Por João José Oliveira
SÃO PAULO – A Embraer voltou a dizer nesta segunda-feira (15) que não possui elementos para se manifestar sobre a forma a ser adotada em uma eventual combinação de negócios e que não cabe à companhia comentar declarações públicas do governo, referindo-se às negociações de parceria em andamento com a concorrente americana Boeing.
O comunicado foi uma resposta da empresa à Comissão de Valores Mobiliários (CVM), que solicitou explicações sobre notícias veiculadas na sexta-feira (12), segundo as quais o ministro da Segurança Institucional, Sergio Etchegoyen, afirmou que o governo federal decidiu que não venderá o controle da Embraer à Boeing, mas defendeu uma parceria entre as duas companhias.
“Reiteramos que a companhia manterá seus acionistas e o mercado informados na medida em que o assunto em questão evolua”, disse a Embraer.
No fim da tarde de sexta-feira, o ministro da Defesa, Raul Jungmann, recebeu em seu gabinete, em Brasília, representantes da empresa Boeing para discutir parcerias com a Embraer.
Pelo lado da Boeing. estiveram presentes a presidente para América Latina, Donna Hrinak, os executivos Greg Smith, vice-presidente financeiro, Travis Sullivan, vice-presidente de cooperação estratégica, e Ray Conner, diretor comercial.
Além de Raul Jungmann, também participaram da reunião o comandante da Força Aérea Brasileira (FAB), brigadeiro Nivaldo Luiz Rossato, o secretário de produtos de defesa, Flávio Basílio, o secretário de economia e finanças da FAB, José Magno Araújo, e o diretor de economia e finanças da FAB, Heraldo Luiz Rodrigues.
No encontro, Jungmann se posicionou favoravelmente a uma parceria entre Boeing e Embraer, mas reiterou que o controle acionário da brasileira é uma questão de soberania nacional e não será transferido, nem irá à mesa de negociação entre as empresas.
FONTE: Valor Econômico
A Boeing não mudou o nome do C-17, só colocou Boieng na frente. Será como ela chamar o KC-390? Só vai ficar o C eu garanto. No pé que está a Embraer já se foi! Só falta varrer as Ações de Ouro para fora do pacote. O Meireles que era o todo poderoso da JBS antes de bater ponto para o excelentíssimo presidente tentou sozinho, queria receber o “bônus” só pra ele mas num deu. Vão ter que pagar mais caro e para mais gente, ofereceram pouco de bônus. Sabe como é a EMBRAER é o orgulho Nacional. E com Meirelles na jogada o cachê de lobby dele é mais caro, a lei é para alguns (“desafetos”), para os outros a interpretação e o sorteio que só cai no Gilmar. Ah! Se fosse petista, já tava condenado a 1 milhão de anos. Más de seu posto inimputável tudo pode e tudo é lícito. Embraer foi bom enquanto durou. Voltemos a soja e as batatas.
Perfeito. Só tem pateta em Brasília.
O papel do GF até este momento é impecável.
Isso se chama transparência, e deveria ser aplaudido por todos.
A pior situação que poderia existir nesse momento seria o silêncio do GF.
A Golden Share da Embraer está no site da empresa. Basta ler. O papel tem o mesmo valor das ações ordinárias com direito a voto em poder dos controladores .
O governo pode impedir a transferência de controle acionário. Pode impedir a venda. Se os Fundos venderem a participação ou as ações ordinárias para a Boing o que o governo vai fazer? Chorar?
Ações de bolsa são preferenciais no recebimento de dividendos. São papéis especulativos. Não dão direito a voto.
As tolices do Governo Federal fazendo reuniões com a FAB como se os marines estivessem desembarcando em Copacabana contribuem para aumentar a especulação das ações em bolsa. Pra baixo.
A Embraer e a Boing estão em silêncio. Nos EUA a compra da Embraer pela Boing é um fato. Os americanos sabem da Golden Share porque a Golden Share está no site da Embraer.
Logo…os sócios e controladores da Embraer estão avaliando a proposta da Boing.
Meirelles é contra qualquer Golden Share. Em qualquer empresa. Até na Vale.
Cafezinho, pão de queijo e paciência.
Sério que a Boeing esta em silêncio, então quem é que esta jogando essas várias especulações na mídia americana sobre o possível takeover da Embraer pela Boeing????????? Digo e repito se o governo vetar a Boeing não fica com a Embraer e isso é um fato, se fosse do jeito que você esta falando a Boeing sequer se reuniria com o governo brasileiro, simplesmente faria um oferta e pronto. O mais engraçado é que toda a imprensa américa esta dizendo que para o negócio melar basta o governo brasileiro vetar e você continua contando besteiras aqui
Seguindo seu raciocínio…então por que o governo brasileiro não vetou? Se não vetou quer saber as condições da proposta. Se segue fazendo reuniões…quer saber mais sobre a carta. E…vetar por que? Essas Golden Share nem existem mais no mundo civilizado. O último país a abolir esses papéis foi a França em 1985.
