Por Luciana Amaral
As ações do governo federal para estimular PD&I (pesquisa, desenvolvimento e inovação) devem ser insuficientes para satisfazer a indústria nacional de defesa e, menos ainda, para inserir a tecnologia brasileira no mercado internacional. A avaliação é Ministério da Defesa no sumário executivo do documento “Cenário de Defesa 2020-2039”, ao qual o UOL obteve acesso.
No texto, a Defesa também afirma que o orçamento limitado pelo teto de gastos públicos até 2037 e as demandas reprimidas vão ampliar a obsolescência das Forças Armadas. A publicação embasa o planejamento estratégico da pasta e das Forças Armadas e, para tanto, comenta situações ligadas à segurança e à defesa do Brasil e projeta possíveis desdobramentos. O texto é também um dos componentes que fundamentam a Política e a Estratégia Nacionais de Defesa.
“As atuais demandas das Forças Armadas, a defasagem tecnológica e os laços econômicos, políticos e militares entre os maiores compradores e fornecedores de sistemas de defesa [sic] provavelmente manterão a indústria brasileira com as capacidades existentes, com avanços setorizados, sem, contudo, conseguir abrir novos mercados que lhe permitam se autofinanciar e se desenvolver na direção da autossuficiência. Suas vendas continuarão dependentes de fornecedores estrangeiros de componentes e as Forças Armadas deles dependentes.”
Ranking integrante do relatório “The Global Competitiveness Index 2016–2017”, formulado pelo Fórum Econômico Mundial, posiciona o Brasil em 100º lugar dentre 138 países no quesito inovação. O Brasil ficou com um resultado de 3.1 de pontuação que vai de 1 a 7. O ranking é citado em “Cenário de Defesa 2020-2039”.
No comparativo, a Suíça ficou em primeiro lugar, com pontuação de 5.80. Em último, ficou o Iêmen, país que enfrenta grave guerra civil, com 2.16 pontos.
Para o resultado, são considerados capacidade de inovação, qualidade dos institutos de pesquisa científica, empresas que investem em PD&I, colaborações entre indústrias e universidades, aplicação de patentes, proteção à propriedade intelectual, disponibilidade de cientistas e engenheiros, e aquisição de produtos de alta tecnologia pelo governo.
O professor de Relações Internacionais da UnB (Universidade de Brasília) Juliano Cortinhas afirma que todos os programas de tecnologia avançada da Defesa demandam pesquisas extensas e só ocorrem se houver dinheiro contínuo. “Se a pesquisa fica parada durante um, dois, três anos, se perdeu o fio da meada. É mais grave a descontinuidade do orçamento do que um orçamento pequeno”, argumenta.
Como alternativa, a Defesa propõe inserir mais projetos de interesse da pasta em programas governamentais de outros ministérios bem como aumentar parcerias com empresas privadas. “Devido às limitações orçamentárias e, por consequência, também de recursos humanos especializados, incluindo evasão, os centros e escolas militares voltados à PD&I não serão capazes de atender a todas as demandas das Forças Armadas”, defende.
Embora a situação brasileira seja de incertezas, a atual defasagem tecnológica não será superada pelos países da região, segundo o “Cenário de Defesa 2020 – 2039”.
No documento, o governo diz que os países sul-americanos também não conseguirão se igualar nem superar o Brasil em orçamento militar por causa do nível de cooperação sul-americana, da dimensão relativa do PIB brasileiro e do histórico de gastos com defesa na região.
Mesmo assim, fontes do UOL consideram que o Brasil ainda não conta com toda a capacidade de liderança efetiva na região que poderia vir a ter pela dimensão territorial e pelo poder econômico que possui. Essa capacidade, ressaltam, está diretamente relacionada ao efetivo de poder e, por sua vez, a custos e investimentos.
O orçamento das FA ta quase batendo a cada dos 100 bilhões de reais, e o que eles fazem com isso? 70 bilhões é só pra pagar salários e mordomias de filhos e viúvas de militares, fora aposentadoria… Aida reclamam da falta de investimento em ciência e tecnologia… Mds
Bom mesmo é pagar “mordomias” para as viuvas e filhos de funcionarios publicos e comi$$ionados, cujos valores sao os responsaveis pela maior parte da divida publica e quebra do INSS, com algo em torno de 90% dos recursos sendo consumidos por menos de 10% dos aposentados…
As FFAA sofrem constantes cortes, planejados, para que somente o suficiente para pagar a folha sobre. Entao comentarios estrategicamente colocados, como o seu, tem como objetivo desmoralizar a TROPA perante a opiniao publica. Assim que EXTINGUIRMOS os cargos comi$$ionados, moeda de troca politica, as contas publicas e investmentos nas FFAA retornarao.
