Os presidentes de 10 companhias aéreas dos EUA alertam para o potencial “caos” que poderá decorrer do lançamento, na quarta-feira, do 5G em torno dos aeroportos. Acreditam que esta tecnologia pode interferir com os instrumentos de bordo e não só.
A questão deriva do fato de ter sido atribuída ao 5G, nos EUA, uma frequência próxima da usada em instrumentos de bordo, entre eles o altímetro dos aviões.
Numa carta enviada à administração Biden, e às entidades reguladoras do setor frisavam que “é necessário agir, de imediato, para evitar perturbações operacionais significativas para os passageiros, companhias aéreas, cadeias de abastecimento e fornecimentos médicos de urgência”.
“Múltiplos modernos sistemas de segurança das aeronaves serão considerados inutilizáveis, causando um problema muito maior do que o previsto. Os fabricantes de aviões informaram que existem enormes faixas da frota operacional que poderão ter de ser imobilizadas, indefinidamente”.
United Airlines
Em um dia como o de segunda-feira, para evitar esses riscos, “a grande maioria dos passageiros e companhias aéreas” ficariam em terra, ou seja, “mais de 1.100 voos e 100.000 passageiros estariam sujeitos a cancelamentos, desvios ou atrasos”.
A implementação da tecnologia 5G perto dos aeroportos tinha sido adiada, a pedido das companhias aéreas, mas as empresas de telecomunicações poderão agora retomá-la.
Altímetro, interferência???? só se for no radio-altímetro. Gozado que de uns anos para cá tudo interfere em tudo. Muito estranho esse papo do 5G interferindo em sistemas com frequênicas próxima.
Provavelmente vão liberar mesmo assim para ver a bagunça que dá e daí sim pensar em alguma solução paliativa que se tornará permanente. É assim que o Estado funciona em qualquer lugar.