O 1º Esquadrão do 4º Grupo de Aviação – Esquadrão Pacau, está fazendo, desde esta segunda-feira (27), o Exercício Continuado, com a operação das aeronaves F-5M em missões de combate aéreo, reabastecimento em voo e interceptação de aeronaves, efetuando suas decolagens e pousos diurnos e noturnos no aeroporto Internacional Eduardo Gomes. O treinamento está previsto para ir até sábado, em Manaus.
“O Esquadrão PACAU sediado na Base Aérea de Manaus opera as aeronaves de alto performance F-5M com a finalidade de realizar a defesa aérea das fronteiras da Amazônia Ocidental. Para isso, é necessário treinamento intensivo e com o maior realismo possível. O Aeroporto é utilizado pois possui uma pista de pouso com tamanho ideal para que as aeronaves carreguem maior quantidade de combustível e equipamentos eletrônicos.
Nesta semana, serão realizadas missões de combate aéreo para simular o conflito entre dois países fictícios” comentou o Tenente-Coronel Helmer Barbosa Gilberto, Comandante do Esquadrão Pacau.
Esse treinamento intensivo visa alcançar os objetivos propostos pelo Comando da Aeronáutica, no que se refere a qualificação operacional dos pilotos de caça, mecânicos e pessoal de apoio do Esquadrão Pacau e da Base Aérea de Manaus (BAMN), bem como dos controladores do Quarto Centro Integrado de Defesa Aérea e Controle de Tráfego Aéreo (CINDACTA IV), em um aeródromo diferente do usual. A operação também conta com apoio da Unidade Celular de Intendência do Sétimo Comando Aéreo Regional (COMAR VII) e da Empresa Brasileira de Infraestrutura Aeroportuária (INFRAERO), que fornecem o suporte para a execução das missões.
FONTE: Rede Tiradentes (AM)
Ah sim entendi … mas tenho uma solução coloca um freio a disco ventilado com abs q para rapidim.. rsrsrs .Agora mudando de assunto eu moro em Goiânia sempre vou no evento Portões abertos em Anapolis fico olhando os pilotos não fazem uma manobra igual nos vemos em alguns shows aereos alguem sabe explicar porque ?
creio que nossos caças não sejam capazes de tais manobras de show aéreo, salvo os tucanos e super tucanos
Uma questão que poucos prestaram atenção. A BAMN possui uma pista de pouso bem curta e alonga-lo não é possível porque a pista dá de fundo para um braço do Rio Negro. Fica claro que em uma situação de combate em que o F-5 tenha que decolar com o seu peso máximo de decolagem (Full de combustível e armamento), o caça nao conseguiria decolar com segurança.. Isso se conseguisse…
Por isso esse treinamento esta sendo realizado no aeroporto Eduardo Gomes que fica do lado oposto da cidade de Manaus.. Beeeem distante por terra. Agora eu me pergunto… Como ficariam em relação aos Gripens? Ele deve ser mais pesado que F-5, mas ele conseguiria decolar em uma distancia mais curta por ter um motor mais potente?
Isso é uma questão muito importante para a BAMN, lembro que anos atrás se especulava na imprensa local a construção de uma segunda pista no aeroporto Eduardo Gomes para uso exclusivo da FAB.
Bruno, vai depender da configuração…
O Gripen NG deverá ter 8000 kg de peso vazio, espaço para 3400 kg de combustível interno e mais 5.500 kg de capacidade de carga externa… e é atribuído ao caça com essa configuração “full” a capacidade de decolagem com apenas 500 metros de pista simples…
A turbina F-414G é uma versão aperfeiçoada da turbina do Super Hornet e garante até 20% mais potencia que a turbina do JAS-39 C/D… enfim, não sei quanto mede a pista da BAMN mas duvido que seja inferior a esse mínimo necessário… sendo assim julgo que não haverão problemas para decolagem completa a partir dessa base.
Uma coisa que realmente preocupa é a pequena capacidade de combustível interno desse caça comparado com o tamanho das vastas extensões que o Gripen terá que cobrir, o que o obriga invariavelmente a sempre voar com tanques subalares de 300 galões, o que impacta diretamente na sua capacidade de carga de armamentos…
Na versão biplace “F” essa folga para a equipe da FAB planejar a carga entre armas e combustível diminui ainda mais devido ao peso extra do cockpit alongado e seus equipamentos extras em relação a versão monoplace…
De qualquer forma também não podemos nos esquecer do fator REVO que altera totalmente as contas trazendo muito mais flexibilidade para as missões sob custo de complicar bastante a missão.
Enfim espero ter ajudado. Saudações…
dificilmente uma aeronave de caça decolaria com a capacidade maxima de carga em armas, então levar galões de combustivel n tornaria um problema
O que mais importa: Estamos em treinamento, e na Amazônia! Parabéns a FAB!
ah…o termo correto do dispositivo da turbina pra auxiliar a parada chama-se REVERSO….rsrsrs……..mas os cacas nao os possuem por razoes de peso, espaco e manutencao..
Incrível como estes aviões ainda conseguem voar…
Esse negocio de paraqueda pra frear o bixo e muito feio.acredito que até obsoleto
F-16, Su-30, J-20, PAK-FA… tudo obsoleto então?
Rafael, ….os avioes de caca nao possuem o mecanismo q permite o refluxo da turbina para provocar e auxiliar em sua parada. Portanto, em alguns casos haja pista (extensao) pra frear so com as rodas. Os mais atuais tbm nao os possuem tb, porem sua aerodinamica eh muito mais avancada, bem como os motores mais pra turbofans.. Alguem poderia explicar melhor tecnicamente o q escrevo. Ahhh e no caso do F5EM a situacao eh relativa a 2 turbojatos bem antigos mesmo….
Não é obsoleto não. O Su-34, Su-35, e o F-16 também usam paraquedas
Eu gosto…
…….uma pintura de camuflagem digital igual a do mock-up do Gripen em cor verde cairia melhor nos F-5………..mas……
Padilha sexta-feira é 31/07, sábado é 01/08 há um equivoco na data do fim do treinamento
Corrigido. Obrigado.
Em que pese eu gostar das linhas F5 (embora vetusto), essa pintura de camuflagem da FAB é horrorosa, que coisa lamentável, estamos décadas atrás do países desenvolvidos.