Por Guilherme Wiltgen
Aparentemente, o Egito pode estar interessado em aumentar o pacote de compras de equipamentos militares franceses, firmado em fevereiro, e dessa vez a beneficiada seria a Airbus Helicopters.
O objeto de desejo seria a versão naval do helicóptero NH90 pois, com a recente transferência da fragata FREMM ENS Tahya Misr (FFG 1001) na última terça-feira (23.06) em Lorient, a Marinha egípcia teria se mostrado interessada em adquirir o helicóptero da versão NFH (NATO Frigate Helicopter) para ser a aeronave orgânica da sua nova FREMM.
A variante NFH possui capacidade de guerra antissubmarino (ASW), equipado com um sonar de imersão FLASH da Thales, e antissuperfície (ASuW), operando organicamente a partir de navios de guerra em condições adversas de tempo.
Como um helicóptero naval embarcado, também pode executar outras missões como VERTREP, SAR, vigilância e controle marítimo, emprego geral, EVAM e operações especiais, incluindo a luta contra o terrorismo e anti-pirataria.
O NH90 possui capacidade de lançar mísseis anti-navio, torpedos (MU90) e sonobóias, podendo ainda ser configurado com um míssil anti-navio e um torpedo, simultaneamente.
FOTOS: Marine Nationale
…………Israel tem bombas atomicas………….o Egito não tem………
O NH-90 vem sendo uma desgraça de helicóptero. Já que eles têm grana, deveriam ir de Merlin, Seahawk ou mesmo Caracal ASW.
……se o Brasil pedir uma ajudinha pra China ela irá pedir os “olhos da cara” de juros………….
como ficar o equilíbrio de forças na região? já que o Egito teria uma vantagem sobre Israel ou eu tó errado?
E agora também estarão equipados com o Rafale, já Israel está obtendo o F-35A… Se tivermos novos conflitos na península do Sinai a coisa vai ser feia… mas ao mesmo tempo será bonita de se ver o combate entre esses dois caças !
Com um ”mecenas” , como a Arabia Saudita …….bancando tudo … assim e fácil … simplesmente ”pedir”
O Brasil também precisa só pedir para a China. Resta saber o que eles vão querer como contrapartida.
Pq a China iria ”pagar” por um produto estrangeiro … se ela própria pode oferecer coisa melhor ?… Type 52C por exemplo ( tem boatos do Type 52B tb ) … … mas ate ai .. coisa de mercado … uma ”troca” e bem vinda sim ( mesmo q por commodities …) nada absurdo nisso …bem diferente dessa relação Egito – Sauditas ……
………o Egito ta por cima da carne sêca….foi fazer suas compras na França que vende caro…….
Enquanto a marinha do Egito vai de FREMM a nossa MB do Brasil vai de nada.
Uma pergunta aos amigos, essa fragata pode operar com qualquer tipo de helicóptero Naval
Tipo Sea Hawk, EC 725 Cougar ou Super Lynx ?
Sim Gallito!
A FREMM opera com helicópetros de até 12Ton. (Seahawk, Super Lynx/Wildcat e H225M Super Cougar), ou seja, com qualquer um dos modelos utilizados atualmente pela MB.
Abs