Sevilha, 26 de janeiro de 2022 – O Airbus C295 Flight Test Bed 2 (FTB2) realizou com sucesso seu voo inaugural da Linha de Montagem Final em Sevilha. A aeronave agora inicia uma campanha de voo com o objetivo de testar a nova asa semi-morphing, o novo sistema de controle de voo, bem como uma antena SatCom embutida na fuselagem da aeronave.
“O primeiro voo do C295 FTB2 representa um importante marco no programa, após a integração bem-sucedida das novas estruturas aerodinâmicas, power-on e testes de solo. Há alguns anos, este programa era apenas um sonho de um futuro mais sustentável para a aviação. Hoje estamos na fase final e conseguimos voar”, disse Francisco Javier Sánchez Segura, vice-presidente executivo de engenharia da Airbus Defence and Space.
Baseado no Airbus C295, o Flight Test Bed 2 é um demonstrador em voo do programa de pesquisa e inovação European Clean Sky 2 (CS2) e do EU Horizon 2020, onde são testadas tecnologias relacionadas à futura aeronave multimissão regional do CS2.
As modificações incluem novos materiais e tecnologias projetadas para reduzir as emissões de ruído, CO2 e NOx. Com essas tecnologias aplicadas em uma futura configuração multimissão regional, reduções de até 43% CO2 e 70% NOx podem ser alcançadas em uma missão típica de Busca e Resgate de 400 milhas náuticas, bem como 45% menos ruído durante a decolagem.
As principais modificações na aeronave são uma nova asa semi-morphing de alta eficiência, novos winglets e uma antena SATCOM de tela plana integrada na parte superior da fuselagem. Além disso, controles de voo inovadores para superfícies de controle primárias, incluindo ailerons e flaps com aerodinâmica aprimorada, serão capazes de ajustar em voo e contribuem para um sistema de alta sustentação mais eficiente.
O novo sistema de controle de voo aproveita os sistemas de controle digital para otimizar a forma aerodinâmica da asa em voo, enquanto que o novo flap multifuncional foi completamente redesenhado e inclui abas no bordo de fuga controladas por atuadores eletromecânicos.
Mas as vantagens também se estendem ao processo de fabricação, inclusive com o uso de materiais avançados que vão desde o uso de Scalmalloy e manufatura aditiva, até um novo método de montagem para as estruturas aerodinâmicas da asa. Uma abordagem de montagem foi usada para o novo winglet composto, passando da abordagem convencional para uma caixa de torção integrada com várias longarinas. Finalmente, métodos jig-less têm sido usados para a montagem de flaps e ailerons.
Como resultado, o C295 FTB2 traz melhorias não apenas para os aspectos puramente operacionais da aeronave, mas ajuda a introduzir novas melhorias no projeto e no processo de fabricação.