Por Guilherme Wiltgen
O Presidente Jair Bolsonaro, durante a sua live desta quinta-feira (28), anunciou a possibilidade da aquisição de duas aeronaves Airbus A330 para Força Aérea Brasileira (FAB).
Sem dar muitos detalhes, tanto do modelo correto da aeronave quanto a sua origem, o Presidente disse que as mesmas poderão ser adquiridas com valores obtidos pelos acordos de leniência da Operação Lava Jato, que giram em torno de R$ 500 milhões.
Trecho da Live do Presidente Bolsonaro sobre o A330 para a FAB.
A necessidade da FAB de possuir uma aeronave cargueira estratégica ficou mais nítida aos olhos da sociedade, durante a Operação Covid, quando já havia chegado ao fim o contrato de leasing do C-767 FAB2900, largamente empregado na Operação Acolhida e no final da Missão das Nações Unidas para a Estabilização do Haiti (MINUSTAH).
A primeira foi com a operação do Ministério da Defesa que empregou os dois aviões Embraer 190, da Presidência da República, para realizarem a repatriação de nacionais que se encontravam na China e que não conseguiam voos comerciais para retornar ao Brasil no início da pandemia em 2020.
Mais recentemente, a ausência de um avião cargueiro de grande porte ficou clara na Operação Covid, montada pelo Ministério da Defesa e a Força Aérea Brasileira, na crise de oxigênio em Manaus, quando foram transportados cilindros e evacuados pacientes para outros Estados.
A330 MRTT?
A probabilidade de ser adquirido o Airbus A330 MRTT (Multi Role Tanker Transport) é muito grande, ao invés de um A330 versão civil, tendo em vista que o MRTT também poderá desempenhar a função de Reabastecimento em Voo de longo alcance, complementando o KC-390 Millennium e aumentando significativamente o raio de ação do F-39E Gripen.
Em Maio de 2019, um KC-2 Voyager (A330 MRTT) da Royal Air Force (RAF), esteve em Brasília e foi apresentado à FAB, em uma iniciativa do Department for International Trade (DIT) e do Defense and Security Organization (DSO).
FOTOS: RAF
Dois ou três A330-MRTT seriam mais que ótimos para a operacionalidade da FAB como uma totalidade como força aérea…
Além da divergência óbvia do PREÇO deste tipo de aeronave (nova) e a baixíssima possibilidade de se comprá-las usadas de qualquer dos operadores originais como a RAF (que delas não abririam mão); entendo que a principal dificuldade na fala presidencial é a mais que provável IMPOSSIBILIDADE JURÍDICA de se destinar esta natureza de recursos (ainda sob forte questionamento jurídico) obtidos pelo, menos em parte, em acordos de leniência da Lava Jato em cortes dos EUA contra a Petrobrás e a Odebrecht sejam desviados para a aquisição de equipamento militar…
MESMO em relação as regras jurídicas brasileiras este tipo de transferência de aplicação de verba da esfera da área judicial para aquisição de meios militares, se não é impossível é muito difícil, para se falar de um mínimo…
Me parece que seria politicamente o caminho mais RÁPIDO para entrar em colisão direta com o novo governo Biden dos EUA.
Me parece mais uma fala de um presidente que tem se caracterizado com uma inteligência bem abaixo da média e com um conhecimento geral muito baixo sobre as regras jurídicas que governam as leis da atividade de governo.
Parece ser (como alguém antes especulou) algo que ele ouviu como UMA POSSIBILIDADE a ser estudada, não processou corretamente e falou na Live imprudentemente de maneira muito açodada. Uma pena…
Nenhuma novidade na atividade costumeira presidencial…
Gilberto,
Basta que o STF disponibilize os recursos. Uma canetada e o dinheiro vem, tal como já foi liberado pra saúde, educação e o combate a pandemia. Aliás, o próprio Ministério da Defesa já recebeu recursos da Lava Jato, que foram gastos em equipamentos e infraestrutura de uso militar… E a compra das aeronaves pode muito bem ser feita tendo como motivação a atual situação de emergência.
A seguir, se observar bem a fala do Presidente, verá que ele próprio encara a disponibilização de recursos para esta compra como possibilidade. Foi o que ele quis dizer com o “…estamos buscando uma maneira…”
Por fim, duvido que os americanos tenham muita coisa pra falar acerca de duas míseras aeronaves de transporte que se destinam a transportar bens em proveito da FAB, comprados com um dinheiro que é originalmente nosso…
Caro,
O próprio STF tem uma postura crítica em relação a estes recursos gerados pela Lava à Jato…
Acreditar que os americanos não iriam se importar é de uma inocência de dar dó…
Liberar recursos na canetada para gastos militares desta ordem é algo MUITO DIFÍCIL de acontecer, ainda mais no STF…
Suas afirmações simplesmente não condizem com o que ocorre na realidade.
interessante, a comparação entre os anúncios feito entre ambos os Presidentes, enquanto um fala na possível compra dos Airbus, o outro anunciava a compra dos Rafáles e como todos ficaram sabendo, por trás do tal anúncio, estava a comissão determinada. Boa noite à todos.
