O Projeto DPA-VANT concluiu sua sétima campanha de ensaios (Operação DPA 7), realizada na Academia da Força Aérea – AFA, em Pirassununga/SP, no período de 03 a 07 de outubro de 2013, com coordenação do Instituto de Aeronáutica e Espaço – IAE, do Departamento de Ciência e Tecnologia Aeroespacial – DCTA.
Nesta etapa do projeto, foram realizados 9 voos com o Protótipo 03 do VANT Acauã. Estes ensaios possibilitaram à equipe do projeto pesquisar ajustes dos ganhos das malhas de controle do piloto automático, na rampa de aproximação, em preparação para os ensaios de pouso automático da aeronave.
O apoio prestado pela AFA possibilitou a utilização de uma das pistas do 1º EIA (Esquadrão de Instrução Aérea), no setor oeste da AFA. A pista do 2º EIA, no setor leste, empregada nas campanhas anteriores do Projeto DPA-VANT, está em reforma. Outra contribuição essencial da AFA para o sucesso da execução da operação, foi a alocação de um helicóptero H-50 Esquilo para exercer a função de aeronave “paquera” durante os ensaios, tripulado por pessoal do Instituto de Pesquisas e Ensaios em Voo – IPEV, do DCTA.
A Operação DPA 7 contou com cerca de 40 participantes de diversos setores do DCTA: IAE (SAER, ASA, APA, AIE, SAR, ADA-LTS), IPEV e AI. Também participaram integrantes das empresas BCC (software) e Flight Technologies (controle).
O Projeto DPA-VANT tem como objetivo o desenvolvimento de um demonstrador de tecnologia de um Sistema de Decolagem e Pouso Automáticos (DPA) para Veículos Aéreos Não Tripulados (VANT). O projeto é coordenado pelo IAE e conta com a participação do Centro Tecnológico do Exército (CTEx) e do Instituto de Pesquisas da Marinha (IPqM). É apoiado pela Fundação de Desenvolvimento da Pesquisa (FUNDEP), com recursos financeiros da Financiadora de Estudos e Projetos (FINEP).