Ação integrada entre Força Aérea Brasileira (FAB) e Marinha do Brasil permitiu que dois brasileiros tripulantes do navio de pesquisa Ocean Stalwart, da República de Vanuatu, recebessem medicamentos por meio de lançamento aéreo.
No dia 31 de maio, o Comando do 4º Distrito Naval da Marinha do Brasil (Com4ºDN) recebeu a solicitação de evacuação aérea para dois tripulantes, Marcelo Maia Figueira, 46 anos, diabético, que apresentava hiperglicemia e necrose em um dos dedos do pé – quadro agravado pela falta de insulina a bordo –; e Gabriela Oliveira, 26 anos, que apresentava quadro de hipotensão, desidratação, desmaio e anemia. A embarcação encontrava-se a aproximadamente 1.740 km da cidade de São Luis (MA).
De imediato, o Com4ºDN disponibilizou um médico para orientar por telefone o enfermeiro a bordo, que conseguiu estabilizar o estado de saúde, dispensando, assim, a evacuação imediata dos pacientes. Entretanto, no dia 2 de junho, o agravamento do quadro de saúde do casal fez com que o SALVAMAR acionasse o SALVAERO para que a FAB realizasse o lançamento dos medicamentos ao mar.
Enquanto o Hospital Naval de Belém providenciava a medicação e os materiais médicos necessários, duas aeronaves da FAB foram engajadas na missão: um P-95B Bandeirulha do 3º/7º GAV, Esquadrão Netuno, e um C-95A Bandeirante do 1º ETA, Esquadrão Tracajá, ambos sediados na Base Aérea de Belém (BABE). O P-95B tinha a missão específica de localizar a embarcação e repassar as coordenadas à tripulação do C-95A, que faria o lançamento do fardo com os medicamentos.
No dia 3 de junho, nas primeiras horas do engajamento das aeronaves, o P-95B do Esquadrão Netuno localizou o alvo a aproximadamente 500 km de São Luis e lançou um marcador de mar que permitiu que a aeronave do Esquadrão Tracajá realizasse o lançamento dos medicamentos com precisão.
De posse dos remédios, a tripulação da embarcação conseguiu estabilizar novamente o quadro de saúde dos doentes, que seguiram até o Porto de Itaqui, às 15h do dia 4 de junho, onde receberam o aporte médico de emergência.
FONTE: I COMAR