WASHINGTON, 24 de maio de 2024 – O Departamento de Estado tomou uma determinação aprovando uma possível Foreign Military Sale ao governo do Brasil de helicópteros UH-60M Black Hawk e elementos relacionados de logística e apoio ao programa por um custo estimado de até US$ 950 milhões, que inclui a aquisição inicial de US$ 450 milhões em principais equipamentos de defesa e até US$ 500 milhões em outros equipamentos e serviços. A Defense Security Cooperation Agency entregou hoje a certificação necessária notificando o Congresso desta possível venda.
O Governo do Brasil solicitou a compra de doze (12) helicópteros UH-60M Black Hawk, equipados com:
- Trinta e quatro (34) motores T700-GE-701D (24 instalados, 10 sobressalentes);
- Vinte e oito (28) Sistemas de Posição Global Embarcados EAGLE-M com Navegação Inercial (EGI) ou equivalente funcional (24 instalados, 4 sobressalentes);
- Vinte e quatro (24) sistemas de rádio AN/ARC-231A;
- Também estão incluídos: AN/PYQ-10 Simple Key Loader (SKL), aplicações de criptografia KIV-77 Common Identification Friend or Foe (IFF), transponders APX-123A Identification Friend or Foe (IFF);
- Sistemas de rádio AN/ARC-231; Sistema de Rádio Terrestre e Aerotransportado de Canal Único ARC-201D (SINCGARS) ou equivalentes funcionais;
- Sistemas de comunicação aérea de alta frequência ARC-220 ou equivalentes funcionais com KY-100M;
- Sistemas avançados de comunicação terrestre/veicular de alta frequência VRC-100;
- Receptores de navegação ARN-147;
- Localizadores automáticos de direção de baixa frequência ARN-149;
- Receptores-transmissores digitais avançados de navegação aérea tática (TACAN) ARN-153;
- Sistemas de radar altímetro APN-209;
- Rádios AN/ARC-210 Gen 6 de altíssima frequência/modulação de frequência;
- Sistemas de alerta a laser AN/AVR-2B(V) (apenas provisões);
- Sistema de Avaliação de Conceito de Espaço Aéreo (ACES);
- Minigun M-134D-H, suporte, fonte de alimentação e sistemas de manuseio de munição pacote de acessórios para arma e montagem;
- Acessórios de arma e montagem fornecidos pelo contratante, incluindo peças sobressalentes, em apoio aos sistemas de minigun M-134D-H;
- Sistema de Planejamento de Missão de Aviação (AMPS);
- Equipamento de Apoio Terrestre de Aviação (AGSE);
- Capacetes HGU-56/P (Rotary Wing Helmets – RWH); Advanced Sight Display Computers (ASDC);
- Common Display Interface Units (CDIU);
- Wide Color Day Display Module (WCDDM);
- Wide Color Night Display Module (WCNDM);
- ADS-B Out ability;
- Integrated Area Navigation (I-RNAV);
- Sistemas de radar meteorológico RDR-7000;
- Guinchos de resgate externos (Hoist);
- Traffic Collision Avoidance Systems (TCAS);
- Fast Rope Insertion Extraction System (FRIES);
- EBC-406HM Emergency Locator Transmitters (ELT);
- Aircrew Combat Equipment (ACE);
- Internal Auxiliary Fuel Tank System (IAFTS);
- Serviços de assistência técnica e apoio logístico;
- Publicações e outros elementos relacionados de logística e apoio ao programa.
O custo total estimado é de até US$ 950 milhões. Esta venda proposta apoiará a política externa e os objetivos de segurança nacional dos Estados Unidos, ajudando a melhorar a segurança de um importante parceiro regional que é uma força para a estabilidade política e o progresso econômico na América do Sul.
Esta proposta de venda de helicópteros UH-60 aumentará a capacidade do Brasil de fornecer transporte de tropas, segurança de fronteiras, evacuação médica, assistência humanitária e socorro em desastres, busca e resgate e apoio à manutenção da paz. Esta venda proposta também promoverá o objetivo dos EUA e do Brasil de maior interoperabilidade militar. O Brasil não terá dificuldade em absorver esses equipamentos em suas forças armadas.
A venda proposta deste equipamento e apoio não alterará o equilíbrio militar básico na região.
