No período de 29 de novembro à 1° de dezembro, o Adido do Exército Brasileiro na Itália, Coronel Sérgio Alexandre de Oliveira, apoiou o Coronel Marcelo Bailone Alvares Leite, da AVEx, e o Tenente-Coronel Ricardo de Amorim Araújo Pereira, do COTER, durante a visita realizada no 5º Reggimento Aviazione dell’Esercito “Rigel”.
A comitiva do Exército Brasileiro contou com a realização de palestras, conheceu os helicópteros em uso pela Nação Amiga, os sistemas de armamento das aeronaves, a linha de voo, o hangar de manutenção e o Centro de Adestramento Virtual onde funcionam os simuladores de voo e de tiro.
A missão do 5º Reggimento Aviazione dell’Esercito “Rigel” é apoiar as operações aeromóveis e aeromecanizadas na Itália e nos Teatros de Operações no exterior, com os helicópteros AH-129D Mangusta e UH-90, mantendo sempre prontas as suas capacidades operacionais.
O Regimento é responsável pelo Serviço de Pronta Intervenção Aérea Nacional no desempenho de atividades a caráter operacional e de utilidade pública no território nacional, funcionando 365 dias por ano, 24 horas por dia.
FONTE: EB
Quem sabe não estejamos por ver o Mangusta nas cores do EB logo logo, ainda mais com a vindoura substituição pelo AW-249 ,junto da compra do Centauro e maior aproximação dos italianos(o brabo é que foi na era Lula q a amizade azedou devido ao cumpanheiro Batisti )???
Fazem tempos q os militares brasileiros estão “namorando”, ah129 mangusta. Fruto do projeto e cooperação de Itália e Turquia, senão me engano…, mas pergunto se comprar estes helicopteros na Itália ou na Turquia, quais as vantagens individuais e coletivas, e descontos nos contratos, etc…
Penso q o exército e os fuzileiros navais brasileiro deveriam utilizar esses helicopteros, como também os de fabricação russa, afinal o Brasil participa do Brics, e se a juntasse com outros países amigos como da América Latina, ao comprar juntos pediriam “um belo desconto na compra”, relação compra e venda em grande quantidades e serviços, e excelência em treinamento militares em conjuntos, pois teriam os mesmos equipamentos.
O Brasil é um grande exportador de matérias primas, conhecido como “grande celeiro do mundo”, o problema q é mal administrado, gestão, e gasta muito pagando salários, benefícios e regalias p o funcionalismo público (civil e militar), por isso q não cresce ou avança…., abraços.
O AH-129D Mangusta é totalmente Italiano, foi produzido pelos Italianos sozinhos, muitos anos depois, a Turquia é que construiu o deles, em colaboração com os Italianos, já que o heli de ataque Turco, é baseado no Mangusta.
Por enquanto, sonhar não aga imposto! Como dizia aquele samba: “Sonhar não custa nada!”
Eu acredito muito na vinda do Mangusta para o nosso EB. Porem acho que só virão quando os italianos incorporarem o Aw249 e posteriormente derem baixas no A129.
Como diria o grande filosofo Ronaldinho “Estão deixando a gente sonhar”.
Procuro indústria para desenvolver um projeto bélico. Sem cópia e sem semelhança no mundo. Vai ajudar na criação de produtos 100% nacional. Um projeto moderno.
Mais dinheiro para os italianos?!
Se fosse para a França ou Alemanha tava tudo certo .
Pelo menos os Leopards e Gepards sao baratos…ja os Centauros e essa “belezura” ai….
Se for pra ter as coisas de ótima qualidade que eles produzem, não vejo problema.
4 FREMMs pra próxima década cairiam bem na MB. Difícil é ter a grana…
Melhor investir em drones que helicópteros de ataque. Os mapands estão fazendo um limpa na frota de helis da Rússia.
Sim, drones nacionais Nauru 1000C armados com mísseis Enforcer.
Excelente.
Poderiam mandar duas dúzias de A129 pro Brasil só pra gente testar um negócio rapidinho?
Bora aproveitar já vamos de centauro -2, que tal trazer alguns Mangusta e quem sabe uns M-346.
Imagino que o intuito dessas visitas esteja mais voltado à parte “organizacional” da operação de uma aviação de exército, mas sempre que o EB interage com helis de ataque volta aquela esperança rsrs
Alguns Mangusta na AvEx não ia mal não, ein?
Mais um passeio…ano passado foram para os EAU conhecer os UH-60 armados. A expectativa fica em qual país será a viagem para o fim de 2023…
A viagem para o EAU não ocorreu, foi cancelada.
Obrigado.