Todos os 14 passageiros e tripulantes a bordo foram resgatados em segurança a partir de um bote salva-vidas, depois que o helicóptero realizou um pouso forçado no Mar do Norte, a 25 milhas da costa de Aberdeen, pouco depois de meio-dia desta quinta-feira.
Bond disse que tinha tomado a decisão de groundear todos os EC225 Super Puma por “razões de segurança”. Os helicópteros são usados para transportar os trabalhadores para instalações offshore.
O Diretor de Serviços Comerciais da Bond, Ashley Roy, disse que o piloto fez o pouso de emergência depois de que a luz de alerta do indicador de pressão do óleo acendeu.
“É um procedimento difícil e o piloto e co-piloto devem ser elogiados por suas habilidades em executar esse procedimento,” disse Roy. “Como resultado, 12 passageiros e dois tripulantes não se machucaram e foram capazes de retornar às suas famílias hoje.”
Dois helicópteros civis foram os primeiros a chegar ao local da queda da aeronave, sendo logo acompanhados por helicópteros da RAF, que partiram de Boulmer e Shetland e também das equipes de resgate a partir de Aberdeen e Peterhead.
Numa coletiva de imprensa em Aberdeen, Sr. Roy reconheceu que era o terceiro incidente envolvendo helicópteros da Bond nos últimos três anos. “No entanto, milhares de horas são voadas em helicópteros no mar a cada ano”, disse ele. “A Bond realiza mais de 40.000 horas de voo por ano.”
Incidentes como estes continuam sendo muito raros, mas servem como um lembrete austero dos perigos enfrentados pelos trabalhadores offshore, que são obrigados a usar helicópteros regularmente.
Depois de todos os envolvidos serem transferidos para terra, a prioridade será para as autoridades competentes de investigar as causas deste acidente e garantir a segurança das futura operações aéreas no Mar do Norte.
FONTE e FOTOS: STV
Comentários 1