No dia 10 de outubro, por ocasião do IV Encontro de Guerra Eletrônica de Defesa, foi realizada uma visita ao 1°/7° Grupo de Aviação (1°/7°GAv), localizado em Salvador (BA), com o propósito de incrementar a interoperabilidade entre as Forças Armadas.
A comitiva da Marinha do Brasil foi formada por representantes do Estado-Maior da Armada, da Diretoria de Sistemas de Armas, do Instituto de Pesquisa de Marinha, do Centro de Guerra Eletrônica da Marinha e do Batalhão de Comando e Controle. A visita permitiu a familiarização com as atividades do 1°/7° GAv, esquadrão voltado, principalmente, para a patrulha, responsável por operar a aeronave P-3AM, recentemente adquirida pela Força Aérea Brasileira (FAB), que vem, rotineiramente, operando com a Marinha do Brasil.
Por ocasião da visitação, foi ministrada uma palestra, onde foi abordado um breve histórico da patrulha aérea da FAB, a estrutura do Esquadrão e, principalmente, o emprego da aeronave P-3AM. Foi possível, ainda, visitar as instalações do 1°/7° GAv e conhecer a aeronave P-3AM e seus principais sistemas.
FONTE: Nomar
Creio que as entregas estão dentro do cronograma. A tão criticada aquisição dos P3 pela FAB mostrou-se acertada. A Royal Navy resolveu fazer um um upgrade tão desastroso nos Nimrod que praticamente desativou-os. Agora cogita adquirir P3 usados da USNavy. Provavelmente, temos os P3 mais avançados do mundo em operação. Quanto aos Poseidon, como parecem com jatos comerciais, temeria que os altos-escalões de Brasilia quisessem pegar carona neles para viagens particulares!
Dos 9 P-3AM adquiridos pela FAB, somente 6 foram entregues até agora, os restantes ainda estão na Espanha… Há previsão de entrega para estas três últimas unidades ?