Como pode uma aeronave do porte do Boeing 777 simplesmente desaparecer, sem deixar rastros, como ocorreu com o avião da Malaysia Airlines que sumiu no sábado? O modelo tem um excelente histórico de segurança e está equipado com vários dispositivos eletrônicos para comunicar ao controle em Terra onde a aeronave está localizada.
“Mesmo com algum defeito grave, normalmente o piloto tem tempo para agir”, observa o especialista em segurança aérea Steve Landells, da Associação Britânica de Pilotos Aéreos. “A primeira coisa que você faz é se concentrar em pilotar a aeronave e assegurar que a rota é segura. Em seguida, rapidamente, você procura se comunicar, para pedir ajuda do controle em Terra ou de outras aeronaves”, disse Landells à BBC.
Sem chamada de emergência
Ainda que a aeronave tivesse enfrentado problemas graves, isso deveria deixar pistas. Se todos os motores falham ao mesmo tempo, o piloto ainda deveria ser capaz de planar por mais de cem quilômetros, com tempo suficiente para enviar um pedido de ajuda pelo rádio. E seria possível ver a descida do avião pelo radar. A ausência de uma chamada de emergência também sugere que não deve ter sido um sequestro. Os pilotos podem enviar códigos emergenciais especiais se alguém tenta invadir a cabine de controle.
“Há um sistema chamado transponder na aeronave, que permite que quando algo falha, o piloto tenha a capacidade de enviar séries de quatro números que indicam que você tem uma emergência. Com isso a torre de controle deveria saber imediatamente que há um problema, mas isso parece não ter acontecido no caso do voo MH370”, explica Landells, que tem vasta experiência de pilotar Boeings 777. Se tivesse havido uma súbita despressurização na cabine, por conta de uma janela quebrada, por exemplo, a tripulação poderia mergulhar o avião para reduzir a altitude, mas o avião não deveria se desintegrar.
O fato de ele ter sumido repentinamente do radar sugere uma súbita falha catastrófica em pleno ar. Mas será difícil saber o que houve até que encontrem a aeronave ou seus destroços. O problema é que a passagem do tempo dificulta isso cada vez mais. “Junto com a caixa-preta do avião (que registra informações e a comunicação do voo) há um dispositivo que emite um sinal de rádio que pode ser detectado debaixo d’água por 30 dias ou, no caso de águas mais quentes, por até 40 dias”, afirma David Gleave, investigador-chefe da empresa Aviation Safety Investigations.
Comparações com o voo AF447
A situação inicialmente gerou comparações com outro incidente, a queda do voo 447 da Air France, que fazia a rota entre o Rio de Janeiro e Paris, em junho de 2009. O Airbus A330 desapareceu quando sobrevoava o Oceano Atlântico e levou anos para que os investigadores encontrassem todas as peças e descobrissem exatamente o que aconteceu.
Agora pode levar também meses ou anos para solucionar o mistério do voo 370 da Malaysia Airlines. Se o avião realmente caiu no mar, a maior parte da fuselagem deve ter afundado, mas ainda assim ao menos algumas partes deveriam flutuar. Mas conforme o tempo passa, os ventos e as marés podem espalhar esses destroços por uma vasta área, dificultando ainda mais a localização da aeronave.
Equipamentos confiáveis
O Boeing 777 da Malaysia Airlines não é o primeiro avião a desaparecer sem deixar nenhum rastro evidente, mas essa é uma situação extremamente rara. “Hoje os aviões são equipamentos incrivelmente confiáveis. Não ocorrem falhas estruturais repentinas. Isso simplesmente não acontece”, disse à BBC David Learmount, especialista em segurança da Flightglobal, organização especializada na análise de informações e de dados relacionados ao setor de aviação.
A Boeing descreve o modelo 777-200 como “uma superestrela”. Mais de mil unidades do modelo já saíram de sua linha de produção desde o primeiro voo, em 1995, com apenas um registro de incidente fatal após mais de 5 milhões de voos. Esse acidente havia ocorrido em julho de 2013 em San Francisco, nos Estados Unidos, após um voo da Asiana Airlines proveniente de Seul, na Coreia do Sul, se chocar com a pista na aterrissagem. Três pessoas morreram, uma delas atropelada por um veículo de resgate.
Duas teorias
Para o especialista em aviação britânico Chris Yates, com base nas informações conhecidas é possível reduzir as teorias sobre o que ocorreu com o avião da Malaysia Airlines a apenas duas. “Problemas relacionados a condições atmosféricas podem ser descartados quase com segurança como causa”, afirmou Yates em um artigo para a BBC. “Há diferentes descrições das condições do momento, mas há um consenso de que o avião voava em condições quase perfeitas”, disse.
“Isso deixa apenas duas possibilidades principais: falha mecânica catastrófica ou um ato de terrorismo”, observou. Ele comenta, porém, que a última possibilidade também é duvidosa, já que até agora ninguém reivindicou um possível ataque.
FONTE : BBCBrasil
Esquece RUDO, se ISSO for verdade deixou de ser ACIDENTE para ser a coisa mais MALUCA da história da AVIÇÃO !!!
Ô LOCO MEU !!!!
http://g1.globo.com/mundo/noticia/2014/03/oficiais-dos-eua-acham-que-pilotos-sao-responsaveis-por-sumico-de-aviao.html
Esquece TUDO !!!
