O lote final de dezoito caças Dassault Rafale para a Indonésia entrou em vigor no dia 08/01/24.
O primeiro e segundo lote, em setembro de 2022 e agosto de 2023, foram de 6 e 18 caças respectivamente, completando assim o número de 42 aeronaves encomendadas para a Indonésia no âmbito do contrato assinado em fevereiro de 2022.
“Ao escolher o Rafale, a Indonésia optou por uma ferramenta única de soberania e independência operacional que ajudará a consolidar o seu papel como uma grande potência regional. Esta escolha também consolida ambiciosas cooperações industriais e acadêmicas. Estamos totalmente comprometidos em tornar esta parceria um sucesso, com uma visão de longo prazo”, disse Eric Trappier, Presidente e CEO da Dassault Aviation.
FONTE: Dassault
A Indonésia optou pelo Rafale em setembro de 2022 e já opera 24 caças e se prepara para receber mais 18 aeronaves!!!
Óbvio são caças de prateleira não é um programa de transferência de tecnologia como o FX-2…
Mas considerando que o Brasil poderia ter optado pelo caça Francês em 2009, não fosse a revolta e insubordinação EXPLÍCITA da FAB liderada pelo Brigadeiro Juniti Saito, quantos Rafales poderiam estar operando HOJE na FAB???
E não venham com a BABOSEIRA de que o Rafale era muito caro!
Estamos falando acima da INDONÉSIA!!! PELAMORDEDEUS!
Apesar de tudo de bom do Programa Gripen, e tem muita coisa ÓTIMA, como a participação DESTACADA da Israelense-Brasileira AEL sistemas nos aviônicos do caça que inclusive se tornou o padrão nos caça SUECOS!!!
A duríssima realidade é que estamos em 2024 e a FAB opera APENAS SETE aeronaves que SEQUER atingiram o seu marco inicial OPERACIONAL!!!
E a situação GERAL da aviação de CAÇA da FAB é nada mais que DESESPERADORA, com F-5s e AMXs SEMI-MODERNIZADOS E ENVELHECIDOS exigindo ser colocados fora de operação de forma acelerada… INAPELÁVELMENTE…
Mostrando que nos próximos ANOS desta década a situação só tenderá a PIORAR pelo cronograma CARA DE PAU imposto pelo governo anterior que diminuiu as entregas dos Gripens nos próximos anos e as concentrou em 2026 e 2027…
E incluindo a transferência unilateral da produção dos Gripen F para a SAAB na Suécia…
SIMPLESMENTE a parte mais importante da transferência de tecnologia do programa!!!
E que o próprio Presidente da SAAB, constrangida e educadamente, falou que terá de ser RENEGOCIADO pois a SAAB DIFICILMENTE terá condições de cumpri-lo, isso foi DITO na entrega das primeiras aeronaves no SOLO DO BRASIL…
E o atual governo e o seu Ministro da Defesa estarem após um ano a parecer de se fazer ouvidos MOUCOS ou a se fazer de morto sobre este assunto e além ao próprio capado Programa KC-390…
E a o Comando da FAB e “comunidade de Defesa no Brasil em geral” parece que foi para NÁRNIA e não RECONHECE o desastre de proporções BÍBLICAS que aconteceu, acontece e continuará a ACONTECER nos anos vindouros…
A VERDADE INCÔMODA é que a FAB só tem a si própria para culpar pelo BURACO NEGRO que se colocou…
Só posso pensar neste momento na música da LEGIÃO URBANA…
TEMPO PERDIDO…
o Rafale é Lindo!!
Rafale é uma ótima opção para complementar o gripen e também para a marinha. Seria um avanço enorme ter esses dois modelos no Brasil com o tamanho do nosso espaço aéreo e podem ser divididos em bases aéreas como gripen em Anápolis,Santa Cruz,Canoas e Manaus e o Rafale em Campo Grande,Santa Maria,Belém,Porto Velho e Boa Vista e também em São Pedro da aldeia para a marinha.
Na minha opnião complementar os Gripen seria mais interessante o uso do F-13EX.
Seria fascinante vermos KC-390 / Gripen / F-15WX / E-99 / Super Tucano trabalhando juntos…
Na verdade, sou contra esta ideia ,um dos objetivos do programa fx2 era ter um único aparelho ,para facilitar a logística e manutenção ,um avia que resolve-se o problema de logística de peças a um preço acessível.