A Direction générale de l’armement (DGA) recebeu o 4º helicóptero Airbus H160 FI (flotte intérimaire) nas instalações de Babcock, em Cannet des Maures, em 6 de setembro de 2023, após uma série de verificação. A aeronave será transportada para Lanvéoc pela Marinha nos próximos dias e se juntará aos três helicópteros já entregues.
Este é o quarto de seis helicópteros encomendadas à Airbus Helicopters, Babcock e Safran Helicopter Engine.
Os helicópteros H160 especialmente configurados para resgate marítimo serão gradualmente implantados no aeroporto de Cherbourg e nas Bases Aéreas Navais de Lanvéoc-Poulmic e Hyères, da Marinha Francesa.
O primeiro H160 entregue está sendo empregado no o alerta SAR do aeroporto de Maupertus, perto de Cherbourg, desde o final de julho.
Fabricados pela Airbus Helicopters com militarização adicional da Babcock, estes H160 estão equipados com guincho (Hoist), sistema optrônico Euroflir 410 da Safran Electronics & Défense e cabines modulares que permitem um layout otimizado para as missões AEM (l’action de l’Etat en mer). Eles também estão configurados para voar com óculos de visão noturna (OVN/NVG).
Esses helicópteros são mantidos em condições operacionais pela Babcock como parte de uma parceria com a Airbus Helicopters e a Safran Helicopter Engines. Esta parceria garantirá um elevado nível de disponibilidade das aeronaves, necessárias a permanente missão de salvamento marítimo nas costas Atlântica e Mediterrânea da França, bem como no Canal da Mancha e no Mar do Norte.
Um baita helicóptero que poderia substituir os atuais do EB. H160M.