Bom saber que uma empresa Brasileira ficou com os Projetos do MANSUP e do MSS 1.2, não conhecia essa SIATT até ver essa matéria!
Estão dizendo que há imagens do F22 fujão, travado pelo radar do Su35 à um mês atrás, ibagens cadê as ibagens? Off
Segundo o site impostometro.com.br em 2017 o Brasil arrecadou em impostos mais de 2.1 trilhões de reais. E agora me digam onde foi parar tudo isso. É mais que o PIB de muitos países, países de primeiro mundo onde tem forças armadas melhores que as nossas. Temos que fazer algo a respeito, esse descaso com as FFAA é inaceitável.
Só gostaria de chamar a atenção pra um ponto. Alguém viu mais alguma reportagem no G1 ou em outros meios da chamada grande imprensa sobre os problemas da defesa? É absurdo como a imprensa trata da forma que lhe convém (com sensacionalismo, alarmismo ou descaso) assuntos importantes pro país dependendo de qual partido está no poder. São grandes empresas de comunicação que abocanham parcelas enormes de recursos públicos via publicidade estatal, que poderiam até ser direcionados aos projetos de defesa, e ao invés de informar com o mínimo de imparcialidade ignoram ou escandalizam dependendo de qual partido afeta. A Rede Globo é a pior, deveria ser fechada!
Cara que viagem a sua, foram feitos projetos planejados plurianuais, respeitando as decisões técnicas e agindo como governo no caso do Bahia. O problemas de fracos investimentos militares se deve a está nação oligárquica que engole todos os recursos que deveriam ser pra população através de renúncia fiscal ou isenção tributária, pensões, altos salários no judiciário em especial e pra finalizar não vê a necessidade de investir em defesa. Culpar a esquerda é miopia cerebral.
País que não investe em educação não chega a lugar nenhum, o problema está no alicerce dessa obra, não investimos em educação de qualidade, queremos o quê? A maior parte do empresariado brasileiro, digo brasileiro genuíno é prejudicado por altos impostos, falta de financiamento, para capital de giro, e crédito para exportar de forma adequada seus produtos, compete de forma injusta com produtos que vem de fora com subsídios dos governos estrangeiros e bancos de outros países, e também cabe uma crítica, houve e há acomodação a essa situação por grande parte do empresariado brasileiro, portanto sem perspectivas de melhora, pelo menos a curto prazo. A área da defesa é relegada a migalhas, e boa parte dos recursos vai para custeio da máquina, pagamento de pessoal ativo e inativo e o que sobra para investimento é pouco. É um retrato do Brasil público e também de boa parte das empresas brasileiras de fato. Empresas de capital aberto acabem como a EMBRAER, quando são competentes no mercado acabam absorvidas por grandes corporações estrangeiras.
Impressionante é a incapacidade da sociedade brasileira em imprimir sua civilização em seu próprio território, em se unir em favor de valores e princípios sem buscar tirar alguma vantagem, muita perda de tempo…
Quer realmente economizar e gastar com material, que é o que realmente importa, só revisar ou até mesmo cortar as pensões de filhas e filhos de militares, as forças armadas gastam quase que 80% do seu capital para bancar isso, e é muito dinheiro!!! Que poderia ser investido em gastos militares “puros”.
Totalmente conforme.
Meu caro, recomendo você atualizar-se sobre a Lei de Remuneração dos Militares…
O que mudou só vai mudar daqui uns 30 anos, pq vcs militares tem direitos adquiridos e quem quiser optar em continuar daqui a 30 anos começa a pagar agora um percentual do que ganha
Você está equivocado… a regra com relação à contribuição de 1,5% para pensão das filhas vale desde 2001…
Não existe essa de “direito adquirido”… basta uma canetada como aliás foi essa MP em 2001…
Não falamos de remuneração que é baixa, e sim das pensões que são hereditarias.
Ngm falou em remuneração, e sim como o Gil falou em pensões, tem filhos de militares aposentados que ganham até 20 mil reais de pensão mensal vitalicia!! Imagina isso aos gastos militares que realmente importam. É muito dinheiro gasto com isso, não com o soldo que é realmente defasado dos militares. Mas a questão é que se queima muito dinheiro com quem não precisa.
