São José dos Campos, SP, 30 de julho de 2019 – A Embraer (NYSE; ERJ; B3; EMBR3) entregou um total de 51 jatos no segundo trimestre de 2019 (2T19), dos quais 26 foram jatos comerciais e 25 foram jatos executivos (sendo 19 leves e 6 grandes). A carteira de pedidos firmes a entregar em 30 de junho totalizava USD 16,9 bilhões na comparação a USD 16,0 bilhões no fim do 1T19. O aumento no backlog da Embraer no 2T19 é devido, em grande parte, à demanda contínua do mercado, principalmente pela nova família de jatos Praetor na Aviação Executiva. Veja detalhes abaixo:
No segundo trimestre, a Embraer recebeu o Certificado de Tipo para o E195-E2 por parte de três órgãos regulatórios: a Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC), a Federal Aviation Administration (FAA) e a Agência Europeia para a Segurança da Aviação (European Aviation Safety Agency – EASA). O E195-E2 é a maior das três aeronaves que compõem a nova geração de aviões comerciais da Empresa, os E-Jets E2.
No início do 2T19, a Embraer assinou um pedido firme de 10 jatos E195-E2 com a Air Peace, maior companhia aérea da Nigéria. O contrato inclui direitos de compra para mais 20 jatos E195-E2. Com todos os direitos de compra sendo exercidos, o contrato tem valor de USD 2,12 bilhões.
Durante a 53ª edição do Paris Air Show International, a Embraer fez vários anúncios de vendas, conforme abaixo. Todos os valores são baseados nos atuais preços de lista da Companhia.
A United Airlines assinou um contrato para até 39 jatos E175 que inclui 20 pedidos firmes e 19 opções. O pedido tem um valor de US$ 1,9 bilhão com todas as opções sendo exercidas. A companhia aérea Binter, da Espanha, confirmou os direitos de compra de dois jatos E195-E2 adicionais previstos no contrato original firmado em 2018. A encomenda dos dois novos E195-E2 tem valor de USD 141,8 milhões.
A Embraer também anunciou a intenção de compra da KLM Cityhopper para até 35 jatos E195-E2, sendo 15 pedidos firmes com direitos de compra para outras 20 aeronaves do mesmo modelo. Essa intenção de compra, que ainda exige um Contrato de Compra, tem um valor de US$ 2,48 bilhões.
Durante o Paris Air Show, a Embraer anunciou a assinatura de um contrato com a japonesa Fuji Dream Airlines (FDA) para um pedido firme de dois jatos E175. O pedido tem valor estimado de US$ 97,2 milhões e já estava incluído na carteira de pedidos (backlog) da Embraer do 1T19 como “cliente não divulgado”.
No segmento de Aviação Executiva, a Embraer recebeu o Certificado de Tipo para o novo Praetor 600, da categoria supermédio, dos três principais órgãos regulatórios do mundo: a ANAC, a FAA e a EASA. O primeiro Praetor 600 foi entregue em junho para um cliente europeu não divulgado.
A Embraer Defesa & Segurança e a ELTA Systems Ltd (ELTA), subsidiária da Israel Aerospace Industries (IAI), assinaram no Paris Air Show um Acordo de Cooperação Estratégica para desenvolvimento do P600 AEW (Alerta Aéreo Antecipado). Nessa cooperação, a Embraer fornecerá a plataforma aérea, sistemas de solo, sistemas de comunicações e integração de aeronaves, enquanto a IAI-ELTA fornecerá o radar AEW, SIGINT (inteligência de sinais) e outros sistemas eletrônicos.
A Embraer Serviços & Suporte anunciou no Paris Air Show a assinatura com a Azul Linhas Aéreas Brasileiras S.A. de um contrato de longo prazo para um programa de suporte de peças reparáveis à nova frota de jatos E195-E2 da companhia aérea. A Companhia também anunciou acordos de manutenção e reposição de peças com a Helvetic Airways, da Suíça, e a Aurigny Air Services, da Ilha Guernsey. Durante o MRO Americas, no início de abril, a Embraer também fechou contratos de suporte com a Air Botswana, a espanhola Binter e a Mauritania Airlines.
FONTE: Embraer
Os 26 jatos comerciais não devem ser contabilizados para a Embraer e sim para a BOEING.