Nos dias 25 e 26 de agosto, o Comando Naval de Operações Especiais (CoNavOpEsp) coordenou o Adestramento com Helicóptero e de Mestres de Lançamento (Adest Heli – ML) para militares de Operações Especiais da Marinha do Brasil (MB), Comandos Anfíbios (ComAnf) e Mergulhadores de Combate (MEC), empregando as aeronaves UH-15 Super Cougar (H225M), do 2° Esquadrão de Helicópteros de Emprego Geral (HU-2).
O evento foi preparatório para o Adestramento Conjunto Específico de Emprego de Helicópteros das três Forças na Infiltração e Retirada de Forças de Operações Especiais (FOpEsp) das Forças Singulares (Adst Cj He – OpEsp).
Esse Adst Cj He – OpEsp será realizado no período de 28 de setembro a 9 de outubro, no Rio de Janeiro e está previsto no Plano de Trabalho para Atividades Conjuntas do Ministério da Defesa, ficando sob responsabilidade da MB e coordenação do CoNavOpEsp.
Durante o adestramento, realizado na Base Aérea Naval de São Pedro da Aldeia, os militares do Batalhão de Operações Especiais de Fuzileiros Navais (BtlOpEspFuzNav) e do Grupamento de Mergulhadores de Combate (GRUMEC) qualificaram seus operadores e seus mestres de lançamento.
Além da preparação para o Adst Cj He – OpEsp, o evento foi mais uma oportunidade de integração entre o CoNavOpEsp, o BtlOpEspFuzNav, o GRUMEC e o Esquadrão HU-2.
Esperava um dia ver esta OpEsp conjunta das FFAA!
O Brasil vai ganha muito e subir no patamar da dissuasão na AL.
Parabéns!!