Meu filho, pelo visto você não leu a MP de 2001… ela define, obviamente, o pagamento dos militares, mas também trata das pensões… mas fique à vontade para ler ou continuar com essas suas convicções equivocadas…
E pensar que o Brasil tem o 13° maior orçamento de defesa do mundo. E sempre lembrando que não fossem os tão malditos e odiosos governos de esquerda não teríamos sequer um projeto estratégico na area de defesa em andamento (Prosub, Astros 2020, KC390, Guarani, GripenBR, Imbel IA2, Sisfron, Etc.) tendo em vista a total ogerisa pelo tema por parte dos governos liberais que os
antecederam.
Levamos mais de duas décadas com a esquerda governando, não vejo o Brasil com uma melhor defesa agora do que quando tinha quando a direita (leia se os militares) comandavam o pais.
O que a esquerda fez foi arrasar o pais, dando algo aos militares buscando ter eles tranquilos, se tivessemos uma verdadeira politica de estado pra defesa não teriamos a situação que temos agora, recorde que a esquerda assumiu o poder em 95, isso é muito tempo.
Muito interessante este estudo mesmo , algo que todos nós já sabíamos por aqui , seria mais para leigo, que são a maioria da população brasileira , preocupada mais em carnaval , futebol e por ai vai … Enquanto isso nossa indústria bélica morre aos poucos por falta de investimentos em P&D , fora os empregos que vão por ela . Obs: Faltou também o projeto do torpedo ” nacional ” , e do missil anti tanque lançado de helicópteros que existia tempos atrás .É ano de eleição, ano de mudar os rumos .
Telecomunicações.
O 5G está rodando em testes na Inglaterra. As operadoras em atividade no Brasil, espanhóis e mexicanos, mão conseguem fazer rodar o 3G.
O WhatsApp faz videoconferência. O IPhone faz videoconferência. As redes das operadoras não fazem.
Compramos a internet dos americanos. Vem por cabo submarino da Telebras que revende as operadoras. Não temos internet via satélite. O que tem também vem dos americanos. Em caso de conflito ficaríamos sem rede de computadores.
Não dominamos sequer a patente do ovo. Afinal…quem nasceu primeiro?
A patente do ovo pertence a um grupo de países, nao mais do que 5. O Brasil compra as matrizes do ovo para 2 gerações. São os frangos de corte e as galinhas poedeiras de altíssima produção. Se houver cruzamento após a segunda geração nasce o que chamamos de galinha caipira…carne escura, mais dura e galinhas com baixa produção de ovos.
O Brasil importa ovo. A Fiocruz foi sabotada duas vezes quando estava a um passo de conseguir a chave genética do ovo. Incêndios misteriosos.
As Armas reclamam do sucateamento. Todo o país está superado. O Brasil vive atraso tecnológico de 50 anos.
Nos EUA é possível alugar um carro elétrico. No cartão da locadora vem os locais para abastecimento das baterias e autonomia. O motorista é autônomo. Tudo é auto.
No Brasil o motorista e impedido de abastecer o próprio carro. Não existe auto serviço. Existe lei que obriga postos a contratar frentistas. Lei que impede a tecnologia. Lei?
O engraçado é que segundo dizem por ai, é que os 30 bilhões que o Temer vai precisar para comprar apoio para a reforma da previdência no congresso não entra nesse teto dos gastos, o Brasil é uma piada pronta….
Culpa dos partidos politicos que vendem o seu apoio e voto quando a razão de ser deles seria servir o povo e o pais.
E pensar que muitos brasileiros são contra a condenação dos envolvidos no pétrolão é pior ainda.
falta de dinheiro não é, 170 bilhões desviados da Petrobras, e você aí achando que ficou por isso mesmo ?
tá aí a gasosa pelo dobro do preço pra vocês, sem contar os bilhões para campanha do maduro e do êvo morales, e outros da América central,ainda tem porto de bilhões em Cuba, aeroporto fantasma na África…
enquanto apoiarmos o errado sempre arcaremos com o prejuízo dos mesmos, e fala aí desse tanto de bilhões desviados
quanto você ganhando 20,30 conto de aumento no salário ??? tá bom né fí.
Corrupção é o males dessa nação, enquanto os tupiniquins apoiar os corruptos, sempre terá alguém para arcar esses rombos dos
cofres públicos.
