Essa sexta-feira (20) marcou o Início da Estação de Operação de Aeronave de grande porte UH-15 Super Cougar (Airbus/Helibras H225M), para Santa Catarina. Essa aeronave será o mais relevante meio aeronaval pertencente à estrutura do SALVAMAR SUL (Serviço de Busca e Salvamento Marítimo da Região Sul), o qual abrange os Estados do Rio Grande do Sul e de Santa Catarina.
Adicionalmente, será empregada em apoio às unidades de superfície (Navios da MB), de Fuzileiros Navais, atividades de inspeção naval, transporte administrativo, transporte de carga, combate a incêndio, apoio humanitário e em inúmeras outras ações de emprego geral, contribuindo sobremaneira para a continuidade das atividades operativas da Marinha do Brasil.
O Destacamento Aéreo Naval (DAN) do 2º Esquadrão de Helicópteros de Emprego Geral (HU-2) vai operar a partir da Base Aérea de Florianópolis (BAFL), da Força Aérea Brasileira (FAB), e subordinado ao Comando do 5º Distrito Naval, atualmente comandado pelo Vice-Almirante Augusto José da Silva Fonseca Junior, ex-Comandante da Força Aeronaval.
O Emprego da Aeronave UH-15 Super Cougar N-7107
A aeronave UH-15 Super Cougar N-7107 pode proporcionar um afastamento de terra sobre o mar de 150MN (277KM), opera em condições meteorológicas de voo por instrumentos (IMC) e é possuidora de modernos sistemas de navegação.
Tais características evidenciam suas potencialidades de emprego quanto à sua utilização com o foco na salvaguarda da vida humana no mar.
Boa tarde amigo Guilherme desculpe o off toppic mas vc sabe se a MB vai construir 11 ou 12 navios patrulha BR 500?
Obrigado
Abs
Souto,
São 12 NPa 500!
Todo novo meio em SAR acaba por salvar vidas. Mas notei a falta de um FLIR. Essa situação acaba por limitar o emprego do meio e situações de mal tempo e no horário noturno.
Sr. Wiltgen, há intensão da Marinha dotar o Esquadrão HU-51 com, pelo menos, 02 aeronaves UH-15…ou a criação de outro, para a jurisdição do 5.DN ? Caso afirmativo, poderiam ter sede na BAFL, num acordo com a FAB, já aproveitando a estrutura existente, nos moldes do Esquadrão HU-41, na BABE. Inclusive, tempos atrás, o Esquadrão HU-2 disponibilizou um UH-15 para cumprir estas tarefas junto ao Esquadrão HU-51.
Koprowski,
O HU-51 não vai ser dotado de helicópteros UH-15.
Em um futuro próximo, pode ser que seja criado o HU-52 na BAFL, semelhante ao que foi feito com o HU-41, aproveitando a infraestrutura da FAB e dependendo da disponibilidade de aeronave H225M.
Por enquanto, será o DAN do HU-2.
Abs,
Show…na expectativa, então. Obrigado.
👍🏻🚁⚓️🇧🇷