• Nova solução tática de reabastecimento aéreo tem foco em ambientes sob disputa e na doutrina de emprego ágil em combate da Força Aérea Norte-Americana
• Inclui solução avançada com “boom” de reabastecimento e um sistema de missão para atender aos requisitos JADC2 (comando e controle conjunto para todos os domínios)
• Concentrada no reabastecimento tático distribuído e de elevado benefício-custo, para maior cobertura da área de missão
Arlington, Estados Unidos, 19 de setembro de 2022 — A Embraer S.A. e a L3Harris Technologies anunciaram hoje uma parceria para o desenvolvimento do “Agile Tanker”, uma opção de reabastecimento aéreo tático ágil para atender às diretrizes operacionais da Força Aérea dos Estados Unidos (USAF) e aos requisitos da Força Conjunta, especialmente para ambientes sob disputa.
As empresas assinaram um acordo para expandir as capacidades de reabastecimento do jato tático KC-390 Millennium, da Embraer. Os aprimoramentos incluem a integração de um sistema de reabastecimento conhecido como “flying boom”, além de sistemas de missão, para permitir localização distribuída e apoio a operações em áreas sob disputa, bem como comunicação resiliente atendendo aos requisitos JADC2 (comando e controle conjunto para todos os domínios, na tradução do inglês).
“Os estrategistas da Força Aérea dos Estados Unidos estabeleceram que a realização da visão de emprego ágil em combate (Agile Combat Employment) exigirá plataformas de reabastecimento otimizadas para apoiar uma abordagem desagregada de domínio aéreo em ambientes sob disputa”, disse Christopher E. Kubasik, Presidente e CEO da L3Harris. “A colaboração com a Embraer para desenvolver e integrar novas capacidades à aeronave multimissão KC-390 fornece uma solução econômica e de rápida implementação, que incorpora nossa reconhecida abordagem disruptiva.”
Os aprimoramentos complementarão as atuais capacidades de reabastecimento da aeronave, que incluem o sistema do tipo “sonda e cesto” de velocidade variável, a habilidade de receber combustível em voo, além de decolagem e pouso em pistas curtas e não-preparadas, permitindo uma maior cobertura da área de missão.
“Continuamos buscando parcerias significativas e estratégicas que gerem novos desenvolvimentos e ampliem o alcance de mercado do KC-390 Millennium”, disse Francisco Gomes Neto, Presidente e CEO da Embraer. “Nossa aeronave está chamando a atenção das forças aéreas em todo o mundo, e estamos particularmente entusiasmados com esta oportunidade de combinar a plataforma e os sistemas de última geração da Embraer com as soluções de missão da L3Harris para atender às diretrizes operacionais da Força Aérea dos Estados Unidos.”
As diretrizes operacionais da USAF são um mapa de referência para se desenvolver com sucesso as novas tecnologias, doutrinas e culturas que as Forças Aérea e Espacial devem possuir para deter e, se necessário, derrotar adversários atuais e futuros.
O KC-390 Millennium é veloz, versátil e pode ser rapidamente reconfigurado para executar uma série de missões com alto índice de confiabilidade. Ao combinar a experiência da L3Harris em integrar sistemas de missão com a avançada plataforma Embraer KC-390 Millennium, ambas as empresas estão preparadas para fornecer a próxima geração de aeronaves de reabastecimento ao Departamento de Defesa dos EUA e à USAF.
Para atender aos requisitos da legislação dos Estados Unidos (“Buy American Act”), as partes estão estudando a produção do programa “Agile Tanker” com montagem final nos Estados Unidos, seguida de modernização e preparação para a missão no centro de modificação da L3Harris em Waco, no Texas.
Só esclarecendo este é um caso de COOPTAÇÃO de um concorrente…
A L3Harris derrotou a EMBRAER e o Super Tucano usando um avião agrícola Air Tractor militarizado para o Special Operations Command (SOCOM).
Baseado na nova doutrina anunciada em março de 2022 pelo Secretário da Aeronáutica dos EUA de Operações Aéreas Ágeis e com sete preceitos necessários para a nova doutrina (visando o cenário de conflitos na região INDO-PACÍFICO) além de alterações da frota de reabastecedores ATUAL da USAF, foi descrita a necessidade FUTURA de uma aeronave NOVA de reabastecimento aéreo TÁTICO para apoio aproximado dos caças em área CONTESTADA.
