Ladário (MS), 29/07/2015 – O ministro da Defesa, Jaques Wagner, deu entrevista sobre o projeto Gripen NG nesta quarta-feira (29), em Ladário (MS), ao participar das atividades da Operação Ágata 9. Wagner anunciou o fim das negociações com a Suécia para a assinatura do contrato do Gripen, após três dias de reuniões realizadas no Ministério da Defesa, em Brasília (DF).
“A solução foi boa para ambos os países. Vamos entrar em um mundo de tecnologia avançada. Dentro de dez a doze dias, vamos ratificar o contrato e teremos mais de 200 brasileiros indo a Suécia para treinamento”, afirmou o ministro.
Jaques Wagner explicou ainda que a taxa de juros, denominador comum entre os dois países, ficou em 2,19% (taxa CIRR). “O contrato já era bom prevendo oito anos e meio de carência e 25 anos para o pagamento”, salientou.
Wagner considerou natural o governo brasileiro ter insistido em reduzir a taxa de juros do contrato. “O Governo não poderia assinar em 2015 um contrato com a taxa de 2014”, disse o ministro referindo-se a queda das taxas de juros na Europa.
FONTE : Ascom
Bom ou ruim a coisa tem que andar de alguma forma.
Parabéns GF, bela aeronave de caça, fantástica, penso quando o satélite geoestacionário estiver operando, será uma ganho monstruoso para nosso setor de defesa e tecnologia, os navios e aeronaves e mesmo tropas se valerão muito de um sistema MUITO² mais eficaz de geo referência e radar. e através destes passos, terá então de seguir seu processo natural e esparramar sobre os outros ministérios, gerando emprego e com a expertise da tecnologia de ponta, melhorar a educação e a saúde.
O Topol tem razão, se a gente só sentar o pau e colocar o ódio partidário acima dos interesses da nação nos tornaremos pessoas rançosas e sem o mínimo de boas intenções para com o destino desse país… veja bem que não estou defendendo o governo, mas temos que ser honesto de admitir e comemorar quando fazem a coisa certa, caso contrário fica parecendo um anarco punk sentando o pau em tudo toda hora sem contra proposta producente, se mais pessoas adotassem essa linha de raciocínio as coisas poderiam melhorar.
Só para registrar, esse contrato não é em dólar! Mas em moeda sueca, o q torna o negócio MUITO melhor!
Sem dúvida o melhor tipo de contrato que já tive notícias…
Graças aos nossos apelos…
Sempre acreditei nas intenções do governo, o problema é que mesmo quando o governo acerta existe um terrorismo midiático jogando contra, não faria o menor sentido o governo desfazer essa parceria, agora o resultado nesta negociação valeu para o Brasil uma economia de pelo menos uns 500 milhões de dólares , ou seja, o preço de um submarino scorpene.
Parabéns ao governo federal por mais essa conquista, é muito bom ver a cara dos entreguistas neste momento.
São bem vindas as notícias. Espero que não haja tanta morosidade por crises e contenções orçamentárias. Os esquadrões devem logo ser montados e colocados em operação, para que o máximo aproveitamento e benefício deste aparelho de ponta seja alcançado, e não caia na absolecência por tal morosidade.
Prezado Padilha, que tal colocar uma materia sobre a custosa viagem do Vice Pres deste pais ao USA c comitiva e sua linda esposa as nossas custas e pior ainda, no FAB 1 ou 2, parado sob o sol em LONG ISLAND pra todos verem a zona q eh este pais….otimo exemplo do porque estamos na merla sob os auspicios dos comandantes da FAB TOUR. Isso sim eh um escandalo…..vamos la…..forca…..publiquem…..rsrsr Sds
Celso, nosso foco é Defesa e não política, apesar de em alguns momentos, sermos obrigados a abordar, ainda que de forma branda este assunto. O DAN não faz este tipo de jornalismo. Sugira à outras mídias que talvez se interessem.
Boa tarde Senhores!
Inicialmente que parabeniza o Brasil como nação! O governo federal poderia ser mais ágil, menos corrupto e falando uma brincadeirinha…menos corinthiano por quê nos faz sobre até os “45 do segundo tempo”, mas ainda assim também merece seus méritos.
Sou da mesma opinião do colega Topol, o contrato por suas características e as necessidade da FAB e quem sabe da MB, mostrarão que no fim das contas foi a melhor oferta a da SAAB.
Agora é reclinar a cadeira de balanço e tomar aquele chopp deliciosamente gelado que somente Sampa tem!
NOTA: Eu disse que Veja não tem credibilidade!
