Azul, Gol, Avianca e TAM estão na pesquisa Mais Valor Produzido (MVP), que analisa a interação das empresas com os seus diferentes públicos, de consumidores a funcionários.
Neste ano, as companhias áreas brasileiras vão ter um faturamento estagnado em relação a 2014, ou mesmo queda de receita, se a atividade econômica não der sinais de recuperação de crédito até julho, conforme reflete a Associação Nacional Brasileira das Empresas Áreas (Abear). Mesmo diante deste cenário, sem muitas expectativas, a Azul é a companhia de aviação que mais produziu valor tangível e intangível aos seus stakeholders. Os dados são da primeira edição do ranking MVP (Mais Valor Produzido) Brasil – Aviação, criado pela DOM Strategy Partners, consultoria 100% nacional focada em estratégia corporativa.
Além da Azul, que alcançou a nota 6,88, a listagem segue com a Gol em segundo lugar tendo a pontuação de 6,79; logo atrás vem a Avianca (6,78) e a TAM fechando o ranking com 5,58, respectivamente.
De acordo com Daniel Domeneghetti, autor da pesquisa e CEO da DOM Strategy Partners, o conceito da pesquisa é entender como o mercado se comunica e valoriza essa comunicação com os seus principais públicos diante do atual panorama de estagnação.
“Há uma convergência de fatores que nos aguçou para saber por quais caminhos apontam para o setor construir e manter, atualmente, a sua capacidade em gerar e proteger valor aos seus distintos públicos, ativos e os indicadores que reverberam em credibilidade, imagem positiva, sistema de gestão robusto e eficácia de seu motor competitivo”, explica o executivo.
Para chegar ao resultado final, o estudo avaliou ativos como Eficácia da Estratégia Corporativa, Resultados Gerados, Crescimento Evolutivo, Valor das Marcas, Qualidade de Relacionamento com Clientes, Governança Corporativa, Sustentabilidade, Gestão de Talentos, Cultura Corporativa, Inovação, Conhecimento, Grau de Transformação e Uso das Tecnologias Digitais, dentre outros.
Para viabilizar a pesquisa, a consultoria se apoiou na metodologia EVM (Enterprise Value Management), tática que defende a tese de que o valor produzido pelas empresas, tanto gerado, como protegido, seja este tangível ou intangível, é agregado (ou destruído) e materializado (quantificado) em função da percepção de valor apreendida e materializada pelos stakeholders.
A partir da premissa do conceito EVM, as companhias áreas passaram por uma avaliação de 0 a 10 em relação às suas performances nos ativos tangíveis e intangíveis, selecionados como direcionadores de geração e/ou proteção de valor pelas empresas. O levantamento e o resultado analítico também uniu uma série de interações, pesquisas e monitorias feitas pela DOM com os diferentes públicos das empresas mais relevantes dos setores.
A resposta sobre capacidade de cada empresa gerar e proteger valor para si e para esses públicos foi feita a partir da quantificação das quatro dimensões que definem o Valor Corporativo de uma companhia: Resultados, Reputação (definida como Credibilidade/Imagem), Competitividade e Riscos.
Aviação – Nota
Azul – 6,88
Gol – 6,79
Avianca – 6,78
TAM – 5,59
FONTE: IMAGE Comunicação
A Azul,merecida a posição pois da suporte ao cliente, satifeito com seus serviços.