No dia 12 de abril, os 13 militares que compuseram o Destacamento Aéreo Embarcado (DAE) e as duas aeronaves UH-13 Esquilo, empregadas na Operação Antártica (“OPERANTAR XXXVII”), regressaram para o 1º Esquadrão de Helicópteros de Emprego Geral (HU-1), localizado no Complexo Aeronaval de São Pedro da Aldeia – RJ.
Ao longo dos quase cinco meses e meio de missão, operando a bordo dos navios Apoio Oceanográfico (NApOc) “Ary Rongel” e Polar (NPo) “Almirante Maximiano”, as aeronaves N-7062 e N-7063 perfizeram mais de 130 horas de voo. Elas contribuíram com o apoio logístico prestado pela Marinha do Brasil ao Programa Antártico Brasileiro e à reconstrução da nova Estação Antártica Comandante Ferraz (EACF), e à pesquisa, com o transporte de pesquisadores e equipamentos para o estabelecimento de projetos científicos e acampamentos.
Desde 1982 o HU-1 participa da “OPERANTAR”, contribuindo com os trabalhos na Antártica e com a divulgação das atividades da Marinha do Brasil com comunidade internacional atuante na região.
A chegada ao Esquadrão foi acompanhada por familiares, amigos e colegas de profissão, após um grande período de ausência.
FONTE E FOTO: MB
Boa noite amigos Padilha e Guilherme os sete helicopteros UH-13 bi turbina
vão dar baixa quando a MB receber os três H-135 novos??
obrigado.
abs.
Souto,
Os UH-13 remanescentes darão baixa assim que os UH-17 estiverem operacionais.
Abs,