Por Luiz Padilha
Criada em 2017 por profissionais oriundos de Programas de Demissão Voluntária (PDVs) de empresas nacionais, a DESAER é uma empresa 100% nacional, sediada na Incubaero da Fundação Casimiro Montenegro Filho -ITA, um dos institutos de tecnologia e desenvolvimento dentro das instalações do DCTA -Departamento de Ciência e Tecnologia Aeroespacial em São José dos Campos (SP).
Seus engenheiros identificaram a necessidade de se construir no Brasil, uma aeronave que viesse a substituir o conceitualmente ultrapassado EMB-110 Bandeirante, fabricado pela Embraer. Após identificar as necessidades do mercado privado e militar desta categoria de aeronave, a DESAER projetou a aeronave ATL-100 que terá seu lançamento oficial no próximo dia 17 de outubro em São José dos Campos – SP.
A aeronave foi concebida para atuar nos mercados abaixo:
- Mercado de Defesa (Carga, paraquedista, tropa equipada, pax, missão etc);
- Mercado de transporte regional de PAX e cargas, de curta distancia e de baixa frequência e densidade;
- Empresas de transporte logístico operacional entre localidades de baixa/média densidade de transporte cargas e
- Serviços Postais
Para atender aos clientes desses mercados, a aeronave terá como características básicas, a capacidade de transportar 21 passageiros, com MTOW de 19.000lbs, IFR, operar em pistas curtas e não pavimentadas, carregar e descarregar em pequenos aeródromos com pouca ou nenhuma capacidade de apoio em solo, de fácil manutenção e baixo custo operacional.
Uma das características marcantes desta nova aeronave está na sua rampa de carga, a qual permite ao ATL-100 receber até 3 pallets LD3 na versão fullcargo, versões quick-change para ambulância, evacuação humanitária e paraquedistas equipados, podendo também vir a ser equipado para realizar missões de patrulhamento, vigilância, inteligência e reconhecimento.
O ATL-100 será uma aeronave com trem de pouso fixo, 2 motores com 1.000SHP de potência cada um, painel totalmente digital com 3 telas de 14″ (Rockwell Collins é uma das empresas que concorrem ao sistema de aviônicos da aeronave), e quando pronta terá um alcance maior que 1.600km com carga de 2.500kg e sem carga, podendo chegar até 2.300km, com uma velocidade máxima aproximada de 430 km/h.
O conceito de construção é moderno e a capacidade de produção deverá ser rápida após o início de sua fabricação, pois com o parque aeronáutico da região, o índice de nacionalização deverá ser alto.
Comparativo de dimensões com outras aeronaves do mesmo segmento
Sem dúvida alguma, esta é uma boa notícia para a indústria aeronáutica brasileira, e esperamos que esse modelo possa servir/atender num futuro próximo tanto ao Exército Brasileiro, a Força Aérea Brasileira e a Marinha do Brasil.
Parabêns, atuo na AeroProject-Engineering, e estamos a disposição para ajudar em qualquer modificação de projetos e atualizações futuras.
Só uma opinião sobre este tipo de aeronave de trem de pouso fixo para a empresa DESAER…
Já que a aeronave vai ter aproximadamente uma velocidade de 430 Km e alcance com carga de 1.600 KM a resistência que estes três PNEUS farão será o maiores pontos de resistência aerodinâmica elevando o consumo de combustível.
NUNCA entendi o PORQUE nessa tipo de configuração de não se projetar uma carenagem aerodinâmica que funcione como um tipo de para-lama para as rodas (em terra e em pouso e decolagem) que em voo possa rotacionar para frente atuando como uma superfície aerodinâmica.
Ou mesmo um casulo integral fixo tipo gota arredondada como os Cessna 152 e 162….
Não sei se esta solução fixa teria algum problema de patente da empresa americana.
Com a solução móvel que proponho deveria-se escolher um material forte o suficiente para resistir ao esforço aerodinâmico de voo, diminuindo o consumo, mas frágil o suficiente para permitir um pouso seguro mesmo na eventualidade da peça não retornar a posição no pouso…
O sistema inclusive deveria ser fornecido como um opcional de mais baixo consumo.
Fica a sugestão.
Bom dia
Parabéns pelo projeto. Tenho certeza de que será um sucesso.
Caso precisem de Engenheiro de Processos, tenho 15 anos de experiência na Embraer. Também sai no PDV.
Obrigado
Também precisamos de uma iniciativa para aeronave de baixo custo para nossas escolas de aviação, hoje operando frotas com idade média de de 40 anos. Todo PLA da aviação comercial um dia foi PP manicaca…
Precisaremos de um governo não mercadista, que compre uma frota e repasse para os aeroclubes como feito no passado.
Caminhoneiros e Pilotos profissionais não dão em árvores e o CUSTO de formação desses profissionais não cobre o que se paga aos profissionais em atividade faz com que…
Quem quer seguir a profissão não tem recursos para se profissionalizar e quem tem recursos para isso procura outras profissões mais rentáveis e/ou menos desgastantes.
Tanto no modal aéreo como no rodoviário temos uma bomba de retardo ARMADA se o país tiver um novo ciclo de crescimento econômico…
Se não é uma copia é muito similar ao Cessna 408 Skycourier que deve ter estreia ano que vem e já tem pedido firme de 50 unidas.