CM
Deixe-me ver se entendi bem……..a diferenca destas txs de juros de 2014 para 2015 serao abatidas durante o processo de antecipacoes contratuais e transferencia de tecnologia. Mas o q foi acertado mesmo eh q esta diferenca sera cobrada integralmente ao final das entregas das aeronaves, ou seja, la pelos anos de 2025, isso eh q foi acertado como gde negociacao destes Srs pra ficarem de cara limpa perante a opiniao ignarea deste pais…nossa….gde feito o deles ………algo como 1 bil de dolares……kkkkk….acho melhor vcs repensarem os seus cumprimentos a este ministro da defesa e ao min da fazenda…….por certo q o negocio ainda continua muito bom para o Brasil, mas dai a fazer propaganda enganosa e mentir sobre o real valor da coisa toda, nao da pra aguentar….precisa ser muito burro pra nao perceber a bomba q vai explodir daqui a 15 anos. Mas enfim, isso ja eh outra historia pra quem vier futuramente a presidir este pais. Sds
Excelente notícia, este ministro está, ao meu ver, se saindo muito bem.
Os “camaradas” quase quebram o Brasil e de “quebra” atrapalham um negócio vultuoso por terem dilapidado todo o lastro monetário do país e depois vão com o chapéu na mão pedir ” arrego”…Ainda bem que a transação estava tão adiantada que queira ou não, os suecos tiveram a sensatez de administrar. Até quando aturar este MD e GF ignóbeis para nação…
Bom Ministro, que continue nessa Linha.
Que baita susto nos deu viu.
A julgar pelas simples e objetivas explicações do ministro da defesa, fica claro entender o motivo da rejeição temporal do governo brasileiro em assinar o contrato e procurar alterar, em benefício de ambos os parceiros, cláusulas impeditivas do acordo.
Ora! é regra básica do mercado global que pagamentos efetuados em dólar obedeçam a taxa de flutuação do câmbio da moeda e da forma que os suecos queriam que o contrato efetivo fo fosse assinado, o governo brasileiro já tomava uma lapada bilionária. Justa a resistência e sábia decisão sueca. Já dizia o meu saudoso avô : “Para o negócio ser bom e se realizar, ambas as partes devem perder um pouco”.
…….. um bom acêrto de contas……agora manda a engenheirada a Suécia pra aprender a fazer avião de caça………
Quando o governo faz tudo errado temos o direito de cobrar, de nos aborrecer e de exigir as respostas… porém quando acertam, devemos parabenizar e nos orgulhar pelas vitórias conseguidas, e dessa vez foi um grande acerto que esse governo, apesar de tanta coisa errada, fez para o país… e já deixo claro que não sou petista nem tucano nem de partido nenhum, apenas sou sincero e honesto e desejo o bem desse país.
Isso é só o começo… os primeiros 21 Gripens serão construídos lá na Suécia, mas ao mesmo tempo estará sendo implantada a linha de produção no Brasil, ou seja, a coisa vai ficar INTERESSANTE, serão gerados muitos empregos especializados e quando as primeiras unidades desse caça começarem a sair da linha de produção nacional será um êxito tão grande que novos lotes serão encomendados e também a versão naval deverá ser adquirida, e aí sim é onde iremos dominar quase todos os níveis do processo de produção… isso sem contar com vendas externas que possam surgir nos próximos anos e serem fabricadas aqui também..
Esse processo será irreversível a partir de agora, até porque a FAB tem a necessidade de renovar toda a frota e já que haverá uma linha de montagem de um excelente caça que está entre os melhores do mundo sendo produzido no país, não importa o partido que entre no governo, nada poderá fazê-los desistir e voltar atrás e perder anos e anos de avanço e a padronização da frota com um vetor multirole bom e moderno.
Parabéns Brasil.
Vão erguer uma estrutura enorme por aqui só para montar 14 caças??? Calma Topol,só os 36 estão confirmados .
Prezado Fernando, a FAB necessita de 108 caças. Após os 36, um novo contrato será firmado em etapas e essa estrutura é vital para isso.
1) parabenizar o governo pelo acerto. Concordo, antes tarde do que nunca. Além da decisão de ontem, acredito sim que as partes da administração envolvidas escolheram a melhor alternativa no FX2.
2) Quanto a implantação da linha de produção no Brasil, com certeza será um salto imenso no país.
3) Quanto a encomenda de novos lotes pelo êxito do programa. Sim, pode até ser. Mas acredito que o que pesará na encomenda dos novos lotes será a pressão incansável da FAB pensando na parte estratégica de defesa. Até porque, continuando na linha que se vê hoje, o público civil mal saberá do êxito do programa.
4) Por fim, não se engane Topol, o governo vigente (seja qual for) pode sim atrapalhar/ atrasar o desenvolvimento aqui no Brasil. É cultural no Brasil cortar pelas pontas,,,e é no extremo mais externo da ponta que se encontra a defesa.
Mas enfim, que bom que saiu. Tomara que dê tudo certo. Não adianta tentar prever agora, pois se tratando de Brasil, tudo pode acontecer, inclusive dar tudo certo.