O eixo de engrenagens cônicas verticais, que foi reprojetado pela Airbus Helicopters para as aeronaves EC225, foi certificado pela European Aviation Safety Agency (EASA), permitindo a sua produção e instalação em todos os helicópteros deste modelo em operação no mundo, bem como aqueles que estão sendo atualmente produzidos. Esta certificação também será seguida por outras agências internacionais.
A fabricação da engrenagem do eixo reprojetado está em andamento e vai permitir, a partir do segundo semestre de 2014, a sua implementação mundial tanto nas aeronaves que já estão em serviço, quanto nas que ainda estão em produção.
“A Airbus Helicopters priorizou o desenvolvimento deste novo eixo para o EC225. A certificação da EASA é um marco importante pois, proporciona ao nossos clientes voarem com a solução final”, disse Jean-Brice Dumont, vice-presidente executivo de Engenharia da Airbus Helicopters.
O novo projeto elimina todos os três fatores que, combinados, causaram duas inesperadas rupturas de eixo vertical. Este oferece resistência à corrosão, compensa o “stress” residual e elimina o “stress” nos pontos quentes.
Após dois pousos controlados do EC225 nas águas do Mar do Norte, ambos ocorridos em 2012, e a suspensão de voo de parte da frota do EC225, a Airbus Helicopters tomou medidas imediatas de precaução e prevenção, sendo implementadas com sucesso pelos operadores, levando na sequência o retorno completo do serviço.
Sendo a mais recente versão da família Super Puma, mais de 200 aeronaves dos modelos EC225/725 foram entregues a 35 operadores, que juntos acumulam mais de 350.000 horas de voo. Sob medida para os mais exigentes operadores, o EC225 é um helicóptero de emprego geral, da categoria de 11 ton., que integra todas as últimas inovações tecnológicas.
FONTE: Airbus Helicopters
TRADUÇÃO E ADAPTAÇÃO: DAN
Excelente notícia, as aeronaves no Brasil estão em plena operação, deve-se proceder a troca do equipamento o quanto antes, de fato conforme o tempo passa talvez e quem sabe novos ajustes talvez sejam necessários ,mas o interessante que tem comentarista por aí que andou lendo o que está na internet e está contestando o que já está homologado… ingiheiro de blog .
Tenhamos em mente uma coisa, se há essa notícia, é porque havia sim algum problema, a questão é que ninguém tinha bola de cristal pra saber dele lá em 2008/2009, muito menos de que todo o projeto do helicóptero não prestava (que era basicamente o que muitos alardeavam).
Fora isso, tanto projeto de nacionalização de parte da aeronave, o desenvolvimento de uma versão própria da MB, quanto o desenvolvimento de doutrina CSAR full mission (inédita na FAB, por exemplo) estão caminhando bem, com algum atraso, é verdade, mas está avançando, no futuro teremos condições de fazer avaliação do custo-benefício desse projeto. Até mais!!! 😉
Uma galera de um certo blog não deve ter gostado,rs.
Olhá só! Para um problema sem solução (segundo alguns) até que a solução veio bastante rapiada.
PS. essa primeira foto ta linda!
Pois é, e né que a “kombosa voadora” vai indo muito bem. Como bem disseram no outro tópico, nada como um dia após o outro.
Obrigado Carl-Carl!
FA
Mais uma excelente notícia!
Muito boa a imagem com “o antes e o depois”, mesmo leigos como eu, podem ter uma boa noção das modificações necessárias e que afinal não são tão grandes como muitos “profetas do apocalipse do Caracal” pregavam…