WASHINGTON, 21 de agosto de 2023 – O Departamento de Estado determinou a aprovação de uma possível FMS (Foreign Military Sale) ao governo da Polônia de helicópteros AH-64E Apache e equipamentos relacionados por um custo estimado de US$ 12,0 bilhões. A DSCA (Defense Security Cooperation Agency) entregou hoje a certificação necessária, notificando o Congresso sobre esta possível venda.
O Governo da Polônia solicitou a compra de noventa e seis (96) helicópteros de ataque Apache AH-64E; duzentos e dez (210) motores T700-GE 701D (192 instalados, 18 sobressalentes); noventa e sete (97) AN/ASQ-170 Modernized Target Acquisition and Designation Sight/AN/AAR-11 Modernized Pilot Night Vision Sensors (M-TADS/PNVS) sendo 96 instalados e 1 sobressalente; trinta e sete (37) AN/APG-78 Fire Control Radars (FCR) Mast Mounted Assembly (MMA) sendo 36 instalados e 1 sobressalente; trinta e sete (37) Unidades Eletrônicas de Radar de Controle de Tiro Longbow (FCR) (REU), (36 instaladas e 1 sobressalente); noventa e seis (96) AN/APR-48B Modernized Radar Frequency Interferometers (MRFI); cento e dois (102) AN/AAR-57 Common Missile Warning Systems (CMWS) (96 instalados e 6 sobressalentes); duzentos e quatro (204) AN/ARC-231A, com transmissores receptores RT-1987, Rádios de frequência VHF/UHF (192 instalados e 12 sobressalentes); mil oitocentos e quarenta e quatro (1.844) mísseis Hellfire AGM-114R2; noventa e seis (96) M36E8 Hellfire Captive Air Training Missiles (CATM); quatrocentos e sessenta (460) Mísseis AGM-179A Joint Air-to-Ground Missiles (JAGM); quinhentos e oito (508) mísseis Stinger 92K Block I; e sete mil seiscentos e cinquenta (7.650) WGU-59/B Advanced Precision Kill Weapon System II (APKWS-II) Guidance Sections (GS). Também estão incluídos conjuntos de Radar Signal Detecting Sets; Laser Detecting Sets; Identification Friend or Foe (IFF) transponders; Improved Data Modems; Small Tactical Terminals; Improved Countermeasure Dispensing Systems (ICMD); Automatic Direction Finders; Doppler Radar Velocity Sensors; Radar Altimeter Common Cores (RACC); Tactical Air Navigation Set (TACAN); Global Positioning System (GPS) receivers; Simple Key Loader; Advanced Weapon System Automatic Machine Guns; dispositivos de treinamento; sistemas de comunicação; capacetes; simuladores; geradores; equipamento de sobrevivência da tripulação; equipamentos de transporte e organização; peças sobressalentes e de reparação; equipamento de apoio; ferramentas e equipamentos de teste; dados técnicos e publicações; treinamento de pessoal e equipamentos de treinamento; Assistência técnica do governo dos Estados Unidos e de prestadores de serviços; serviços de apoio técnico e logístico; e outros elementos relacionados do programa e apoio logístico. O custo total estimado é de US$ 12 bilhões.
Esta proposta de venda apoiará as metas de política externa e os objetivos de segurança nacional dos Estados Unidos, melhorando a segurança de um aliado da Organização do Tratado do Atlântico Norte (OTAN), que é uma força para a estabilidade política e o progresso econômico na Europa.
A venda proposta melhorará a capacidade da Polônia de enfrentar ameaças atuais e futuras, fornecendo uma força confiável capaz de dissuadir adversários e participar de operações da OTAN. A Polônia não terá dificuldade em absorver esse equipamento em suas forças armadas.
A proposta de venda deste equipamento e suporte não alterará o equilíbrio militar básico na região.
Os contratantes principais serão Boeing em Mesa (AZ) e Lockheed Martin em Orlando (FL.). O comprador solicitou compensações. Qualquer acordo de compensação será definido em negociações entre o comprador e o(s) contratante(s).
A implementação desta proposta de venda exigirá viagens temporárias de cinco a oito representantes do governo dos EUA e de empreiteiros para a Polônia por um período de até cinco anos para dar suporte ao equipamento de campo e treinamento.
Não haverá impacto adverso na prontidão de defesa dos EUA como resultado desta proposta de venda.
FONTE: DSCA
O Putin vai receber alguma porcentagem pela venda?
Essas empresas de armas do ocidente deve amar o…. de Moscou.
A Rússia nunca fez tão bem para a OTAN, fortaleceu o bloco como nunca.
Nada como um vizinho problemático…
“I remain a master strategist” (V.Putin)