Nesta quinta-feira, 14 de julho, aeronaves do Comando de Aviação do Exército, composto pelo 1º e 2º Batalhão de Aviação do Exército (1º BAvEx e 2º BAvEx), realizaram um reconhecimento de rotas sobre o Estado do Rio de Janeiro, com o objetivo de demonstrar o apronto final e a capacidade de emprego dos equipamentos e dos militares que estarão envolvidos no patrulhamento e na segurança dos Jogos Olímpicos e Paralímpicos Rio 2016.
O sobrevoo, que teve duração de pouco mais de uma hora, foi feito com quinze aeronaves, sendo cinco do tipo HM-1 Pantera, seis do tipo HA-1 Esquilo e quatro do tipo HM-3 Cougar. As aeronovaes sobrevoaram os bairros do Recreio dos Bandeirantes, Barra da Tijuca, Leme, Maracanã, Madureira e o entorno do Estádio Olímpico Nilton Santos (Engenhão). Durante os Jogos, além do patrulhamento, as aeronaves farão ações de segurança e contraterrorismo, além do transporte de tropa, possibilitando que os eventos ocorram de forma segura para atletas, turistas e cidadãos.
As aeronaves possuem grande capacidade de carga e pessoal, bem como a possibilidade de emprego em operações de busca, salvamento, reconhecimento e ataque, além de voo com visão noturna. Para o Tenente Vinicius Reis da Silva, que participou, pela primeira vez, de um voo num contexto de grande evento, o sentimento foi de expectativa para colocar em prática todos os treinamentos, de forma a contribuir com o sucesso dos Jogos Rio 2016. Já para o Capitão Paulo de Souza Aleixo Junior, que já participou de outros grandes eventos nacionais e internacionais, a sensação não foi diferente, pois, para ele, participar do maior evento esportivo do mundo na Capital fluminense é honroso e especialmente gratificante.
Essa e outras atividades estão sendo promovidas pelo Coordenador Geral de Defesa de Área (CGDA), estrutura formada com integrantes das três Forças Armadas no Rio de Janeiro, criada pelo Ministério da Defesa para organizar e orientar as ações na área de Defesa no contexto dos Jogos.
FONTE e FOTOS: EB