Por Guilherme Wiltgen
O Comando de Aviação do Exército (CAvEx) recebeu mais uma plataforma para manutenção dos helicópteros H225M construída e entregue pela Troya, empresa do Grupo Akaer.
O projeto destas plataformas foi concebido em uma parceria de sucesso entre a Troya e o CAvEx, para viabilizar a manutenção dos helicópteros modelo H225M (HM-4 Jaguar), adquiridos dentro do Programa H-XBR.
As plataformas são utilizadas pelo Batalhão de Manutenção e Suprimento de Aviação do Exército (BMS), e ajudam no acesso dos mecânicos aos postos de trabalho mais altos da aeronave, aliando o cuidado especial com a segurança do trabalho em altura e a ergonomia.
Nascido na Aviação do Exército, o projeto já atende também o 1º Esquadrão de Helicópteros de Emprego Geral do Norte (HU-41), sediado em Belém (PA), cuja a plataforma foi entregue em Janeiro deste ano.
Como está a entrega dessas aeronaves? Quantas faltam para ser entregue? Lembro que esse projeto começou em 2008 e mais de 10 anos depois ainda não entregaram todas as aeronaves…
Já foram entregues 37 aeronaves.
O contrato está em revisão pelo MD para reduzir três aeronaves, 1 de cada Força.
Quanto as entregas, a medida que se reduz o ritmo de pagamento, se reduz a quantidade de entrega ANV/ano e por conseguinte, dilata o prazo de conclusão do programa.
Com a redução de uma unidade por Força, parece que a intenção é substituir por helicópteros H125, também fabricados pela Airbus. Qual será a proporção? Cada H225M equivaleria a quantos H125? Lembrando que a Marinha e a FAB tem necessidade de substituir os seus helicópteros de instrução.
Francisco,
É isso que está sendo discutido…
Até agora serão 05 AH-15.
Segue texto, RFA de 2016. Sabia que tinha em algum lugar, eita memória, rs.
“O primeiro modelo será da versão básica de transporte designado UH-15. Serão 8 (7101 a 7108) aeronaves dos quais o primeiro chegou em 2010 e sete já foram entregues. O segundo modelo será UH-15A destinado ao C-SAR e dos quais chegarão 3 (7201 a 7203) a partir de maio de 2017. A última versão será a destinada à exploração e ataque de superfície (ASuW). Serão 5 (4101 a 4105) AH-15B que chegarão a partir de abril de 2018. Vale ressaltar a mudança de prefixo de “UH” para “AH” e numerais, denunciando a mudança de missão principal de transporte para ataque. Apesar dos diferentes modelos, o nome permaneceu o mesmo, Super Cougar.”
Aproveitando, a ultima RFA já saiu, vejam no site, 80 anos de FAB, Substituto do Kfir na Colômbia, Guerra do Golfo 30 anos, e muito mais…
Abçs
Boa tarde a todos.
Se não me falha a memória, serão apenas 3 AH-15B.
Na marinha outros 8 serão transporte e 3 CSAR.
Falo de memória e ela anda falhando muito por causa da idade, rs.
Excelente!!! Já passou da hora de termos,por meio da Helibras(Airbus Helicopters Brasil) um helicóptero utilitário nacional que sirva as três forças assim como o H-225M, os Coreanos já saíram na frente com o Surion, que não deixemos passar em branco o desenvolvimento de um helicóptero nacional pois montar e manter já sabemos a décadas.
No exército a missão dessas aeronaves é de transporte apenas ?
Na marinha eles possuem capacidade de lançar mísseis correto ?
Wellington,
Assim como na Marinha, essas aeronaves também tem a função de transporte de tropas e material (Aeromóvel), além de Operações Especiais e SAR/CSAR.
Somente a versão ASuW da MB (H225M Naval ou AH-15B na Força) é que vai ter a capacidade de lançar o AM-39 Exocet.
Abs,
Show de Bola Guilherme. Sempre achei esses helicópteros fantásticos, mesmo alguns criticando.
Foi um projeto de 50 helicópteros novos, não é pouco.