Vamos dar mais argumentos a falácia de alguns:
Sem pistas e nenhum cenário plausível para explicar o que aconteceu com o vôo MH370, uma lista com cinco hipóteses baseadas em experiências anteriores com acidentes e tragédias aéreas:
– Avião desviado
– Despressurização fatal
– Atingido por míssil?
– Piloto suicida ?
– Incêndio a bordo
Enquanto não houver informações sobre as condições do aparelho e nem sua localização, as buscas poderão ser longas e complicadas, especialmente diante do mistério que cerca o caso e da falta de coordenação dos trabalhos de investigação.
Agora, os grandes investigadores de acidentes de sofá, que urrem suas falácias pseudo-técnicas.
Mais informações que o avião voou diretamente para oeste e voou por horas depois de desaparecido:
http://noticias.terra.com.br/mundo/asia/agencia-aviao-teria-voado-deliberadamente-para-arquipelago,9f6ead58abfb4410VgnVCM10000098cceb0aRCRD.html
Informação de radares militares. Avião mudou de rota em direção as Ilhas Andamão pertencentes a Índia.
http://noticias.terra.com.br/mundo/asia/aviao-voou-por-horas-depois-de-perder-contato-diz-relatorio,d23e1691e0ab4410VgnVCM10000098cceb0aRCRD.html
Informações da telemetria dos motores da aeronave. Pelo menos 4 horas de funcionamento dos motores DEPOIS do desaparecimento dos radares.
Partindo das premissas levantadas pelo especialista citado na matéria, então só pode ser problema mecânico da aeronave, pois se fosse terrorismo era lógico supor que os responsáveis já teriam dado o ar da graça pra reivindicar a autoria – amanhã, esta tragédia vai fechar uma semana. Claro também que haverá muitos desdobramentos em diversas áreas, como a queda da reputação das autoridades malaias, na geopolítica.
Mais uma vez a retórica, na prática a teoria é outra, faz-nos lembrar de ouvir os verdadeiros profissionais da área…
Então EXPLICA camarada que vários parentes chineses ligavam para os telefones eles tocavam e ninguém atendia, não há uma única comunicação de problema ou perigo da tripulação.
Somente uma descompressão GRADUAL da cabine num voo noturno onde os passageiros adormecem ou ficam pouco ativos e são nocauteados sem perceber pode EXPLICAR este mistério…
Os telefones responderam ao chamado dos parentes talvez quando a aeronave voava sobre a Índia.
Pelo seu alcance imenso a aeronave fantasma deve ter caído (se alcançou a África) na Etiópia ou no Sudão ou caiu em pane seca ainda no mar na costa africana oriental….
Gilberto ,
A aeronave saiu da Malásia, e acho que esta hipotese que vc levantou um pouco dificil,pois o avião seria detectado pelos radares,mesmo sem o Transponder,Ads estarem funcionando.
Não ela saiu da Thailandia com destino a Pequim e foram os militares da Thailândia que demoraram a informar o desvio para OESTE (3 dias depois do jato ter desaparecido).
Não se sabe o ângulo de desvio para oeste mas se o angulo for radical (90º) a aeronave sairia para uma área não esperada e inóspita.
No momento teriam que pesquisar nos radares indianos se não apareceu nos radares um alvo não identificado.
O FATO que até o momento não houve fogo e nem destroços encontrados…
Na minha modesta opinião,este avião explodiu no ar.
Baseado em QUÊ ??? onde estão os destroços ???
No site da Boeing esta aeronave 777-200ER está listada como com pleno abastecimento de combustível como capaz de percorrer até 7.725 milhas náuticas ou 14.305 km !!!
Com a recente recomendação da FAA sobre as aeronaves da família 777 podem ter problemas de corrosão e ruptura da fuselagem que levem a uma descompressão explosiva os GRADUAL.
Supondo-se que a aeronave do voo MH37o tenha saído da Tailândia com capacidade de combustível máxima ou próxima a isto, ocorreu o desvio para OESTE como relatado tardiamente pelos militares malaios e ocorreu a hipótese de descompressão gradual…
Toda tripulação e passageiros simplesmente APAGARAM e a aeronave seguiu em direção ao Oriente Médio, norte da África ou sul do Mediterrâneo extremamente longe da área de busca.
Esta hipótese explicaria os relatos dos familiares chineses que durante algum tempo ligavam para os telefones de passageiros e eles tocavam sem serem atendidos.
Igualmente se a aeronave estivesse sob piloto automático cairia por pane SECA e portanto não teríamos explosão ou fogo pela ausência de combustível.
Acho que esta é a hipótese mais provável para a tragédia do voo MH370…
Não só este Boing 777, mas centenas de outras aeronaves e outros veículos a muito tempo (desde esquadrilhas de treinamento dos EUA no meio da guerra até esse B777). Cada um acredite no que quiser , eu fico com a abdução pelos grey mesmo !
Assim como aquela aeronave da Varig que também sumiu e nunca mais se teve notícias,não se encontrou absolutamente nada….nem destroços,nem corpos,nada!
Agora os tempos são outros,como é possível nem sequer achar vestígios!?Incrível!