de realizar diversas missões, como transporte e lançamento de cargas e tropas, reabastecimento em voo, busca e salvamento e combate a incêndios florestais.
FONTE: Embraer
Alguém sabe se já fizeram aterrizagem em pistas semi preparada, ou já transportou algum helicóptero ?
PT-ZNX, o 4º e mais novo, voou a pouco tempo, já está em Paris.
Avião de características militares de última geração, ponto para FAB e Embraer. Só espero que a Boing não assuma o avião.
Faço votos que seja um sucesso de mercado e que alavanque as vendas e firme a EMBRAER Defesa, como industria nacional de produção aeronaves militares.
Pra uma aeronave de transporte(linda por acaso) esta cor fica bacana e ainda mais que ao transportar veículos pro EB fica quase que com uma cor do exército. 😉
Avião muito bonito. Já a pintura é de um gosto duvidoso.
É o que eu digo Cleiton se for pro Exército esta perfeito mas pra FAB poderia fazer nas cores padrão que é usado pelas forças aéreas do mundo onde já vi o cinza clássico até azul camuflado em pixel achei muito lindo e tinha um bom cometário de eficiência de camuflagem mas usar o verde, será que este avião vai rodar pelo chão amazônico pra precisar usar esta cor?