O Damen Shipyards Group, em colaboração com Delft Dynamics e Next Ocean, testou uma nova abordagem para busca e salvamento no Mar do Norte. A colaboração envolveu testes de qualificação do drone Delft Dynamics RH3 (RH-3 Swift), juntamente com um barco de resgate rápido lançado a partir de um navio de suprimento de tripulação rápida (FCS) Damen Sea Axe equipado com o preditor de movimento de ondas e embarcações da Next Ocean.
O objetivo era testar os limites das operações de helicópteros drones no mar; um projeto significativo dado o tamanho notável do drone envolvido. O teste foi financiado pelo Ministério da Defesa holandês e apoio da Marinha Real Holandesa e da Guarda Costeira Holandesa.
A Delft Dynamics está atualmente trabalhando no próximo estágio na evolução de seus helicópteros não tripulados, um drone com capacidade de realizar observações por períodos de até quatro horas. O ambiente offshore é o ideal para essas capacidades. Ao ouvir a apresentação do estudo de viabilidade da empresa sobre o lançamento de um veículo desse tipo, Damen embarcou no projeto com a sugestão de adicionar um barco de resgate para o processo.
Os parceiros previram que a parte mais desafiadora do projeto seria lançar epousar o drone no navio em mar agitado. Nesse momento, Damen recorreu à experiência da Next Ocean, produtor de um preditor de movimento de ondas e navios, que Damen já havia experimentado em testes em um de seus navios Stan Patrol.
O sistema de previsão de ondas usa o radar do navio para mapear o mar a aproximadamente 1 milha náutica ao redor da embarcação, permitindo a previsão da atividade das ondas com precisão nos próximos três minutos.
“Com isso, podemos prever quando haverá uma janela de oportunidade para lançar o drone e a embarcação de resgate. A decolagem e aterrissagem do drone leva apenas 30 segundos, por exemplo”, explica Albert Rijkens, “O sistema de previsão de ondas torna essa abordagem viável e segura.”
“Realizar este teste foi um tremendo sucesso e demonstrou claramente a viabilidade de decolar e pousar o drone em mar agitado, especialmente com o excelente comportamento no mar do Sea Axe preparando o caminho para seu uso em uma ampla variedade de operações offshore, incluindo missões de busca e salvamento, inspeção de pesca, patrulha de fronteira e ajuda humanitária”, disse o COO e o cofundador da Delft Dynamics Boris Langendoen.
O teste também forneceu dados adicionais para o desenvolvimento do sistema de previsão de ondas Next Ocean, afirma Karel Roozen, co-fundador da Next Ocean. “O sistema está em constante evolução. Quanto mais dados coletamos, mais podemos melhorar seus recursos. A versão atual é desenvolvida para operações a bordo de embarcações dinamicamente posicionadas ou em movimento lento (até aprox. 8 nós). Além de demonstrar o sistema em baixa velocidade, reunimos informações durante este teste que ajudarão a prepará-lo para operar em até 25 nós ou velocidades ainda mais altas, abrindo caminho para todo um novo conjunto de aplicações adicionais”.
Essa abordagem cooperativa é, segundo Albert, a chave da inovação. “Na Damen, mantemos a filosofia de colaborar para inovar”. É algo que já fazemos há anos. Trabalhar em conjunto com nossos parceiros, especialmente as start-ups com as idéias inovadoras que eles estão tentando testar, é uma excelente maneira de ver maneiras pelas quais a tecnologia pode ajudar nossos clientes a fazer suas operações marítimas mais segura, mais eficiente e mais sustentável.”
TRADUÇÃO E ADAPTAÇÃO: DAN