Um piloto se ejetou e o outro conseguiu pousar o seu F/A-18C Hornet, do Marine Fighter Attack Squadron 251, no Twentynine Palms Strategic Expeditionary Landing Field (SELF), por volta das 18:15hs (hora local), após os dois caças terem colidido em voo durante um treinamento.
O piloto que se ejetou foi resgatado em segurança, e está em boas condições, sem grandes lesões relatadas, mas foi transferido para o hospital local como medida de precaução.
Aeronaves de resgate e de combate a incêndios, se deslocaram imediatamente para o local da queda.
O incidente está sob investigação.
FONTE: USMC
Claro acidentes acontecem! Isto mais do que qualquer subjetividade é um axioma sociológico. O que se debateu não foi nem o acidente, nem a morte do piloto. Servi na FAB e presenciei o resultado de acidentes por diversos tipos: Erro humano como o F5 na lagoa dos patos em Pelotas, desatualização como o que ocorreu commo A1 em Santa Catarina na rede de alta tensão, mas o que incomodou aqueles que ao contrário do que dizem aqui hoje não foi o acidente em si, mas o porque os equipamentos de localização da aeronave e do assento do piloto não funcionaram. Gostam de celeumas. Agora mesmo modernizado, no fino da bossa, eram aeronaves sexagenárias. Ah, pra finalizar o piloto americano passa bem e o nosso?
Nossos generais só pensam em seus uisques e champanhe, suas aposentadorias , e as pensões de suas filhas. Simples assim!
Flanker, se tu leu meu comentário inicial deu pra perceber que estava falando exatamente isso que tu comento, esse tipo de acidente pode acontecer em qualquer parte do mundo pelo alto grau de risco, foi isso que falei, outra coisa que falei também é que quando acontece esses acidentes aqui questionam nossos militares, mas quando acontece um fato semelhante em outro país aí é tratado como coisa normal, isso que falei! não desmereci ninguém e equipamento algum, só falei o quanto as pessoas babam os gringos e desmerecem nossas forças!
Meu Deus do céu!!! Como criam-se celeumas do nada!!! Acidentes com aeronaves de alta performance são algo plenamente normal e que pode acontecer a qualquer momento…….curvas de alta carga g, mergulhos e outras manobras, com o adicional de voarem em ala, torna a operação de aeronaves de combate uma das atividades de maior risco para o ser humano. Nesses treinamentos, comumente aeronaves e pilotos são levados ao extremo de suas capacidades. Logo, tanto o acidente com as aeronaves do USMC quanto com as aeronaves da MB, são algo que pode acontecer, em qualquer Força, de qualquer país, visto a natureza dessas operações….
Só um esclarecimento: o acidente com os caças da MB envolveu justamente as duas únicas aeronaves AF-1B já modernizadas e entregues, sendo o N-1001 o primeiro que havia sido entregue à MB (e foi esse o que retornou à BAenSPA, avariado, após o acidente) e o N-1011( que havia sido o protótipo do programa e entregue à MB pouco tempo sntes do acidente, sendo que foi essa a aeronave perdida, juntamente com seu piloto). Então, sobrou um AF-1 modernizado (nào foi divulgada a extensão das avarias sofridas pelo N-1001) e mais 4 AF-1 não modernizados que continuam operando no VF-1. As aeronaves restantes estào armazenadas (as que não serão modernizadas), além daquelas que foram enviadas para a Embraer onde aguardam o processo de modernização (processo este que está parado ou em ritmo extremamente lento).
Pablo não comparei nossos pilotos com os pilotos americanos jamais mencionei que nossos pilotos são mal treinados, o que comparei foi o maquinario, e as condições dadas aos pilotos americanos, o que os nossos não possuem e não recebem, foi como eu comentei antes NÃO adianta colocar um coração de 18 anos num corpo de 50 anos e achar que este corpo possue a mesma resistencia de um jovem e não comentei sobre politica comentei sobre os governantes pois querendo ou não são eles os responsaveis pela falta de equipamentos novos para nossos soldados, e não falo deste ou daquele pois foram todos que deixaram nossas forças armadas a Deus dara, quando é obrigação deles fornecer, eu responsabilizo todos eles pela perda do piloto.
