No dia 18 de outubro de 2023, o Diretor-Geral do Departamento de Ciência e Tecnologia Aeroespacial (DCTA), Tenente-Brigadeiro do Ar Maurício Augusto Silveira de Medeiros visitou a fábrica da Helibras, na cidade de Itajubá-MG, sendo recebido pelo Head of Latam Region, Alberto Robles, e pelo Presidente da empresa, Alberto Duek.
Também estiveram presentes o Vice-Diretor do DCTA, Major-Brigadeiro do Ar Mauro Bellintani, o Presidente da Comissão Coordenadora do Programa Aeronave de Combate (COPAC), Major-Brigadeiro do Ar Antônio Luiz Godoy Soares Mioni Rodrigues, e o Chefe da Assessoria de Relações Institucionais do DCTA, Coronel Aviador Carlos Alberto de Sousa.
A visita teve início com uma apresentação institucional da Helibras, ocasião onde foram apresentadas as principais tecnologias adquiridas pelo Brasil por intermédio do Projeto H-XBR. Logo após, o grupo conheceu as instalações da empresa e as linhas de montagem das aeronaves H225M e H125, pertencentes aos Projetos H-XBR e TH-X.
Posteriormente, representantes do Comando da Aeronáutica e do Consórcio Helibras-Airbus Helicopters realizaram a assinatura do 6º Termo Aditivo ao Acordo de Compensação e Cooperação Industrial do Projeto H-XBR, o qual suporta o processo de transferência das tecnologias necessárias à produção da H-225M no Brasil.
“Além dos ganhos operacionais para as Forças Armadas, o H-XBR tem impulsionado a indústria aeroespacial brasileira, aumentando a capacidade técnica do Brasil na produção e manutenção de helicópteros civis e militares”, explicou o Presidente da COPAC.
Para o Diretor-Geral do DCTA, a Base Industrial de Defesa (BID) tem se mostrado cada vez mais importante no contexto da balança comercial brasileira, portanto, a relação com as Forças Armadas precisa ser constantemente fortalecida, somando esforços na mesma direção. “Agradeço à Helibras pela excelente recepção. Valorizo muito essas oportunidades de estreitamento de laços, pois nos proporcionam uma visão diferenciada do negócio e dos projetos. Juntos, continuaremos trabalhando em prol do desenvolvimento de soluções tecnológicas que impulsionem o avanço do nosso país”, concluiu o Tenente-Brigadeiro Medeiros.
FONTE: FAB