Por Rubens Filho
São contadas muitas estórias a respeito do simbolo da Alaska Airlines. Uma delas é que este rosto é do esquimó Chester Asakak Seveck, um pastor de renas que animava turistas que desembarcavam de voos da Wien Alaska Air, a primeira companhia aérea do Alaska.
Seja qual for a verdadeira estória deste simbolo, agora a Embraer faz parte da história da Alaska Airlines tendo realizado ontem, 02/06, a entrega do primeiro dos 7 jatos encomendados em Novembro de 2014 pela Sky West.
As quatro primeiras aeronaves serão entregues em 2015 e as três restantes em 2016.
Os novos jatos da Embraer serão operados a partir do inicio de Julho pela Sky West nas cores da Alaska Airlines, de acordo com um Contrato de Compra de Capacidade (Capacity Purchase Agreement – CPA) nas rotas Seattle/Tacoma a Milwaukee, Seattle/Tacoma a Oklahoma City, Seattle/Tacoma a Portland, St. Louis/Portland a Salt Lake City, Seattle/Tacoma a Ontario e Seattle/Tacoma a Salt Lake City.
A aeronave E175 está configurada com 76 assentos divididos em 12 na primeira classe e 64 na classe econômica, disponibilizando aos clientes itens que incluem acesso à Internet Wi-Fi, Streaming de entretenimento e tomadas de 110 volts em cada assento de primeira classe .
O serviço de bordo disponibilizará refeições quentes, pacotes de “picnic” para compra a bordo, além de cervejas e vinhos da região noroeste dos EUA.
Nas fotos, detalhe do estabilizador vertical com o símbolo da Alaska Airlines, e na outra foto o momento da decolagem de São José dos Campos para Manaus, primeira etapa do “ferry flight” da aeronave matricula N170SY serial 17000483.