O contratante principal será a Lockheed Martin, Sikorsky, localizada em Stratford, CT. Não há acordos de compensação conhecidos propostos em conexão com esta venda potencial.
FONTE: DSCA
Certamente é uma importante aquisição, mas 12 é pouco dado os compromissos da FT, e a enorme extenção do Brasil, acredito de um reforço de pelo menos mais 12 daria um aumento interessante a FT na área de aviação, como exercito perdeu a oportunidade de ter aviação de asa fixa por cusa dessa frescurada da FAB que não passa nunca como se os céus do Brasil não tivesse espaço para todo o mundo, o EB poderia pelo menos adquirir de 06 a 08 Chinooks “acho que é assim que escreve” para atender a demanda por cargas mais pesadas para amazonia em particular para os Pel Front. desdobrados em lugares isolados, é claro que sonhar com esse pesadão é de graça e também com aeronaves da linhagem do T129 turcos para atuarem no reconhecimento armado e em caso de conflito nocaltear alguns T 80 não faria mal algum!
Wiltgen,
Muito caro estes helicopteros ch53k, vendidos a preço de ouro, são mais ou menos preços de navios de guerra….
Tai mais um motivo p a Embraer e outras empresas entrarem no mercado de helicopteros militares….
Obrigado
Abraço
Não existe bônus sem ônus! 😉
Em relação a uma troca moral(frase de um dos que fizeram comentários). Fale isso com Iran, China…rsss
O helicoptero francês caracal dá problemas, mas q problema?!, pois deve ter garantias e é obrigação do fabricante resolver, ou dar descontos, abatimentos, diminuir o valor do helicóptero pois tem defeitos de fabricação…
Acho q foi taiw@n ou kore@ do Sul ao comprar os miragem 2000 deu problemas de embasamento do cockpit e engenheiros franceses foram até lá resolver, vão fazer de tudo p não perder o cliente, ou estão com má intenção e querem aproveitar isto p tirar dinheiro do Brasil em resolver o problema. Conforme for entra até a parte jurídica na situação.
A Embraer, a Helibras e ou alguma empresa aeronáutica no Brasil faz falta em construir helicopteros no Brasil….
O caracal do Brasil é blindado?!…
Abraço
Reflexão, “O Pagamento”;
O Brasil tem uma das maiores reservas em dólares nos eia, rendendo juros miseráveis, e poderia usar estas reservas p pagar s compra dos helicopteros, transferindo o valor p os eia…
No bonde ou no vácuo, poderia fazer a mesma operação, pagando devedores via transferência de reservas em dólares paradas nos eia, com o gripe, as fragatas e outros equipamentos militares, visto q são caros, e importados.
O Brasil é rico em energias sustentáveis, tem grandes riquezas naturais, e não precisa ter reservas de dólares paradas nos eia. Deveriam fazer debates, e alterar isto, visto q o Brasil faz parte do grupo brics, e tem um banco no grupo.
AGORA o q vai estourar a boca do balão, é q os eia e eur0pa quer utilizar as reservas russas no exterior p indenizar a ucr@n1a, é erradissimo, porque utilizaram a Ucr@n1a como testa de ferro p destruir a russ1a, sem falar q é o dinheiro do povo russo, e dizem q put1n é ditador. Isto vai dar problema pois outros países vão querer indenização como o Vietnam, a líbia, o ir@que na guerra q falaram q tinha armas de destruição em massa…, os embargos em países como ir@, cub@, e outros mas os eia fizeram tais absurdos e terá q pagar e vai tirar dinheiro da onde?!, vai dar calote ou usar as reservas paradas….
Outra o atual sistema financeiro do mundo os eia mandam com o dol@r, só q eles por ter não possuem reservas em ouro e o q precisam eles mandam o banco deles imprimir dinheiro….
É hora de todos começarem a prestar atenção nisto….
Abraço
É bem “salgado” este preço por 12 helicopteros, q nos eia, já tem substituto dele….
Os helicopteros são blindados?!…
Com 1 bilhão de dólares, deveria vir uns 6 apaches de brinde….