Galera está meio dramática com esse acordo Embraer/Boeing…
O trem de pouso parece frágil para a operação de embarque e desembarque de cargas pesadas por trás. Espero que a FAB apoie o projeto!
Espero que possam entrar no mercado, e que o projeto não fique só no desenho. Cessna, Tecnam e outras empresas estão trabalhando em aeronaves com as mesmas caracteristicas para entrar no mercado em em 5 anos.
Meus parabens opas fundadores desta empresa que se inicia no brasil desjo a esta empresa sucesso em toada sua empreitada , so acho que deveriam mudar o nome do aviao , em vez de ATL 100 poderiam colocar DESAER 100 ; seria mais facil de reconhecer em meio a tantos outros concorrentes.
DESAER é o fabricante. Precisa ter um nome para a aeronave também, tal como com outras empresas e aeronaves.
ATL = Aeronave de Transporte Leve.
Padilha Boa noite! pode e esclarecer, a embraer defesa e segurança, foi vendida também, ou foi só a parte de aeronaves comercias?
Até onde se sabe a EDS não está no negócio.
Desejo sucesso para essa nova empresa, que o governo possa estimular seu crescimento e com certeza a Força aérea vai mesmo precisar de um substituto para os Bandeirantes e os Brasilias com certeza em alguns anos
Como eu sempre digo, em vez de chorar por Embraer (que por sinal eu fico feliz com a fusão do setor comercial) deveríamos estimular a criação de mais empresas aeronáuticas, antes de tudo devemos investir em pessoas, uma coisa esta colada na outra, isso sim faz diferença!
espero que de certo no brasil aparece uma empresa no final das contas ou é vendida ou deixa fechar. e falando em empresa de aviação o que aconteceu com a novaer e seus dois protótipos?
Boa pergunta.
Projetos congelados… ÓBVIO…
Pintou um governo brasileiro que não se interessa nesse tipo de assunto, empresas brasileiras é para se privatizar…
Quem sabe no ano que vem… Se os ventos de Brasília mudarem de direção. 🙂
Será que com este motores de 1.000SHP serão suficientes para operações nas regiões quentes e com peso elevado??? tenho minhas dúvidas. Mas, que venha.
Acredito que os motores venham a ser mais potentes quando o protótipo ficar pronto.
Fantástico ! Sucesso a empresa . Obs: Já que a Embraer está indo para os EUA , surge uma nova empresa nacional de aviação .
Precisamos de aeronaves de treinamento de baixo custo para repor nossos Cessninhas, Pipers, etc.
o M-28 não tem rampa traseira o que dá maior vantagem ao Projeto brasileiro.
O M-28 tem rampa traseira sim. Veja aqui: http://www.defesaaereanaval.com.br/wp-content/uploads/2017/04/PZL-Mielec-Sikorsky-M28-20.jpg
Pessoal da Desaer ė majoritariamente ex- Embraer, boa parte de aposentados ou que deixaram a empresa num programa de PDV.
Espero que o destino da empresa seja crescer e se tornar uma gigante de tecnologia no Brasil e no mundo.
Antes dessa sacanagem que estão fazendo com a Embraer,eu já dizia que o BRASIL necessitava de outras fabricantes de aeronaves,principalmente com produtos de propulsão turboélice ! Tomara que tudo de certo,e que venham outras !
Sucesso é o que desejo, pois será a única empresa nacional de aviação.
Nacional é a empresa sediada ,criada e administrada no Brasil e por brasileiros , não importando se suas ações ,estão totalmente em mãos de brasileiros ou não , e a EMBRAER foi , é , será sempre brasileira , mesmo que este governo entreguista abra mão da Golden Share , adiante tudo será revisto !
esse avião tem as características parecias com o sherpa??
Ah, então não fui o único que pensou nisso.
Achei a mesma coisa assim que pus os olhos.
Desejo sorte a essa nova empresa. Bom saber que ainda há técnicos e engenheiros que acreditam no Brasil.
Não. O Sherpa é de outra categoria.Ele é maior.
não pode ser usado esse ao invés do sherpa?
O problema é que o ATL-100 é um projeto e o Sherpa o EB já comprou. Mas nada impede que após os 10 anos de uso previstos para o Sherpa, o ATL-100 já esteja voando e venha a ser uma opção nacional para o Eb e as outras Forças.
Padilha
em relação ao E-2 hawkeye o ATL é maior também?
Pablo, o E-2 tem mais que o dobro do tamanho do Atl-100.
Sherpinha então…
Que nome dar ao novo animal de carga?
Tropeiro? Troper ? Tordilho?
Mula, Jumento ou Asno não cairia muito bem…
Búfalo já está tomado…
Parabéns a todos os profissionais envolvidos nesse projeto. Pra frente Brasil.
Que boa notícia, toda a sorte do mundo para os profissionais da Desaer e que seus produtos alcancem o sucesso de todas as formas.
O nicho de mercado aonde eles estão depositando as suas fichas é repleto de aeronaves que já estão entrando naquela espiral de substituição então pode ser uma bela opção obviamente se os custos de aquisição e operação forem condizentes, um auxílio governamental é muito bem vindo e quem sabe como diz na notícia as forças armadas não cheguem com algumas encomendas.
Sucesso.
Essa aeronave já existe: M28
Projetos parecidos com preços muito diferentes. A aposta é essa.