Luiz, o caça perdido no acidente no dia 26/7 era o primeiro A-4 modernizado (segundo informações passadas ao pessoal do DAN), as aeronaves estavam em TREINAMENTO E NÃO EM TESTES, então me diga, como um caça modernizado e com equipamentos mais sofisticados (aviônica etc) pode ter mais risco de acidente?? outra coisa, não estamos falando de política e sim do acidente, a questão é somente o acidente!
Só quero uma resposta, apenas isso. Se os nossos aviadores navais são mal treinados por terem causado esse acidente os americanos que causaram a mesma colisão são o que??? Parem de comparar os americanos a deuses, se fossem tão perfeitos teriam evitado esse acidente.
Pablo esta me dizendo que foi o caça modernizado que se ascidentou, pelo que sei a marinha tinha modernizado somente um A4 os outros estão parados este caça foi entregue pela embraer em 2015 e estava em textes se for isto que estas me dizendo as chances de falha mecanica são maiores, a uma coisa é certa os caças mais modernos dão maiores chances ao piloto de sobreviver em caso de pane e ai eu pergunto nossos governantes estão oferecendo estas condições aos nossos pilotos de sobreviver em caso de ascidente e eu não estou falando deste ou daquele governo falo de todos o dia que nossos combatentes tiverem equipamentos realmente modernos eles surpreenderam já fazem loucura nestas velharias mas voce esta certo quando fala que não podemos desmerecer nossos militares, nossos combatentes são valorosos, quem não tem valor algum são os que comandão e não os que combatem.
outra coisa que esqueci de mencionar, quantas vezes tu já viu os americanos matarem civis em ataques aéreos? pra você ver que não é a maquina que controla o humano!
Luiz mais um motivo que tu me deu, se o equipamento deles é mais novo como podem ter ocasionado o acidente????? se é mais novo mais difícil de acontecer! outra coisa, o avião da MB era totalmente modernizado, então não era tão peça de museu como tu mencionou, a questão é o seguinte, esse acidente no EUA prova que o ser humano pode falhar, em qualquer situação com qualquer equipamento! Os militares americanos não são deuses, todos nós temos risco de errar.
Pablo calma la a diferenças sim nossos pilotos estão sendo tratados como lixo olha a diferença de maquinario nossos aviões são peças de museu e sem restauração ate agora só um A4 foi modernizado na minha cincera opnião aquele piloto foi asacinado pela falta de patriotismo de nossos governantes e são tão safados que colocaram a culpa no piloto jamais asumiram que foi a falta de investimento em equipamentos modernos e mais novos sei que a riscos sempre havera mas não podemos comparar um corpo velho com um coração novo, com um de corpo novo com um coração velho ambos sempre teram limitações que não poderam ser exigidas não é o caso de um corpo novo com tudo novo este sempre tera maiores chances de sobrevivencia.
kkkk ta igual com armas russas,nada la presta ou sao mal treinados,segundos os experts d plantao..qd do lado americano,foi falha de pilotos inexperientes…
Pois é Gian, é a única diferença, falaram que os pilotos da MB eram mal treinados, amadores etc, e agora isso ai é o que?? agora que são americanos não são amadores?
Caro Edson, estou calmo, só não fico desfazendo dos militares brasileiros, o que aconteceu entre os dois casos, no meu ponto de vista, foi quase a mesma coisa, mostra que o piloto, de qualquer parte do mundo pode cometer erros( ambos os casos não li nada a respeito de falha mecânica que justificasse o caso)
Acha que aqui não levam a sério?
Calma Pablo, isso é competência, era um treinamento quanto a acidentes, e eles levam isto muito a sério . . . . .
Pablo, A diferença é que ninguém morreu nesse.
A maioria criticou, injustamente, na minha opinião, não a colisão em si e sim o fato da aeronave e consequentemente o corpo
do piloto não terem sido encontrados.
Me desculpem o pessoal do DAN mas essa reportagem tem algo errado, esse acidente não é só no Brasil que acontece? Alguns meses atrás aconteceu o mesmo tipo de acidente, dois aviões da MB colidiram no ar, muitos falaram que somos piada pelo que aconteceu e agora é o que?
Agora eu quero ver o que vão falar, quero ver se alguém que criticou vai justificar.