São José dos Campos, SP, 31 de outubro de 2019 – A Embraer (NYSE: ERJ; B3: EMBR3) entregou um total de 44 aviões no terceiro trimestre de 2019 (3T19), dos quais 17 foram jatos comerciais e 27 jatos executivos (sendo 15 leves e 12 grandes). A carteira de pedidos firmes a entregar em 30 de setembro totalizava US$ 16,2 bilhões.
No começo do terceiro trimestre, a Embraer assinou um contrato com a SkyWest para um pedido firme de sete jatos E175 configurados para 70 assentos. A SkyWest irá operar os aviões para a Delta. O pedido tem um valor de US$ 340 milhões, com base nos atuais preços de lista da Embraer, e já havia sido incluído na carteira de pedidos (backlog) da Companhia do 2T19 como “cliente não divulgado”. As entregas estão previstas para começar no quarto trimestre deste ano.
No 3T19, a Embraer também entregou o primeiro jato E195-E2, maior das três aeronaves da família E-Jets E2 de jatos comerciais, para a AerCap, maior companhia de arrendamento de aeronaves do mundo, e para a Azul Linhas Aéreas Brasileiras. A Azul é a operadora de lançamento global do E195-E2. A companhia aérea encomendou 51 aviões do mesmo modelo e receberá outras cinco unidades ainda em 2019.
No segmento de Aviação Executiva, a Embraer anunciou acordo de compra com a empresa norte-americana Flexjet, uma das líderes globais no mercado de transporte via jatos particulares. O negócio inclui uma frota de jatos Praetor 500, Praetor 600 e Phenom 300. O anúncio ocorreu durante a NBAA-BACE (National Business Aviation Association’s Business Aviation Conference and Exhibition), em Las Vegas, no estado de Nevada, nos EUA. Com valor de US$1,4 bilhão, conforme atuais preços de lista, o acordo foi incluído na carteira de pedidos (backlog) da Embraer do segundo trimestre de 2019.
Já o novo Praetor 500, da categoria de jatos executivos médios, recebeu a Certificação de Tipo de três autoridades reguladoras: a ANAC – Agência Nacional de Aviação Civil; a FAA – Federal Aviation Administration, e a EASA – European Union Aviation Safety Agency. A Embraer já recebeu pedidos para o Praetor 500, inclusive no Brasil. A Embraer entregou um Praetor 600 ao primeiro cliente brasileiro.
No segmento de Defesa & Segurança, o Governo de Portugal anunciou um pedido firme para cinco aviões de transporte aéreo multimissão KC-390, representando a entrada da aeronave no mercado internacional. O contrato, assinado nas instalações da Embraer em Évora, Portugal, também inclui suporte e serviços e um simulador de voo. A aquisição faz parte do processo de modernização das capacidades da Força Aérea Portuguesa para apoiar as operações das Forças Armadas de Portugal e aumentar a prontidão em missões de interesse público. As entregas estão programadas para começar em 2023. Este contrato será incluído na carteira de pedidos da Embraer do quarto trimestre de 2019.
A Embraer também entregou o primeiro KC-390 à Força Aérea Brasileira (FAB), na Base Aérea de Anápolis (GO), dando início aos preparativos para a entrada da aeronave em serviço na FAB, onde será operada pelo Primeiro Grupo de Transporte de Tropa (1° GTT). Treinamentos teóricos e práticos vem sendo conduzidos pela Embraer, junto às equipes da FAB, para o início das operações da aeronave.
Durante o 3T19, a Embraer Serviços & Suporte, por meio do portfólio de soluções TechCare, assinou um contrato de longo-prazo do Programa Pool de suporte e manutenção de componentes com a Hunnu Air, da Mongólia, para sua frota de jatos E190 recém-adquiridos por leasing. No período, a Horizon Air, subsidiária do Alaska Air Group, escolheu o centro de Serviços de Manutenção de Aeronaves da Embraer (EAMS, na sigla em inglês) em Nashville, nos Estados Unidos, como fornecedor exclusivo de manutenção pesada para a frota de 30 jatos E175 da companhia. O contrato, com duração de vários anos, inclui manutenção de fuselagem, modificações e serviços de reparo.
FONTE: Embraer
A Embraer foi uma perda irreparável para o país.
Essa empresa é um orgulho para o Brasil…digo era. Agora não é mais do Brasil.