Chegaram fazer um teste drive no apache?!…
P mim jogaram juros do valor da compra, encima dos equipamentos pois sabem q o Brasil da problemas nos pagamentos, visto o caso gripe…., tem outra, qd uma pessoa comum compra um carro por exemplo, paga X valor mas qd um banqueiro ou fazendeiro ou empresário compra o mesmo carro o vendedor vende mais caro…., e os eia fizeram isso, só q no valor dos equipamentos…, o Brasil é grande fornecedor de materias primas p eles e aproveitam disto.
Isr@el comprou os ch53 k novos e pagou quanto?!…
P mim o exército deveria ter mais de 200 helicopteros de vários tamanhos e de ataque de 2 lugares, mas pagando altos valores fica difícil formar a frota…
Helicopteros de ataque de 2 lugares, seriam bem vindos no Brasil, principalmente p a função de caça tanques e ataque a tropas inimigas, e se comprasse uns 10 chineses e 10 turcos, barganhando o máximo no preço.
Se as forças não fizerem reformas estruturais todos nós saberemos q o futuro das compras será incerto, principalmente num mundo instável como hoje…
Abraço
Aproximadamente US$ 3,4 bilhões por 18 CH-54K.
O preço do Black Hawk vai de USD $ 7.5 milhões ( basico) até USD $ 25 milhões ( completa). 12 da versão completa dariam
USD $ 300 milhões, 2/3 do preço dessa versão ai que não é completa e de exportação, anunciada para o EB. Além do mais, a venda dos motores sobressalentes saiu mais cara do os próprios helicopteros! Todos esses componentes estão saindo por USD $ 500 milhões. Ou seja : helicopteros ( USD $ 450 milhoes) mais motores ( USD $ 500 milhões) saindo por USD $ 950 milhões ( R$ 4.911 bilhoes) .
Mais um contrato padrão “Centauro” kkkķkk
Olha aí os “exercicios” combinados dando resultados: lucros para a indústria deles e prejuízo para a nossa. Além do aumento da dependência tecnológica.
Muito bem, nada que umas garrafas de whiskys, passeios pelo shopping em Miami e green card não façam os compradores verem o pior como “o melhor” e o mais caro, ‘como o mais acessível’. A “tot” ai é financeira de uma conta fantasma para outra em um paraíso fiscal.
Depois das maracutaias com o Centauro e com esses helicopteros ai, já da pra vê até a próxima compra da “Força”: Os novos fuzis XM250 adotados pelo exército do EUA, sob a desculpa que via FMS vai da pra pagar “a perder de vista”.
Te cuida, IMBEL.
Eu acho que os BH deveriam de fato serem substituidos, mas eu preferiria que optassemos por Chinooks ao inves de BH para substituir os Cougars.
Também não compreendo porque até hoje não temos chenooks, nem que fosse apenas meia dúzia na região amazônica onde não se tem pista de pouso em qualquer lugar, e onde a dependência dos postos avançados de fronteira de materiais e suprimentos seriam melhor transportados por esse tipo de aeronave que possui capacidade de transporte.
Será um baita reforço pro EB. Espero que o contrato saia e em breve já comecem chegar aqui no Brasil.
São helicópteros testados em combate e robustos.
Uma bela aquisição do EB.
Agora que venha a defesa antiaérea de médio alcance rsrrr…
Uma pena estes helicópteros não serem fornecidos pela Helibras, unindo o útil ao agradável, ou seja, gerando emprego e renda em solo brasileiro ao mesmo tempo que qualifica a nossa indústria a fornecer os equipamentos e serviços que as nossas FFAA necessitam.
Sem problema, basta ele operar com disponibilidade mínima no TO Amazônico sem ter meia dúzia panes por missão.
A Kombi é no Sudeste e no Sul se um dia o EB tiver uma unidade aérea por aqui e olhe lá.
Caro Juarez,
Vimos na tragédia do RS que os blackhawks da FAB lotados em Santa Maria tiveram baixíssima disponibilidade.
Sabe de alguma explicação para isso.?
Outro site publicou que os blackhawks da FAB e seahawks da MB voam pouco por falta de suporte da Sikorsky.
Abraço.
Sei, os dois que estão a plena voando nas enchente e o alerta SAR, ou seja de sete tem três voando, porque:
Porque não colocaram recursos para CLS e para aquisição de spares.
O dinheiro da av de “rosca” foi tada para a Kombi com CLS com preco de custo de F 22.
