A FAA e a EASA concederam certificação para crédito operacional para abordagens de baixa visibilidade a 100 pés nos jatos Dassault Falcon 900LX, 2000LXS e 2000S equipados com o sistema de visão combinada FalconEye (CVS). O crédito de 100 pés foi certificado no ano passado no Falcon 8X.
O FalconEye CVS, o primeiro sistema a ser certificado, permite que tanto o sistema de visão aprimorada (EVS) baseado em câmera de infravermelho quanto o sistema de visão sintética (SVS) baseado em banco de dados sejam exibidos ao mesmo tempo no head- exibição (HUD), mas as imagens não são sobrepostas. O FalconEye permite que o piloto ajuste uma linha de divisão horizontal entre o EVS e o SVS, movendo a linha para cima ou para baixo no combinador do HUD, dependendo do ambiente externo específico.
Uma zona clara da pista conforme o EVS em torno do aeroporto permanece sempre visível para o piloto, mesmo se o aeroporto estiver dentro da região de divisão do SVS. A Dassault espera receber a certificação de uma configuração de FalconEye dual-HUD no próximo ano, e isso permitirá a capacidade EFVS para o solo. Esse novo recurso permite que os pilotos executem uma aproximação e pousem apenas observando o ambiente da pista através do HUD, sem usar a visão natural para ver a pista.
O FalconEye é opcional no Falcon 2000LXS, 2000S, 900LX e 8X, e também será oferecido no 6X quando entrar em serviço em 2022.
FONTE: AINonline
TRADUÇÃO E ADAPTAÇÃO: DAN