NENHUMA das aeronaves TANKER atuais da USAF tem esta capacidade.
EM TESE soluções possíveis:
Aeronave Tanker stealth
ASA VOADORA (tripulada ou drone)
CAÇA TANKER (solução da US Navy com o F/A 18 Super Hornet FAT BUDDY)
Estas hipóteses são elencadas como alternativas a um futuro programa KC-Z a ser iniciado em 2026 ou 2028…
O que a L3Harris e a EMBRAER propõe é dotar HOJE a plataforma KC-390 de uma readequação de projeto visando oferecer em 1 ou 2 anos uma solução IMEDIATA para este problema que a USAF apenas começa a DELINEAR…
1) a aeronave deverá ser de missão exclusiva de REVO.
a) a necessidade de travamento do BOOM no cone da parte traseira da aeronave durante o trânsito de voo sem reabastecimento torna a porta traseira (e sua pesada configuração estrutural e de atuadores hidráulicos) para sua abertura incompatível e totalmente desnecessários para a missão da aeronave KX-Z.
b) portanto a porta traseira poderá/deverá ser eliminada e a estrutura da parte traseira poderá ser refeita tanto para DIMINUIÇÃO DE PESO da estrutura para uma fuselagem mais LEVE, AERODINÂMICA ou mesmo acrescentar algum espaço extra para capacitar mais combustível.
2) conforme as opções inicialmente estudadas das frotas reabastecedoras da USAF a previsão INICIAL da frota futura do KC-Z poderá ser de 150 a 226 aeronaves…
PROVAVELMENTE foi deste ESTUDO que um certo Presidente tirou que os EUA comprariam 150 KC-390…
ESPERO que como o Comando da FAB não está com a menor PRESSA de receber ou pagar pelos KC-390 que encomendou originalmente, uma das próximas aeronaves que estão na linha de produção seja disponibilizada para ser aprontada e enviada para os EUA rapidamente para ser utilizada para ser usada como protótipo da futura aeronave assim que a EMBRAER e a L3Harris definam seu reprojeto inicial para este MOU.
O futuro KC-Z será uma nova AERONAVE a ser OFERECIDA a USAF para avaliação, talvez venha a ser futuramente denominado K-L3(90)H da Harris/EMBRAER…
Grande sacada comercial e operacional.
Pelo que da entender pelo vídeo, o sistema anula a parte de cima da porta traseira de carga, deixando somente a rampa, onde na demonstração, desce o equipamento de reabastecimento para o solo e tornando-se um posto de reabastecimento “na chaoon”, acredito como uma base temporária tática – o posto Ipiranga!
O kit que deverá ser desenvolvido terá que repensar a forma de utilização da lança, pois quando adaptada ao KC-390 sua porta traseira ficará inutilizada, problema este não encontrado no A 330 – MRTT onde a carga é posicionada no avião lateralmente, ou nos aviões da Boeing de mesma categoria por exemplo.
Se encontrarem uma solução com um kit adaptável (torço por isso) será um golaço, pois somará mais esta capacidade ao avião.
Caso seja fixo, aí dependendo da posição da lança o avião poderá perder algumas capacidades, principalmente as de carga traseira.
Portugal e a Holanda podem se beneficiar dessa nova capacidade de reabastecimento por meio do Flying Boom, pois utilizam aeronaves (F-16 e F-35), que somente podem receber combustível dessa forma. Seria muito interessante se estiver também prevista a integração da capacidade de o KC-390 receber combustível de aeronaves que utilizam o Flying Boom.
É uma solução interessante não apenas para a USAF mas também para a FAB, pois os aviões ganham uma posição a mais de reabastecimento podendo também reabastecer aeronaves de forças aéreas amigas que usam o Flying Boom
Tendo em vistas o Kctão estar entrando em algumas forças da NATO se faz necessário que estejam aptos a matar a sede do Tio Sam em operações conjuntas.
Não só das aeronaves da USAF, mas das próprias aeronaves da NATO, que são reabastecidas pelo Flying Boom.
Expandir as capacidades de REVO do KC-390, tem por consequência abrir ainda mais o mercado para o avião da Embraer.