Nova Déli, Índia – 29 de agosto de 2023 – A Embraer concluiu o C-390 Millennium Day em Nova Déli, evento que reuniu as principais entidades públicas e privadas da indústria aeroespacial e de defesa da Índia. O C-390 Millennium Day apresentou um panorama sobre as estratégias da Embraer para apoiar as iniciativas “Make in India” e “Atmanirbhar Bharat” (Índia autossuficiente), lideradas pelo governo local.
“O evento foi uma ótima oportunidade para aprofundar a relação com os players da indústria local e fortalecer o C-390 Millennium no país”, afirma Bosco da Costa Junior, Presidente & CEO da Embraer Defesa & Segurança. “As conversas foram interessantes e abriram o caminho para construirmos uma proposta customizada para a Índia e a Força Aérea Indiana.”
No início deste ano, a Força Aérea Indiana solicitou um Request For Information (pedido de informação, em inglês) para uma nova frota de aviões de transporte médio (MTA). O pedido foi respondido pela Embraer, com a oferta do C-390 Millennium como plataforma de escolha.
O C-390 Millennium esteve em exposição na AeroIndia em fevereiro de 2023. O C-390 é a mais moderna aeronave de transporte tático militar de nova geração, e sua plataforma multimissão oferece mobilidade incomparável, aliando alta produtividade e flexibilidade de operação a baixos custos operacionais, o que é uma combinação imbatível.
O C-390 pode transportar mais carga (26 toneladas) em comparação com outras aeronaves militares de carga de médio porte e voa mais rápido (470 nós) e mais longe, sendo capaz de realizar uma ampla gama de missões como transporte e lançamento cargas e tropas, evacuação aeromédica, busca e resgate, combate a incêndios e missões humanitárias, operando em pistas temporárias ou não pavimentadas (ou seja, incluindo terra compactada, solo e cascalho).
Na versão de reabastecimento, a aeronave já comprovou sua capacidade de reabastecimento aéreo, assim como aeronave recebedora de combustível de outro KC-390 a partir de pods instalados sob as asas, sendo a única aeronave no mundo no segmento a realizar tal operação.
Desde a entrada em operação na FAB, em 2019, o C-390 comprovou sua capacidade, confiabilidade e desempenho. A atual frota de seis aeronaves, todas na versão de reabastecimento aéreo, denominada KC-390, já acumula mais de 9.500 horas de voo e números recentes mostram uma disponibilidade operacional de cerca de 80%, com taxa de conclusão de missão acima de 99%, demonstrando uma produtividade excepcional na categoria. O C-390 Millennium tem encomendas de Portugal e Hungria, ambos países membros da OTAN. A Holanda, também membro da OTAN, selecionou o C-390 Millennium em 2022.
A Embraer tem uma presença já estabelecida na Índia com cerca de 40 aeronaves, que operam em defesa, aviação comercial e aviação executiva.
FONTE: Embraer
Existe uma coisa chamada “tradicoes”, “culturas”… q o Brasil deveria ficar mais esperto com isso.
Qdo a Índia ofereceu os seus armamentos ao Brasil, penso q a marinha deveria ter comprado no minimo 10 mísseis anti navio Brahmos, como artilharia de costa anti navios, por causa da sua alta velocidade, e com características de ser montados no nosso país p ter a capacidade de conserva- lo por mais tempo, visto as reações químicas, prazo de validade da ogiva e o combustível propulsor, montaria em caminhões brasileiro.
se tivesse feito este tipo de negócio antes com a Índia, fortaleceria as relações entre Brasil e Índia, e ajudaria a nossa Marinha a ter mais meios de defesa, logo a Índia compraria os kc390 q todos desejam de imediato. Boas relações entre vizinhos e parceiros, no popular.
As tradições, costumes e culturas, os brasileiros devem ficar mais “espertos”, com os países do Brics e os q querem aderir.
Penso q o Brasil deveria ter oferecido primeiro o gripe E/F p a Índia antes da Suécia, se não fez “comeu bola”, visto q a Índia está renovando seus caças mais antigos.
Namaste
Abraco
Esta é uma das chaves do KC-390 no plano Internacional (junto com a Arábia Saudita) para consolidar o seu futuro no mercado aeronáutico MILITAR internacional…
Ambos os países, parceiro e futuro parceiro BRICS+, podem representar encomendas potenciais SOMADAS em mais de uma CENTENA de aeronaves!!!
Só a Índia pode chegar a 80 aeronaves!!!
Nada é mais prioritário no programa Millennium no momento…