Por Ivan Plavetz
No próximo mês de maio, a brasileira Digex iniciará atividades de manutenção nas aeronaves de patrulha marítima Lockheed P-3AM da Força Aérea Brasileira. O contrato firmado no começo deste ano corresponde a um consorcio entre as empresas Airbus Military do Brasil, Airbus Defence & Space e Digex para fornecer suporte logístico em nove aeronaves modelo, cujo prazo de duração do contrato será de três anos.
A manutenção ocorrerá no hangar da Digex no município de São Jose dos Campos (SP), sendo que a companhia será responsável pela manutenção PDM (Program Depot Maintenance), programa anti-corrosão e modificações.
Atualmente a Digex também é responsável pela manutenção dos Lockheed C-130 Hercules e Learjet 35 da FAB.
A Digex é homologada para dar suporte, inclusive no estrangeiro, para aeronaves Airbus A318 / A319 / A320, Boeing 727 / 737 /757 /767, Bombardier Learjet / Challenger / Global Express e Lockheed C-130 Hercules.
FONTE:T&D
Bem quanto ao armamento tem esses dados da wikipédia que resumem muito bem embora os P-3AM da FAB não possam levar todo esse arsenal…
Até 9 toneladas de carga interna e externa podem ser combinadas com as seguintes opções:
*COMPARTIMENTO INTERNO*
8x torpedos mk46/50
8x cargas de profundidade mk 54
3x minas de 450 kg36/52
3x cargas de profundidade mk 57
2x cargas de profundidade mk 101
1x minas de 900 kg mk 25/39/55/56
24x Sonobóias
*SUPORTES EXTERNOS SEÇÃO CENTRAL 2+2*
2x AGM 84 Harpoon
2x AGM 65 Maverick
2x Torpedos Mk 46/50
2x Minas de 900 kg
*SUPORTES EXTERIORES 3+3*
Torpedos mk 46
Minas de 900 kg mk 25/39/55/56
Foguetes
Mísseis AGM 84 Harpoon
Com a utilização das sonobóias e informações e pistas repassadas por outras estações como submarinos, navios ou helicópteros com sonares de imersão com certeza o P-3 encontra de destrói qualquer modelo de submarino, pois tem excelente raio de ação e tempo de permanencia sobre o alvo.
Duas perguntas: qual a probabilidade de um P3AM localizar um subnuc em águas azuis? Qual o arsenal completo que o P3AM carrega incluindo torpedos e mísseis?
Esse contrato tem a ver com a substitução das asas do P-3Br? ou em outras questões fora as asas?
um abraço.
Alguem sabe mais alguma notícia sobre as asas? Vão ser trocadas mesmo?
Até onde eu sei, o trabalho é troca de longarinas e não a asa toda.
Padilha, estas longarinas nao sao aquelas mesmo q qdo o UP destas aeronaves la na GETAFE airbus, tiveram q ser trocadas qdo se constatou severas fissurans nas mesmas……..e ainda mais o UP dos motores tbm….esta questao ja nao havia sido resolvida la para trrs…..OK…..e qto as superficies planas da asa….estas tbm estao em voga para substituicao…enfim…..acho q para responder corretamente estas questiunculas, soh mesmo a FAB e seu setor de comunicaoes q alias eh quase devagar parando para exclarecer algo….Sds