Um UAV iraniano teria se aproximado em demasia de um grupo de porta-aviões dos EUA no Golfo Pérsico para filmar os navios em close-up em HD. As imagens foram compartilhadas pela agência de notícias semi-oficial de Teerã.
O clipe sem data, que foi lançado pela Guarda Revolucionária do Irã, mostrou um drone Ababail-3 decolando de um aeródromo iraniano com o acompanhamento musical de uma melodia bastante épica.
Sua audaciosa missão foi bem-sucedida, segundo a agência de notícias semi-oficial do Irã, a Tasnim, que informou sobre as fotos em close-up do porta-aviões do USS Dwight D. Eisenhower (CVN 69), aparentemente tomadas pelo UAV.
A filmagem foi gravada a uma distância tão pequena que os números nas asas dos aviões de reconhecimento E-2C e os caças F-18 no convés são facilmente distinguíveis. Os designers gráficos iranianos até legendaram algumas das aeronaves no vídeo.
A agência Tasnim insinuou que o sobrevoo do drone foi uma resposta aos EUA que designaram a Guarda Revolucionária como uma “organização terrorista” no início de abril. Foi a primeira vez que um total de militares estrangeiros foi colocado na lista negra por Washington.
O USS Dwight D. Eisenhower é o carro-chefe do Carrier Strike Group 10, que também inclui os cruzadores de mísseis guiados USS Monterey, USS San Jacinto e USS Vella Gulf. A ala aérea do porta-aviões de 333 metros de comprimento é composta por cerca de 90 aviões e helicópteros.
FONTE: RT
TRADUÇÃO E ADAPTAÇÃO: DAN
Trata-se de filme e fotos da última vez que o USS Dwight Eisenhower esteve por aquelas bandas, no segundo semestre de 2016 o que é confirmado pela presença de aeronaves E-2C a bordo que pertencem ao esquadrão VAW 123 com sua pintura característica do “radome”…anteriormente outro esquadrão estava a bordo.
.
E a Ala Aérea de um NAe não chega nem perto de 90 aeronaves…durante a guerra fria sim, mas, depois foi sendo reduzida gradativamente ate´cerca de 70 aeronaves hoje incluindo helicópteros que são repartidos com os navios de escolta.