Corrupção tem preço, e os pagadores disso somos nós mesmo. seja qual for a conta você irá arcar.
e nem compensa falar dos 600 bilhões mal administrados que o Brasil perde anualmente.
DEPENDENDO de quem puder se candidatar à presidência da República este ano e mais ainda de QUEM vencer esta eleição em 2018…
As “perspectivas” para Defesa 2020-2039 PODEM mudar DRASTICAMENTE para melhor ou para PIOR…
Depende APENAS do VOTO dos brasileiros…
Chama o …….
Meu caro Giba, o heptarréu que será julgado essa semana pelo TRF4 não fez nada de significativo no campo da defesa salvo transpor para esse setor os esquemas que já assaltavam o Estado Brasileiro como bem demonstrou a Lavajato.
Esteves concordo em parte contigo, deve-se sim bater todo dia na mesma tecla mas o problema do Brasil neste caso não é o investimento pequeno ou inexistente, por exemplo não se pode dizer que esta errado o governo investir pouco no desenvolvimento da novas rodas para carros e sim dizer que esta errado desperdiçar tempo e conhecimento neste tipo de desenvolvimento quando na verdade deveríamos estar desenvolvendo melhores rotas e segurança para os carros voadores, temos que mudar a mentalidade do nosso povo e com isso dos nossos desenvolvedores de tecnologias, assim como você deve achar ridículo usarmos motores a combustão em nossos carros onde um motor elétrico é muito mais eficiente também é ridículo usarmos turbina nos nossos caças a jato, uma descoberta pequena pode gerar grandes usos e novas descobertas, temos que investir é no futuro e não no passado, novos combustíveis, novos tipos de motores e transportes,enfim, só vejo desenvolvimento na telecomunicação no mais esta tudo parado ou andando a passo de lesma e o pior o desenvolvimento esta praticamento todo fora do Brasil aqui a gente só desenvolve o que já foi descoberto e já esta implantado na sociedade.
CORREÇÃO : as Castas Corporativistas brasileiras NÃO pensam no Homem que trabalha e produz , sendo espoliado por estas Corporações .
Devemos ter um a Política de Defesa necessária ao Brasil ,e mais ainda usarmos a Defesa para Alavancarmos nossa Tecnologia . Porém estes dias o Comandante da Marinha colocou seu Foco em Benesses , Privilégios e Vantagens dos Militares , o Retorno do Auxílio Moradia aos Militares , extinto em boa hora em 2002, o foco dos militares , que seria em mais 2 Bilhões de Reais , isto é coisa de quem não tem Vergonha na Cara , logo quando queremos extinguir este Privilégio da Maior das Castas brasileiras o Judiciário , o Pior e Mais Caro do Mundo, 600% mais caro que qualquer outro no mundo , como sempre disse , Militar engana bem , são muitos Patriotas , mas com Vantagens , Benesses e Privilégios a frente . Mas sempre estas Castas Corporativistas pensam no Homem brasileiro que Trabalha e Produz , sendo Espoliado por estas Castas Corporativistas !!
E preciso insistir nesse assunto. Todo o santo dia a água tem que bater na pedra.
O Brasil registra em torno de 500 patentes por ano. Somente a Samsung na Coreia registra 5 mil. O Etios da Toyota produzido em Porto Feliz está protegido com 3 mil e 500 patentes. A IBM registra 7 mil patentes por ano.
Isso é P&D.
O Parque Tecnológico de Sorocaba SP desenvolve P&D com motores movidos a biodiesel. O mundo só fala em motores híbridos, elétricos, movidos a hidrogênio, veículos autônomos…e o Brasil parou no tempo do biodiesel. A invenção do alemão Rudolf Diesel já tem 2 séculos e o Brasil ainda vê um futuro que ninguém mais vê.
Agora em janeiro nos EUA a GM mostrou um veículo sem volante e sem pedais totalmente autônomo. Será elétrico. A UBER desenvolve novas soluções juntamente com a Ford e a Audi.
Híbridos, hidrogênio, elétricos, internet por rede elétrica, distribuição de energia elétrica sem fios, canhões de energia, munição não explosiva…o mundo está 30 anos na frente do Brasil.
Nós ainda fabricamos o Gol da VW. Nos…nós não, a VW do Brasil que envia royalties para a Alemanha das patentes de cada carro montado aqui.
Nossos veículos militares são movidos por motores da MWM. É uma empresa alemã.
Todo dia tem que bater nesse assunto. Estamos sucateados. Em tudo. Até na produção de leite.