Com a vinda desses dois aviões e a aquisição de 28 Millenium os Hércules finalmente descansarão em paz. A primeira foto destaca o tamanho do porão de carga levando em consideração as dimensões das janelas e a área abaixo delas. Quem sabe ano que vem eles não desfilem junto com os F39 em Brasília no dia 7?
Por 500 milhões de REAIS não se compra 2 A330 MRTT nem aqui, nem em Júpiter!!
Compra sim, os usados saem bem em conta, os primeiros A330 MRTT da RAF entraram em operação em 2011.
No mais a Etihad vendeu 38 avioes do mesmo porte incluso 22 A330 por 1 Bi US$ a alguns meses.
Será que ele confundiu 500 milhões de reais com dólares, porque 500 milhões de reais não chega nem a 100 milhões de dólares, é obvio que não compra nem 1 A330MRTT por esse preço, essa compra deve ser paga de forma parcelada com prestações a perder de vista, duvido muito que se pague essa compra á vista
Imagino que seja um rolo qualquer que o presidente ouviu, não entendeu chongas, e depois anunciou do jeito que ele quis….estamos falando de alguém que deita e rola na piscina da pós verdade. Pode até ser que vão de fato ser comprados os aviões, ou podem ser só conjecturas que não deveriam ser comentadas agora…..vai saber. O que é certo é que é altamente irregular um presidente fazer esse tipo de anúncio assim, principalmente se estiver errado ou no momento errado da negociação.
Você é ótimo. Muito inteligente e competente. Na próxima votarei em você e nos jornalistas brasileiros.
É complicado, não se escreve o que ele fala, hoje em uma entrevista ele já disse que as aeronaves eram muito caras, 200 milhões cada e que ele estava vendo e que talvez compra-se apenas uma aeronave. No final o Guilherme fez muito bem e ter colocado SUPOSTA compra na matéria, vivendo no país que vivemos tem mais é que ser reticente com as coisas mesmo
Boa tarde a todos!
Uma compra já esperada para suprir uma necessidade da FAB e do Brasil, mas porque não três? Sou um inconformado?
Espero que não seja um anúncio de última hora de um Governo fragilizado. Como o anúncio de improviso e infeliz do Governo Lula, sobre aquisição dos Caças Rafales da França!!!
Fica aqui a minha esperança e de todos Brasileiros em querer vê a FAB nós Patamares das Grandes Nações!!!
Att.
Ramos,
Compra de oportunidade não dá para escolher a quantidade, é o que tem disponível pelo que podemos pagar.
Bem diferente do episódio do Rafale, o PR não falou que comprou e sim que está “buscando uma maneira de atender a Força Aérea com dois aviões de carga”.
Abs,
Olá Wiltgen,
Verdade!
Att.
No caso não foi compra de oportunidade (ainda), parece mais anúncio de oportunidade….e bem, isso pode atrapalhar bastante as negociações.
Não temos como afirmar isso nesse momento, pois as negociações já podem estar em curso, o que deve ser bem provável…
Ramos, de onde o sr. tirou essa de que “o governo está fragilizado”?
As pesquisas (inclusive as vinculadas a institutos hostis ao governo) dão conta de que o presidente tem amplo apoio popular e está com larga vantagem em relação a todos os eventuais oponentes.
Augusto, não sonha. Ninguém aqui queria isso, mas não dá para negar e fechar os olhos para o fato do capitão estar perdido, agindo por espasmo.
Na live do presidente ele explicou que a verba vai vim de dinheiro que foi desviado por corrupção e o governo conseguiu recuperar
Parabéns ao DAN por deixar claro que é uma POSSIBILIDADE ser o MRTT é que não tem nada confirmado ainda, diferente de vários meios que já cravam como certeza a compra desse modelo.
👍🏻🇧🇷
Daniel, assim como o DAN colocou de forma prudente como possibilidade, existe a possibilidade de a FAB deixar uma opção para uma terceira célula.
Máquina imponente e no estado da arte, provavelmente serão os dois da RAF, sendo que um deles até veio dar um rolê por estas bandas em 2019. A FAB agora estará muito bem servida e o Brasil como um todo tendo uma aeronave pra voos intercontinentais.
Imperativo.