Café, pão na chapa e paciência. Se vender…vendeu.
Vetar o que se a Boeing não fez proposta nenhuma???????? Como é que se veta uma coisa que não existe??????? A única coisa que o governo fez foi avisar de antemão a Boeing que CASO ela fizesse uma proposta de takeover o governo vetaria, mas que estava aberto a parcerias, por isso que o governo recebeu o pessoal da Boeing na semana passada. Quanto a Golden share no mundo civilizado, ela não é necessária, o Trump não precisou dela para vetar a venda de duas empresas PRIVADAS americanas para fundos chineses, ele simplesmente alegou risco a segurança nacional e VETOU
Esteves está precisando se informar mais sobre mercado de ações antes de postar.
Ações em negociação na Bolsa podem ser preferenciais ou ordinárias. Por exemplo, Petr4 e Petr3, respectivamente, da Petrobrás. No caso da Embraer, as ações são todas ordinárias (Embr3), ou seja, tem direito a voto.
Calma gente ! Segundo informações de sites, esta reunião deu um banho de ” água fria ” na Boeing , ou seja, o governo não liberou o controle total da Embraer á Boeing . É aguardar os próximos capítulos …
Oi?!?! A maior preocupação é se as ações sobem ou descem nas bolsa de valores?! Então está explicado o motivo por defender este negócio.
Os únicos que tem que ficar preocupados com a subida ou descida das ações da Embraer na bolsa são os seus acionistas, como eu não sou acionista, tô pouco me lixando. Esteves se você é acionista da mesma, só lamento, mas quando você comprou ações dela já sabia de antemão que o governo tinha o poder de veto, portanto, assim como os outros acionista você não pode reclamar de nada
Tchau Embraer.
E assim como outras indústrias que não são vendidas acabam falindo, saudosa Engesa.
sabias palavras caro amigo , compactuo da mesma opinião do senhor …
As bobagens que Brasília tem declarado prejudicam muito mais.
Verdade! Aliás o GF é pródigo em atrapalhar e sacanear a EMBRAER!
Oi?!?! Só pode ser brincadeira, não é verdade?!?! kkkkkkkkkkkkk
Embraer é a segunda empresa que mais recebeu dinheiro do BNDES… Recebeu BEEEM mais que a Odebrecht, que é odiada por Deus e o resto mundo, enquanto a Embraer é idolatrada e é “orgulho nacionau”
Todo mundo sabe porque a Odebrecht é odiada por deus e o resto do mundo e te garanto que o dinheiro pego emprestado do BNDES é um dos últimos motivos para ela ser tão odiada. Quem aqui nunca passou por uma obra abandonada em sua cidade com o cartaz da Odebrecht na frente. O dinheiro sendo liberado e a obra não arrancava de jeito nenhum, ficava claro para todo mundo que aquele dinheiro estava sendo desviado e enquanto isso escolas, hospitais e creches ficando inacabados. Sem contar que a boquinha da Odebrecht era bem maior, além do BNDES, ela pegava dinheiro na Caixa, BB, de estatais ( onde ela superfaturava obras), de governos estaduais, municipais e do governo Federal.
Me importa pouco se a ação da Embraer sobe ou baixa, o que me importa e que a empresa não crie politicas que sejam prejudiciais a nação.
Brasil > resto
A falência não prejudica a nação, kkkk kkkk, a Engesa é um bom exemplo, cada pérola patriota, chega a me comover! Daqui a pouco começa as importações de papel higiênico.
A Golden Share impede a venda da empresa. O controle acionário é exercido pelos sócios que controlam o Conselho de Administração. Se Jungmann declarou o que está informado…então tudo que se diz sobre o Ministro parece ser verdade: o governo brasileiro não sabe o que fazer e declara tontices.
Hoje, do jeito que está, o governo não manda no Conselho de Administração da Embraer. Pode mandar no Conselho da Petrobras e de outras estatais.
Melhor esperar e segurar a boca do governo. Se as ações da Embraer despencarem na Bolsa a culpa será de
Brasília.
O ministro não disse tontice nenhuma, você que devia se informar mais antes de vir aqui escrever tontices, o ministro esta mandando um recado bem claro para a Boeing, parceria SIM, venda do controle NÃO. A Golden share permite que o governo vete qualquer tentativa de transferência de controle da Embraer sem o consentimento do mesmo
Pura viagem! Veja o que significa golden Share e porque Meirelles quer acabar com elas.