São José dos Campos, 30 de dezembro de 2024 – A Embraer anunciou um pedido firme de um cliente não revelado para seis aeronaves de ataque leve e treinamento avançado A-29 Super Tucano. Esse pedido será incluído na carteira de encomendas do 4T24 e as entregas deverão ocorrer em 2026.
As aeronaves serão equipadas com capacidades aprimoradas para realizar missões como interdição aérea, apoio aéreo tático, patrulha marítima, ataque marítimo e outras operações de defesa territorial.
“É com grande satisfação que anunciamos novas vendas do A-29 Super Tucano, pois consideramos que essa aeronave é ideal para muitos países no mundo todo”, disse Bosco da Costa Junior, presidente e CEO da Embraer Defesa & Segurança. “O A-29 é líder mundial em sua categoria porque é uma aeronave extremamente avançada, confiável e com experiência comprovada”.
A aeronave multimissão A-29 Super Tucano oferece às forças aéreas estrangeiras para missões como reconhecimento armado, apoio aéreo tático, ataque leve e missões de treinamento avançado em uma única plataforma, o que aumenta exponencialmente a disponibilidade e a flexibilidade operacional da aeronave. Sua estrutura robusta permite que a aeronave opere em pistas não pavimentadas em ambientes austeros.
O A-29 Super Tucano é líder global em sua categoria, com mais de 290 unidades encomendadas, acumulando mais de 570.000 horas de voo, sendo 60.000 delas em combate. Em 2024, a Embraer anunciou novas vendas do Super Tucano para a Força Aérea Portuguesa (A-29N), Força Aérea Uruguaia e Força Aérea Paraguaia.
FONTE: Embraer
Parece ser um 2º lote p/ as Filipinas.
O Brasil produz um caça leve que é referência para o segmento. Porque não comprar unidades desse caça para substituir os veteranos A-4F Skyhawk da MB? Ao menos até haver recursos suficientes para a MB operar um caça moderno e bem armado. Aliás sem um Porta Aviões a única justificativa para manter a aviação de caça da MB e habilita-la para realizar ataques navais. E para isso o AT-29 é uma boa plataforma para treinamento, além da sua excelente capacidade para suporte aéreo as ações de fuzileiros navais ao longo da costa, águas internas, fronteiras e nas Ilhas oceânicas.
Chile
Acredito que seja para o mesmo cliente e algum país que já no opere o Super Tucano. Nigéria, Filipinas, Indonésia ou quem sabe o Líbano. Todos sao países que se encontram em áreas quentes. A Indonésia já opera uma certa quantidade mas teve muitas perdas. É uma candidata a usuária do KC390 e cliente da Embraer. As Filipinas estão começando a operar o Tucano e têm uma frota pequena para o porte das suas FFAA. Com a tensão no mar do Sul da China o KC390 surge como um meio multiplicador de forças. A Nigéria tem petróleo suficiente para pagar e problemas suficientes para comprar. É um país que está modernizando a sua Força Aérea. E o Líbano bem… Com todos os problemas que tem qualquer coisa que compre para a sua força aérea encontra justificativa. Tucanos para combater os milícias na fronteira com Israel e evitar o revide em seu território ou até Lara fazer frente a uma possível incursão de Jihadistas a partir da Líbia. Já os KC399 para fazer frente a ecatombe humanitária que se encontra a sua população. Nesse caso conta seria paga por um de seus aliados como Emirados Árabes ou Arábia Saudita.
Descobri…é para a Marinha do Brasil.
Esse trecho que informa sobre patrulha marítima que as aeronaves irão desempenhar já dão uma boa pista. Pode ser a África do Sul, porque já tem um tempo que ela tem interesse, sem falar que a patrulha marítima deles está na mão de antiquados Bader.
Novamente p/ um cliente não revelado, seria o mesmo dos 2 KC-390? Quanto tempo ficaremos nesse suspense hitchcockiano, rs?
Abraço e Feliz 2025 a todos.
Se for o mesmo, me parece mais provável ser um país africano ou asiático.
Se for o mesmo, me parece mais provável ser um país africano ou asiático.
Bom dia!
Esses pedidos do A-29 podem estar atreladas a notícia da capacidade ociosa da Sierra Nevada Corporation?
Se fosse o caso a venda seria via FMS e anunciada pelos EUA.