A diferença dos R$ 1,2 bilhões inicialmente anunciado para os R$ 4.911,5 bilhões anunciados agora. Mais uma bola fora do exército. Por esse preço era melhor ter comprado mais H 225 caracol. Pelo menos seriam fábricas aqui e ajudariam a reduzir o espectro de ociosidade indústrial da Helibras.
Como diz meu pai : “Atirar com a pólvora dos outros é bom demais.”
Gastar o dinheiro do contribuinte com devaneio é o passatempo desses oficiais…
Primeiro de tudo,é Caracal. Depois,o EB não quis o “helicóptero fabricado aqui” porqe ele não atende as demandas. Simples assim!
Goste vc oi não,o Blackhawk é simplesmente um helicóptero guerreiro de verdade. O H225 deriva daqueles Pumas dos anos 60,um mpdelo de transporte basicamente. Ao contrário do UH-60 que veio depois das experiências do US Army no Vietnã.
O anúncio de valor anterior, de 1,2 bi de reais, era totalmente irreal. Isso daria 20 milhões de dolares por unidade. Isso não paga nem a aeronave “pelada”. E o helicóptero da Helibras já é operado pelas Forças…por que será que elas não querem ele? Por ser muito bom, te garanto que não é …
Só falta melhorar o armamento, uns foguetes e Spikes.
Então são os 12 zero km?
Desde o início, o DAN informou que seriam novos de fábrica e que seriam 12 helicópteros.
“A venda proposta deste equipamento e apoio não alterará o equilíbrio militar básico na região.”
Essa parte doeu kkkkk
Acho uma boa compra, pense que 12 é muito pouco, porém já é algo.
Brasil precisa ampliar a força de helicópteros, inclusive helicópteros pesados.
Catástrofes como as do Rio Grande do Sul serão bem comuns nos próximos anos. É necessário treinar os militares, inclusive os recrutas para tais situações de calamidade (chega de cortar grama).
Helicópteros e militares treinados para catástrofes é algo urgente.
Faltam alguns Chinook pra completar o pacote!
Eu só acho uma coisa, em relação a comprar o que é bom, estou de total acordo. Em relação a comprar e já é considerado para eles obsoleto sou totalmente contra. Agora, se vamos comprar o que está em operação aí a coisa muda de figura. Mas o que eu acho mesmo é que deveríamos comprar helicópteros aviões, drones tudo que é moderno e trazer em seguida, para o chão, desmontar, e fazer engenharia reversa. É assim que as forças aéreas do Iran, da Turquia, Paquistão e Índia estão crescendo no mundo é um absurdo o Brasil ter pessoal, ter engenharia especializada, e não ter crescimento bélico nem engenheiro no cenário Mundial chega de comprar tecnologia, está na hora de estudar as existentes e desenvolver as nossas. Inclusive defendo que já passou da hora do Brasil desenvolver seu próprio jato de quinta ou sexta geração; material para isso nós temos.
Ah!, e tem mais, nós já deveríamos já que somos neutros no mundo ter comprado ao menos 5 fF35 lighting II, 5 Eurofight Tyfoon e 5 Rafales, desmontado e aprendido a fazer aviões modernos de verdade.
Aquilo que vc compra é seu e vc faz o que quiser. Inclusive aprender a montar/fabricar. Como eu disse, material Nobre para isso nós temos.
Horácio, a engenharia reversa como você descreveu é algo completamente proibido e nenhum país realmente sério faria isso.
Já pensou outras empresas pelo mundo roubando o produto de engenharia de brasileiros?
Há várias empresas brasileiras vendendo para diversos países produtos de tecnologia, desde empresas como Weg até Embraer. Não seria justo roubar o trabalho desses brasileiros, são anos de risco empresarial e muito estudo de homens e mulheres.
Se gostamos de um produto, basta fazer uma parceria, entrar com capital e participar do projeto desde o início.
Essa prática não é justa com as empresas e principalmente com os homens e mulheres que participaram de tais projetos. São especialistas de diversas áreas, gente que estudou uma vida toda para desenvolver algo.
O Brasil gostou e comrpou o caça Gripen, fomos atrás dos suecos e participamos do projeto, levamos brasileiros para a Suécia e eles enviaram especialistas para cá. Essa é uma troca justa e moral.